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"Estaríamos mortos sem a Unreal Engine", revela co-fundador da Epic Games

Na indústria dos jogos eletrônicos, todo mundo espera que uma desenvolvedora de games ganhe a vida fazendo jogos, mas este não é o caso da Epic Games. A empresa, que não lança um título de peso há três anos, tira o seu sustento do motor gráfico Unreal Engine, que segundo o co-fundador Tim Sweeney, é o que está mantendo a Epic viva há um bom tempo.

"Se não tivéssemos a Engine, nós teríamos morrido. Nós teríamos morrido umas três vezes" - Tim Sweeney, co-fundador da Epic Games


O motivo do sucesso do motor gráfico são as várias parcerias feitas pelo estúdio e desenvolvedoras. Em entrevista ao Polygon, Sweeney usou como exemplos o sucesso de "Ark: Survival Envolved" e "Rocket League", dois jogos independentes feitos no motor gráfico que estão rendendo muito dinheiro para seus criadores e, consequentemente, para a Epic.

"Ark é um verdadeiro fenômeno e ele não é o único. Rocket League também fez muito sucesso usando a Unreal Engine. Eles conseguem um monte de dinheiro para eles e para nós também", explicou o co-fundador da Epic.

A primeira versão da Unreal Engine foi lançada em 1998 junto com o game de tiro em primeira pessoa "Unreal". Desde então, o motor gráfico é utilizado para desenvolver títulos independentes até jogos de grande porte. Uma das criações mais famosas da Epic é a franquia "Gears of War", que foi vendida para a Microsoft em 2014 e terá mais um título lançado este ano, também com gráficos da Unreal Engine.



No ano passado, a empresa tomou uma decisão bastante inesperada, mas que possivelmente dará bons frutos no futuro. Fugindo da lógica de mercado, a Epic liberou o download da Unreal Engine 4 e deixou de cobrar um plano mensal pelo uso do motor gráfico, como outras empresas fazem.

Com esse movimento da companhia, qualquer um pode baixar o motor gráfico e tentar desenvolver jogos sem custos. Para ganhar dinheiro, a empresa implementou um sistema de royalties: se o desenvolvedor criar um jogo comercializável, ele paga 5% de royalties por produto vendido para a Epic, a partir dos primeiros US$ 3.000 em ganhos.

Adrift é um dos jogos de terceiros que utilizam o motor gráfico Unreal Engine 4


 O método é um ótimo incentivo para novos desenvolvedores se aventurarem no mercado e só pagarem pelo motor gráfico quando tiverem ganhando dinheiro com suas criações. Além disso, também é um bom negócio para a companhia, já que as chances de um jogo independente de sucesso como "Ark" ou "Rocket League" serem feitos no motor gráfico são ainda maiores.



Mesmo com o sucesso do motor gráfico, a Epic também desenvolve jogos e tem dois grandes lançamentos marcados para este ano. O MOBA "Paragon", que está em fase beta, e o game de zumbis Fortnite, que deve ser lançado em 2016.

Você pode conhecer toda a história da Epic Games nesta reportagem feita pelo Polygon, em inglês.

 

Fonte: Adrenaline/Uol

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09 Mai, 2016 - 08:44

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