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Confira a análise de performance da beta de Call of Duty: Black Ops 3 no PS4



Call of Duty: Advanced Warfare foi uma revolução na série - um salto entre gerações sobre o fraco Ghosts. Olhando para a beta multiplayer de Call of Duty: Black Ops 3 no PlayStation 4, é óbvio que a Treyarch construiu seu jogo sobre a fundação sólida implementada pela Sledgehammer no gameplay. Mesmo com movimentos mais ágeis e habilidades por classes, a ação da série não aumenta - mas com todas estas mudanças no gameplay, pode o novo jogo manter os característicos 60fps até no cooperativo?

A beta concentra-se no multi, oferecendo 3 mapas: Hunted, Combine e EVAC - disponíveis em 7 modos de jogo. As 8 classes oferecem habilidades únicas, desde projéteis carregados magneticamente a flechas explosivas. Também temos uma nova forma de movimento: saltos reforçados, corrida pelas paredes, e deslizes que podem ser encadeados para um belo parkour, em mãos hábeis, uma morte rápida e uma fuga rápida são muito mais fáceis agora. No entanto as animações são um pouco duras, mas em primeira pessoa os movimentos são fluídos.

Em termos técnicos temos algo familiar. O jogo oferece 1080p nativo similar a AW, combinado com anti-aliasing pós-processamento que parece similar ao FXAA. A apresentação é suave o suficiente, o brilho restrito a elementos sub-pixel e superfícies com elaborados detalhes nas texturas, ou as que têm componentes especulares. O uso de AA pós-processamento dá um aspecto razoavelmente limpo mas a técnica borra um pouco a imagem, reduzindo a nitidez esperada de um jogo a 1080p nativo.

De resto, a falta de filtro anisotrópico continua a marcar a série. As texturas no chão ficam borradas apesar do detalhe do mapa normal impressionar de perto. O mais recente motor da Treyarch também apresenta vistas espantosas nos 3 mapas - o modelo de iluminação funciona bem com shaders de superfície enquanto colunas de fumo e efeitos de partículas estão a 1080p. No geral, o aspecto do jogo relembra o anterior e muitos elementos visuais são entregues de forma similar: as sombra são apresentadas com arestas diferidas enquanto a distorção da tela e motion blur estão restritos comparado com o que já vimos em outras campanhas CoD.




A beta de Black Ops 3 apresenta uma experiência sólida a 60fps - tirando algumas quedas no rácio de fotogramas nos segmentos mais bombásticos, surgindo descidas para 55fps em raras ocasiões. Os controles são firmes e consistentes, exceto ocasionais soluços, estas quedas passam despercebidas.

Pequenos confrontos entre jogadores registram apenas quedas pequenas, os tiroteios ocasionalmente seguidos por um fotograma perdido e alguns fotogramas quebrados (limitado ao topo da tela), antes de voltar a estabelecer firmes 60fps. Os jogadores de topo que precisam de precisão por fotograma podem sentir esta mudança temporária mas a grande maioria não sentirá nada - ainda é código em desenvolvimento por isso pode melhorar. Na beta fomos abatidos várias vezes com precisão ao pixel apesar de tentarmos fugir, sugerindo que estas quedas na suavidade não terão consequências na maioria dos jogadores.

As únicas quedas perceptíveis surgem em raros momentos mais acessos, em que granadas a explodir combinadas com ataques aéreos para nos mandar para 50fps. Demora pouco tempo e tal como vimos em Advanced Warfare, o motor rapidamente recupera para firmes 60fps. As variações mais perceptíveis parecem acontecer ao renascer fora de um tiroteio ou quando a câmara passa de gameplay para kill-cam. Aqui o motor parece congelar temporariamente enquanto os dados são recolhidos da perspectiva do inimigo, causando uma pequena pausa - obviamente que não afeta o gameplay.

Apesar de variações na suavidade, até agora os fps e a resposta dos controles parecem rápidos e fluídos. Os problemas de Ghosts no multi parecem ter desaparecido e a impressão geral é que os fãs de CoD são bem servidos por uma experiência refinada com um sólido nível de performance. Pequenas quedas no fps não devem afetar o gameplay a não ser para os mais exigentes.




Algo que não foi possível testar foi o cooperativo para 4 pessoas. Visto na conferência da Sony na E3 2015, um direct feed da demo revela um fps mais obtuso. Fica entre os 30-50fps e apenas chega aos 60fps ao olhar para o céu, um forte conjunto de efeitos de transparência afasta-o do alvo.

Em termos visuais é claro que está muito a acontecer comparado com o que temos na beta - tradicionalmente as campanhas da Treyarch são mais flexíveis no alvo de performance comparado com o multi. É uma amostra inicial preocupante e com 4 jogadores às voltas na praça ainda mais difícil fica. Com os fps tão distantes dos 60, até que ponto isto representa o produto final? Mark Lama, chefe da Treyarch, respondeu:

"Esta captura foi feita numa versão pré-alpha feita para apresentar o nível na E3 e não estava totalmente otimizada. Ainda não tinha o código de lançamento e otimizações que estarão no lançamento. Durante o desenvolvimento, especialmente pré-beta, damos prioridade ao trabalho na performance para tudo que seja apresentado ao público, como o multi na E3, ou a nossa beta pública em Agosto. Na Treyarch estamos sempre maximizando nossa tecnologia para tirar proveito das capacidades de qualquer plataforma e oferecer os maiores valores de produção, equilibrados com sensação, gameplay e performance do fps."

Com isto em mente, podemos dar o benefício da dúvida ao Treyarch, até ao jogo chegar pelo menos, onde testaremos em pleno o cooperativo - mas será precisa muita otimização sobre o que vimos na E3. Análise inicial ao código pré-alpha mostra que não é tão suave quanto a beta multi. No entanto, o facto de esta componente mais otimizada que chegou às mãos do público ter chegado ao nível de performance desejado deixa-nos otimistas que o estúdio está na direção correta - e com 6 de Novembro cada vez mais próximo, esperamos ver a equipa chegar aos fps desejados em todas as áreas do jogo.

Fonte: Eurogamer

Comentários

25 Ago, 2015 - 09:09

Comentários

GAMERS7 25 Ago, 2015 13:03 0

sera ha 60 fps estaveis? vamos aguardar.

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