Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Primeiras impressões de Halo 5: Guardians

Esse é o verdadeiro primeiro aparecimento de Master Chief no Xbox One, é um retorno de forma familiar, tiroteios apertados, elementos sci-fi e com ritmo constante, diz Cassandra Khaw do VG247.

A abertura de Halo 5: Guardians é estranhamente como um balé, as luzes se acendem e nós temos um vislumbre do capacete de Master Chief, ele passa o polegar em toda a sua volta, a câmera corta, vemos uma nave de cabotagem próxima a um cinturão de asteroides estático e o seu destino revela-se, um objeto muito maior no horizonte, a Lua Argent.

Corta e estamos dentro do capacete de Master Chief de novo, a Blue Team está se preparando para o combate, a música está começando a esquentar, outro corte, outro olhar para a nave, corta para o Master Chief, desta vez de corpo inteiro, a câmera o pega nos mínimos detalhes, a inclinação do pulso, o tremor dos dedos. Está claro que 343 Industries entende o que seu público quer e quem está ali.

E isso é levado a sério na cena seguinte, quando nosso protagonista icônico se junta a seus compatriotas, desde sua entrada - a maneira como ele pisa no chão de metal, a maneira como a câmera o filma de cima - é dramático, como atores seguindo um roteiro, sua tripulação vira para interagir com ele: um lhe dá uma arma, outro se dirige a ele com um aceno, um terceiro pergunta baixinho sobre sua condição, Master Chief está bem, é claro.

Imagem

Tudo é muito sistemático, mecânico e mesmo assim belo, desde a forma que percorrermos um cinturão de asteróides à forma como eles se chocam na janela da sua nave, equilibrando-se contra a atração do espaço com o uso de seus propulsores e movimentos sem esforços da equipe azul, nada na abertura cinematográfica transmite urgência ou deixa duvidas de que os heróis não seriam capazes de triunfar, a vitória é algo predestinado.

Pelo o que experimentei no modo campanha de Halo 5: Guardians, jogável em single player ou em co-op para até 4 pessoas, ele nunca transmite uma sensação de medo de estar numa nave espacial perdida no espaço. A inocuidade do seu ambiente é reforçada por uma falta de dano geral, você encontra corpos de vez em quando, mas não há nenhuma sujeira, nenhuma evidência real de conflito movidos a plasma, nenhuma indicação de que a vida fez mais do que simplesmente existir.

Combate em Halo 5 é fluido - exatamente o que se espera de um jogo de Halo. Da mesma forma, os controles não mudam muito da fórmula padrão, com gatilhos e analógicos em operação como seria de se esperar. As habilidades, no entanto, se diferem um pouco. Ao contrário das armaduras que tinham nos jogos anteriores, estas são universais para todos os jogadores, elas incluem um sprint infinito, um estabilizador para melhorar sua mira, pacotes de propulsão para pulos e uma ombreira Spartan que essencialmente lhe permite ficar parecido com o seu campeão de rugby.

Imagem

Há uma ligeira crueza nos novos talentos, achei um pouco estranho o uso dos propulsores, e as animações das explosão das cargas espartanas que nem sempre se encaixam com a quantidade de espaço percorrido. Felizmente estes problemas não diminuem a experiência geral. Se você já jogou um Halo antes, se sentirá em casa aqui. Você pode jogar no stealth e pegar os inimigos desprevenidos, trocando de arma conforme se vai prosseguindo ou mergulhar num tiroteio em chamas, até que sua armadura fique perigosamente esgotada. Em níveis normais de dificuldade Halo 5 não é necessariamente um passeio no parque, mas também está longe de punir até mesmo um recém-chegado. A diversão é priorizada mais que o desafio aqui.

Esse sentimento é ainda mais reforçado pela IA de seus companheiros, eles são inteligentes o bastante para pegar a maioria dos primeiros inimigos, uma característica útil quando você é um novo jogador se aventurando em Halo 5. Felizes por estarem juntos de você, eles podem facilmente ser comandados para se encontrarem em um local predeterminado, concentrar fogo em um inimigo específico ou reviver você depois de cair, só é necessário o apertar de um botão. No co-op é perfeitamente possível ter outras pessoas fazendo essas funções, disseram-me que há loadouts únicos para cada um dos outros personagens, mas eu realmente não tive a oportunidade de jogar cooperativamente com os outros jornalistas que estavam presentes.

Seguindo em frente, para cada sucesso técnico em Halo 5, há algo contra. Não há nada desagradável sobre a narrativa, no entanto, também não há nada particularmente excelente. Passei a maior parte do primeiro nível com calma visitando sala em sala, rotineiramente me encontrava em tiroteios em grande escala com uma variedade de inimigos, segurando X para interagir com máquinas quando instruído e nunca realmente dando atenção para as dublagens que insistiam que o perigo era iminente. Não importa o quão lento eu fui, não importa quanto tempo levei pra passar, o jogo não me puniu. Nem mesmo na cena de clímax final, onde eu deveria segurar as ondas de inimigos.

Imagem

Dado o histórico da franquia Halo, estou um pouco em dúvida sobre a ideia de que a história pode desenvolver de forma mais memorável depois dos primeiros níveis, mas eu não irei descartar isso. Dito isso, o enredo não é o que leva as pessoas a Halo, é a oportunidade de experimentar o mundo de Halo, para se sentir poderoso, para ser incrível - e fazê-lo na companhia de seus amigos. Tudo sobre o que eu vi em Halo 5 parece seguro. Nós sabemos o que está por vir, nós podemos prevê-lo a uma milha de distância, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim quando isso é o que você quer.

Halo 5 joga na zona de conforto e evita correr um risco muito grande, é previsível - pelo menos a parte que eu tenho em minhas mãos, mas apesar de tudo, isso não é um motivo para condenação, embora longe de ser perfeito, é saboroso - contanto que você tenha o pensamento certo, ninguém assiste a um filme B na esperança de encontrar um trabalho visionário, com Halo 5 deve ser é a mesma coisa, vá pensando em algo que faça a terra tremer e você provavelmente vai se decepcionar, mas se pensar em Halo 5 como uma diversão para o fim de semana, ele poderá te fazer sentir como se fosse algo de outro mundo.

Fonte: Vg247

Comentários

24 Set, 2015 - 00:18

Comentários