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Esta tecnologia permite controlar a realidade virtual com seus olhos sem cansá-los

A realidade virtual parece estar mais próxima de chegar a um público mais amplo. Eu realmente torço que isso aconteça: já experimentei o Oculus Rift e o HTC Vive, e fiquei impressionado. Ver conteúdo nesses headsets é ótimo; controlar uma interface neles, nem tanto.

A Eyefluence acredita ter uma solução: em vez de botões e controles físicos, por que não usar apenas seus olhos? Ela convidou a imprensa para testar sua tecnologia iUi, que usa o movimento dos seus olhos para mirar em itens e realizar comandos.

A empresa não revela todos os detalhes de como funciona o controle da interface, mas a CNET diz que você não realiza comandos piscando os olhos. Aparentemente, é preciso apenas olhar por algum tempo para um botão a fim de ativá-lo.

Usar os olhos dessa forma parece cansativo, mas como explica o TechCrunch, a tecnologia da Eyefluence exige pouca energia mental para navegar por menus: "descobri que eu estava inconscientemente fazendo os movimentos que me levariam para a próxima tela, só porque era exatamente o que eu esperava acontecer". Para a CNET, "às vezes dá a sensação de ser telepatia".

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O The Next Web testou a tecnologia da Eyefluence embutida em um headset Oculus Rift, e diz: "ele adivinhou minhas intenções e o que eu queria fazer com meus olhos. Quando eu olhava para longe ou piscava, a demonstração ainda funcionava. E ele sabia quando eu realmente queria controlar algo".

Você não precisa manter seus olhos concentrados: a iUi sabe quando você está distraído e olhando para longe, porque calcula o ponto de foco da sua visão. Quando você quiser interagir com a interface, basta prestar atenção nela.

A iUi faz isso usando uma câmera que analisa a estrutura e cor do seu olho, a retina, a dimensão da pupila (que muda com as condições de iluminação), o tamanho das sobrancelhas e pestanas, a ponte do nariz, entre outros.

A tecnologia também serve para quem usa óculos. O repórter da CNET tem 9 graus de miopia e, ainda assim, a iUi funcionou praticamente sem problemas com ele.

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O sistema usa uma placa de circuito flexível que custa menos de US$ 10 e cabe numa moeda de dez centavos. Como nota o TechCrunch, a tecnologia iUi poderia caber facilmente em headsets de realidade virtual para smartphones: em vez de pressionar botões físicos à frente do seu rosto, você apenas olharia para determinadas partes da tela.

As demonstrações da Eyefluence incluem procurar o Wally e usar os olhos para dar zoom na imagem; virar páginas de um livro com os olhos; e navegar por uma interface de botões.

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Também é possível girar um globo com os olhos

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… e olhar para uma tela com 40 imagens diferentes flutuando em um espaço 3D, alternando entre elas.

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Eles até criaram um joguinho de "acerte o castor" para demonstrar como é rápido usar os olhos como controles:



Jim Marggraff, CEO da Eyefluence, também demonstrou ao The Next Web como a tecnologia poderia ser útil para óculos de realidade aumentada, como o Google Glass. Ele não teve sucesso entre consumidores, mas pode ter um futuro no ramo empresarial, em atividades nas quais é interessante não usar as mãos:



Ele mostrou um heads-up display para um trabalhador de manutenção em uma plataforma de petróleo. Usando óculos de realidade aumentada, Marggraff podia ver uma lista de coisas a serem feitas. Ao olhar para cada tarefa, ele podia marcar rapidamente os itens já feitos.

E ele mostrou como você pode tirar uma foto de algo, olhar para ela e depois procurá-la na internet a fim de identificar o objeto. Dentro de um ou dois segundos, ele identificou uma foto de caixa de chocolates, e usou seus olhos para encomendar os chocolates na Amazon.



Vai levar algum tempo até que a tecnologia da Eyefluence chegue a dispositivos no mercado. Mas ela recebeu investimentos da Motorola Solutions, Dolby e Intel Capital, e parece bem promissora. O rastreamento de olhos não é novo – a Tobii vem fazendo isso há anos – mas pode ser decisivo para o sucesso da realidade virtual.

[The Next WebTechCrunchCNET]

Imagens por Eyefluence; foto por Medialab Katowice/Flickr

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

14 Fev, 2016 - 15:27

Comentários

Leehalloween 14 Fev, 2016 18:56 2

Ta, mas digamos que eu use isso no lugar do meu mouse no meu PC, vou ser banido de servidores de FPS por aimbot?
Se for como imagino, vai ser headshoot atras de headshoot, deve ser divertido ter a precisão do seu olho em um jogo de tiro.

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