Em entrevista Kojima afirma - "Agora que sou independente posso fazer o que quiser, eu assumo os riscos"
Apesar de não poder esclarecer os reais motivos sobre a sua saída da Konami por impedimento legal, já que o seu contrato o impede de falar sobre as circunstâncias que rodearam essa ruptura. Em entrevista ao jornal The New Yorker, Hideo Kojima falou de forma geral sobre a indústria japonesa, dando algumas pistas que podem ser interpretadas como alguns dos problemas que sentiu com a Konami.
"Os jogos amadureceram e são mais do que meros brinquedos interativos, é um meio rico que pode oferecer drama e outros elementos mais profundos. Nesse ponto, os jogos japoneses tornaram-se difíceis de vender, a sua sensibilidade e identidade cultural são diferentes". O jornal relembrou como Metal Gera Solid levava-nos até ao Alasca e de como o estilo anime se misturou com temáticas e preocupações a nível global.
"A única forma de criar jogos de topo é apontar para o mercado internacional. Mas para fazer isso, os responsáveis pelo projeto têm que saber naquilo em que trabalham, e estarem dispostos a assumir riscos. Se te focas apenas nos lucros imediatos, o tempo vai te deixar para trás. E se torna impossível de acompanhar," disse Kojima em referência a mudança da Konami para o mobile tendo em vista o dinheiro rápido.
Kojima também mencionou a burocracia no interior das grandes editoras. "Quando você trabalha em uma grande companhia, especialmente japonesa, cada pequeno detalhe tem de ser aprovado antes, você precisa de papéis para tudo".
"Agora que sou independente, posso fazer o que quiser mais rápido. Não preciso de investir tempo em apresentações. Eu assumo os riscos," acrescentou.
Outra coisa que o criador de Metal Gear agradece é que agora pode opinar livremente. "Quando estou em uma companhia, os meus comentários poderão ser tomados como declarações dessa companhia. E por esse motivo não posso dizer qualquer coisa".
O artigo do jornal termina com Kojima dizendo que falou com um amigo de Hollywood sobre a possibilidade de ir para uma ilha deserta durante um ano para descansar, mas o amigo lhe disse que o papel de Kojima neste mundo era o de continuar a fazer grandes jogos enquanto pudesse. Que essa era a missão da sua vida.
lordwilliam20 20 Dez, 2015 21:39 0
ou sair um jogo mtu bom , mas todo bugado e os pivetes saírem por ai berrando e dando rage em tudo , assim como O ac Unity
skilinerj 20 Dez, 2015 20:22 0
gustavomoraes 20 Dez, 2015 19:37 2
Ele tem impedimento legal de falar sobre o que houve com a Konami. O melhor é tocar pra frente e aproveitar essa liberdade criativa que ele alcançou.
Shizaa 20 Dez, 2015 19:35 1
então,eu quis dizer que o proximo jogo dele superara metal gear
joao2345 20 Dez, 2015 18:26 0
acho que todo mundo consegue perceber que ele não está nem um pouco agradecido pelo o que a konami fez com ele
marakutaia 20 Dez, 2015 17:10 0
Se ele "soltar podres", ai vão dizer que ele cospe no prato que comeu, melhor ele ficar na dele como se estivesse agradecido pelo tempo que passou lá.
everton666 matador 20 Dez, 2015 15:37 0
kojima não podera fazer nenhum metal gear, e nem silent hill porque é da konami e não do kojima.
israelg1 20 Dez, 2015 15:12 1
Marlon018 20 Dez, 2015 13:53 3
Shizaa 20 Dez, 2015 13:38 0
"A game to surpass metal gear "