Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Realidade Mista v Realidade Virtual | Quem ganhará a corrida pela nossa realidade?

Para essa discussão eu vou assumir que você já conhece pelo menos a existência do Hololens, maior representante da Realidade Mista e a existência do Oculus Rift, maior representante da Realidade Virtual, caso não, bem vai aí a versão: Hololens é um aparelho prometido para um futuro não tão distante onde a Microsoft que promete fazer você interagir com hologramas, enquanto o Oculus Rift foi um projeto financiado pelo Kickstater e posteriormente comprado pelo Facebook, que gera uma realidade completamente nova aos seus olhos. Ambos são uma espécie de óculos gigantes, no caso do Oculus Rift é esse óculos na imagem acima.

A Realidade Aumentada, que há algum tempo atrás era "o futuro da internet" já pode ser considerada obsoleta, ainda que muito do que a realidade mista ofereça seja semelhante. O motivo para a obsolescência dessa promessa foi um só, não há tanta coisa legal a se fazer com a ideia e a forma de usá-la era complexa: liga câmera, baixa plugin, faz isso, atualiza aquilo e por aí vai. Nesse último ponto pelo menos o Oculus Rift e o Hololens ganham, a complexidade toda dos aparelhos se resume a você encaixá-los direito na sua cabeça, o que fazer com eles é que é a grande questão. A Realidade Mista é interessante nesse ponto, já que você pode fazer tudo que você faz no PC ou celular, mas usando apenas os olhos, assistir Netflix, por exemplo, numa tela flutuando na sua frente, falar no Skype em uma videoconferência vendo a pessoa na lateral da sua geladeira enquanto você foi pegar uma agua e até mesmo joguinhos um pouco estúpidos como o mostrado ontem num evento da Microsoft, chamado Project X-Ray (veja vídeo abaixo), também tem ideias bacanas como a de hologramas vestíveis que certamente vai resultar em jogos bacanas sobre Star Wars em algum ponto, sempre que podem alguém coloca um sabre de luz em novas tecnologias. Ah, além da Microsoft, tem empresas nacionais já brincando com o conceito de action-figures holográficos, mais um exemplo de Realidade Mista que vai ficar muito boa na sua estante e certamente péssima na sua carteira.



Apesar de a Realidade Mista ter muitas ideias práticas bacanas, é a Realidade Virtual que promete coisas extraordinárias, como te transportar para um mundo completamente novo. Diferente da "concorrente", várias empresas estão trabalhando na tecnologia e não apenas uma, mas a principal delas é com certeza a Oculus, empresa comprada pelo Facebook. Sim, o fato de o Facebook ter comprado a Oculus passa uma certa confiança sobre o que vai sair daí no futuro e a recentemente anunciada parceria dela com a  Microsoft também é um ponto a favor, mas o Oculus já perde pontos graças ao seu preço, ainda é um pouco vago quanto vai custar apenas o aparelho para o cliente final, mas para ele funcionar você vai precisar de um computador absurdamente poderoso que se especula que possa custar acima de 1.500,00 dólares, o que fará o Oculus Rift um aparelho para casa de jogos e para os mais ricos e não para o cliente comum, a Samsung por outro lado apresentou seu Gear VR que sairá por apenas 99 dólares (veja mais detalhes AQUI), tudo bem que você precisa dos celulares mais poderosos da marca para o aparelho funcionar, mas ainda assim o Gear VR promete ser o ponto de entrada mais barato da tecnologia, isso porque ainda não sabemos tanto detalhes sobre o Playstation VR, que deve ser lançado ano que vem.

Agora o problema com ambas é que elas são sim grandes tecnologias, muito além do que qualquer um de nós imaginávamos há 5 anos atrás, ainda assim, elas nem arranham tecnologicamente o objetivo final dessas ideias básicas. O Hololens é extremamente enganador em seus vídeos de demonstração, pois seu campo de visão se resume a um retângulo na frente dos seus olhos, sabe tudo que vemos nos vídeos onde tem hologramas por todos os lados? Bem, eles realmente estão lá, mas nós não conseguimos enxergá-los usando o óculos, nós só enxergamos o que está em um retângulo bem na nossa frente. Sabe a luva holográfica do vídeo acima? Se sua mão estiver na frente dos seus olhos você a enxerga, se você baixar sua mão ela some. Já a Realidade Virtual é ainda mais problemática, porque a realidade não está apenas vinculada a sua visão e audição, ainda que sejam seus sentidos mais usados, a realidade é tudo a nossa volta e o que o Oculus Rift faz só arranha isso muito levemente. A menos que você compre mais dezenas de aparelhos extras que provavelmente nunca serão lançados ao público final, a ideia de uma Realidade Virtual ainda está muito longe de acontecer com eficiência, o que deve limitar a tecnologia a demonstrações de luxo em eventos e jogos de videogame, o que não é um problema, afinal nós somos um site de games e gostamos muito disso, mas será que os desenvolvedores vão conseguir criar games que nos divirtam por mais de poucas horas para o aparelho? Não conseguiram com o Kinect que era outra baita tecnologia, tudo bem que pelo menos no VR nós já temos coisas como Elite: Dangerous, jogo sensacional e que se encaixa muito bem com a ideia dessa Realidade Virtual que temos hoje, mas que no fundo é um port que funciona tão bem ou melhor sem o VR.

Imagem

A corrida pela Realidade Virtual ou pela Realidade Mista ainda é muito longa, o final dela não está anos a frente, mais provavelmente décadas a frente. O futuro matrixiniano (ou swordartonlineano) ainda está muito longe de acontecer, a Realidade Virtual só será um coisa quando ela for além da visão e audição, o futuro da Realidade Virtual está mais para um cabo enfiado diretamente em seu cérebro do que para um óculos colocado em seu rosto, já o futuro masseffectiano de controles holográficos para todos os lados também está muito distante, PORÉM, se eu tivesse que apostar meu pouco dinheiro em um dos dois para ver qual chega lá primeiro, essas moedas ficariam com toda a certeza no futuro que a Microsoft está começando a construir, o Hololens é empolgante, embora o Oculus Rift seja ainda mais, e ainda assim ambos são falhos, só que certamente eu consigo imaginar, quem sabe ainda nessa década, um anúncio de um Hololens 2.0 que nos aproxime muito mais do almejamos para a Realidade Mista do que um Oculus Rift 2.0 que nos aproxime de uma Realidade Virtual de verdade e isso ficará ainda mais possível quando mais empresas entrarem nessa tecnologia, enquanto isso eu já vou aqui juntando meu dinheirinho pra comprar esses brinquedos, que apesar de não serem isso tudo que prometem… bem, nós sabemos que não dava pra inventar o carro sem ter inventado a roda antes e ter uma roda é sempre divertido.

Fonte: Overtice

Comentários

07 Out, 2015 - 18:46

Comentários

Grilex 08 Out, 2015 14:20 0

este holograma azul na mão do cara do vídeo me lembrou o jogo Remember Me. A protagonista do jogo, Nilin, tinha um parecido em sua mão.

Notícias