Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Epic acusa Microsoft de tentar monopolizar desenvolvimento de jogos no Windows

O chefe da Epic Games, Tim Sweeney, fez duras críticas à Microsoft e sua iniciativa Universal Windows Platform (UWP), que irá criar um padrão universal para aplicativos compatíveis com o Windows e limitar sua distribuição à própria loja do Windows.

Falando ao jornal The Guardian, Sweeney protestou contra o que considera uma tentativa de monopolizar o desenvolvimento de jogos no Windows 10 com a criação de um ambiente fechado e o padrão UWP.

A Microsoft está se movendo contra toda a indústria de PC - incluindo os consumidores (e jogadores, em particular), desenvolvedores de software, tais como Epic Games, editoras como a EA e a Activision e distribuidores como a Valve e os bons jogos antigos, comentou o executivo.

Similar ao que a Apple fez com o iOS, a iniciativa da Microsoft pretende estabelecer um padrão no desenvolvimento de software e torná-los compatíveis com todos os aparelhos que rodam o Windows 10, incluindo o Xbox One. Aplicações e jogos que queiram aproveitar a compatibilidade e recursos oferecidos por este padrão só poderão ser distribuídos pela loja oficial do Windows, após passarem pelo crivo da própria Microsoft.

Eles estão restringindo a liberdade dos usuários para instalar software com todos os recursos possíveis no PC e subvertendo os direitos dos criadores e editores para manter um relacionamento direto com seus clientes, reclamou Sweeney.

Lojas bem mais populares que a do Windows, como a Steam, da Valve, e a Origin, da EA, ficariam em grande desvantagem com as limitações impostas pela Microsoft.

A Microsoft está fazendo uma reestruturação de seu sistema operacional para beneficiar a sua própria loja, enquanto injustamente prejudica lojas concorrentes de aplicativos, bem como desenvolvedores e editores que distribuem jogos diretamente aos seus clientes, comentou o chefe da Epic.

Além das lojas de jogos como a Steam, o PC tem canais de distribuição de software bem estabelecidos e que são elementos importantes dos negócios de várias empresas, como a Adobe e seu Creative Cloud, a Blizzard e sua Battle.net e a Riot com seu próprio canal de distribuição do jogo League of Legends.

Sweeney acha que o UWP pode, deve, precisa e irá morrer como resultado dos protestos da indústria, a não ser que a Microsoft se comprometa a abrir o sistema para todos.

A Epic Games nasceu com jogos de PC e foi parceira da Microsoft por muitos anos, tendo inclusive criado a franquia Gears of War, uma das mais importantes do Xbox 360.

Recentemente o chefe da divisão Xbox comentou que a criação do padrão UWP permitirá atualizar o hardware do Xbox continuamente, com aparelhos cada vez mais poderosos sendo lançados em pouco tempo e não mais nos longos ciclos de sete anos.

Fonte: Outerspace

Comentários

04 Mar, 2016 - 12:27

Comentários

andre5236974 05 Mar, 2016 00:00 1

Fique com seu win10 e seus exclusivos, estou muito bem com meu win7 e a STEAM

Kevinhow 04 Mar, 2016 18:17 0

Parece q não aprenderam com o Games for Windows Live... Cereal

stabilizer 04 Mar, 2016 18:10 0

quer obrigar todos pc gamers a usar o win10...

sandrosfc 04 Mar, 2016 17:44 0

Puta que Pariu,era só o que faltava...vai tomar no ** M$,se for assim,enfia os exclusivos do X1 no ** e nos deixa com a Steam em paz!

ShadowMarco 04 Mar, 2016 16:12 0

Microsoft é dona literalmente do Windows e fará com ele o que der na telha, a Valve já foi mais esperta e "fez" o SteamOS baseado no Linux para evitar problemas como esses.

andreynoob 04 Mar, 2016 14:39 0

Volta pra porcaria do Xone, empresa mercenária. Só cego não ver que essa empresa quer dominar essa área com seu sistema operacional, até aí tudo bem, mas tornar um monopólio com aquela loja mediocre da Windows Store? primeiro arrume a ***** da loja que nem aceita boleto bancário e volta pra ***** do Xbox.

D3J0T4 04 Mar, 2016 14:30 0

Mother of God!                   

jpfv369687 04 Mar, 2016 12:32 0

faz sentido... Oh God!