Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Tá pensando em comprar um SSD? Entenda por que tem que ser AGORA

Não é segredo para ninguém que um dos componentes de computadores desktop e notebooks mais cobiçados dos últimos anos são as memórias SSDs, dispositivos com tecnologia NAND Flash que substituem os famosos discos rígidos, que usam peças mecânicas obsoletas.

O motivo para tanta empolgação ao adquirir este equipamento é muito simples: ele promove uma melhora absurda na velocidade de leitura e escrita de arquivos, diminuindo o tempo de carregamento de tarefas de forma impressionante. Em alguns casos, essas atividades passam de minutos para poucos segundos.

Por este motivo, e cada vez mais, o consumidor tem optado por trocar seu HD por um SSD, mesmo que seu custo por GB ainda seja elevado, pois essa troca será mais impactante até do que a mudança de processador ou acréscimo de mais memórias para o sistema.

Por que a adesão a essa tecnologia ainda é lenta?

O SSD é mais rápido, mas também é muito mais caro que o HD comum, principalmente na relação de Custo por GigaByte, fazendo com que muitos consumidores optem por manter o SSD apenas para o sistema operacional e alguns programas e jogos, mantendo os arquivos maiores em HDs com TeraBytes de espaço.

Com o passar dos anos, a tecnologia começou a se tornar mais acessível com preços competitivos e maiores capacidades de armazenamento, contudo o mercado de memórias flash e RAM sempre foi muito mais dinâmico, principalmente no Brasil, devido ao câmbio e também aos trâmites legais de importação.

A má notícia...

Todo produto importado precisa ser classificado na Receita Federal antes de ser devidamente nacionalizado. Essa classificação é feita através do NCM, um código que funciona como o "RG" do produto, e determina a qual categoria esse produto pertence.

Essa classificação determina qual será a alíquota de impostos aplicada neste produto. Para os SSDs, até o mês de julho de 2015 funcionava assim:

NCM código 8473.30.99 (ACESS.P/MÁQS.AUTOM.PROC.DADOS)

[list]Imposto de Importação: 8%

IPI: 10%

PIS: 2,10%

COFINS: 10,65%[/list]

Porém, desde o início de agosto, a Receita Federal arbitrou que a classificação de produtos NAND Flash deveria seguir a mesma receita que nos cartões de memória e pendrives e, quem sabe, melhorar a sua arrecadação seguindo como o exemplo a seguir:

NCM código 8523.51.10 (CARTÕES DE MEMÓRIA (#MEMORY CARDS#))

[list]Imposto de Importação: 16%

IPI: 15%

PIS: 2,10%

COFINS: 9,65%[/list]

Desta forma, o II dobrou (de 8% para 16%) e o IPI passou de 10% para 15%. Em outras palavras, as novas importações de SSDs que estão chegando aos estoques das lojas estarão substancialmente mais caras, e quem pagará essa conta será o consumidor final, com o aumento de cerca de 30% para os produtos deste segmento.

A boa notícia (se é que existe)...

Se é que há uma boa notícia para nós, consumidores, no fim desta história, ela é apenas temporária. Você estava pensando em adquirir um dispositivo SSD no segundo semestre? Então aproveita AGORA enquanto algumas lojas estão trabalhando com estoques antigos desta categoria de produto antes que os novos preços apareçam.

Para isso, o TecMundo sugere algumas lojas que ainda estão vendendo produtos com estoque antigo. Ainda assim, vale a dica de ouro de sempre: pesquise e compare os preços em todas as lojas antes de concluir a compra, pois o preço pode mudar a qualquer momento, por conta justamente das variações de estoque nas lojas em questão.

[list]Casas Bahia

Extra

Kabum!

Mega Mamute

Ponto Frio

Terabyte

Walmart[/list]

Fonte: Tecmundo

Comentários

19 Ago, 2015 - 11:13

Comentários

celso caralhao 23 Ago, 2015 08:07 -1

grande bosta.pra ter ter pressa em inicar um windows.deixa meus hds sata quieto mesmo....com o dinheiro de um sdd compro outro de 1tera .

spybad 21 Ago, 2015 21:09 0

eu acho q aind nao eh o momento,. primeiro q eh novidade ainda e ta caro., segundo que tem mto hardware por ai vindo, vgas, processadores, memorias e placa mae... depois mto software,, G-sync. mantle, dx12... o jogos mais otimizado, win 10 etc... entao. praq torrar grana agora, se depois vai ser preço de HDD =/

wvrmaster 20 Ago, 2015 22:42 0

É agora que nunca vou comprar um SSD mesmo. O negócio já é caro e vai ficar mais caro ainda? Tô fora!

InfanteBf3 20 Ago, 2015 18:26 2

já tenho há algum tempo, mudar de um HHD para um ssd, é o mesmo que mudar de um celeron para um Core i7.

SSD é um universo novo, muda totalmente nossa experiencia, hoje eu estranho quando uso computadores sem SSD, a diferença é brutal.
Antes no Bf4 em certos mapas, demorava uns 3 minutos para carregar e com SSD carrega em uns 10 segundos, sem mentira!

gustavomoraes 20 Ago, 2015 17:44 2

Nossa, que drama, quando os SSDs deixarem de ser lançamento e se popularizarem, a queda de preço será bem mais significativa do que esse aumento de taxação. Acho que no futuro é que vai valer mais a pena investir em um desses, pois os softwares conseguirão aproveitar todo o potencial deles.

DIO3N 20 Ago, 2015 12:20 0

também peguei um ssd aquele da kingston v300 de 120gb em uma promoção de hardware da kabum a alguns meses atras, e realmente estou muito satisfeito, boot do windows 10 aqui 3 segundos, e mesmo usando jogos instalados no HD e O.S no SSD ainda sim iniciam super rápidos, e nem preciso me preocupar tanto em usar limpadores de sistema tipo ccleaner ou Advanced system care ou algum outro do genero
É caro sim, um pouco, mas que vale a pena? sim, na minha opinião valeu muito a pena

Tensoman 20 Ago, 2015 12:04 1

SSD é uma peça para entusiastas, principalmente pelo preço, para pessoas como eu que sempre analisa o custo x benefício, talvez daqui uns anos.

RCordeiro 20 Ago, 2015 11:57 0

Vai la compra vc. País de ***** tudo caro e povo alienado e burro.

maickbattousai 20 Ago, 2015 10:56 0

wilkenmendes escreveu:
maickbattousai escreveu:


Quando você tiver um, irá perceber a vantagem! Te garanto que nunca mais irá usar um HD pra instalar seu sistema operacional. É caro sim, mas falar que não tem vantagem aí é mimi só porque não tem um.


Vou escrever de novo por que acho que não ficou bem claro. EM CUSTO BENEFICIO, eu não vejo vantagem alguma
me diga, qual é a vantagem? Minutos mais rápido no tempo de resposta? .-. Meu pc já é rápido, então se eu for comprar isso na real vai ser só desperdício de dinheiro se a única coisa que ele faz e deixar os processos que demorariam minutos fazer em segundos '-' E se continuar esse preço, vou ficar nos HD antigo mesmo que se paga 300 reais 2TB, o bom desses hd e que deixam eles mais baratos

nervoso28 20 Ago, 2015 09:26 1

penso eu que ssd é pra quem faz dual vga e com um cpu pkão e uma senhora board muito respeitada! é superior?é sim mais mesmo que o cara tenha munição fica bolado com esses preços de ssds que ainda não justificam seu rel desempenho superior.

PsycoDenis 20 Ago, 2015 08:58 2

Pagar um absurdo de caro pra ganhar 5 segundos no carregamento do sistema?

Eu tenho mais do que 10 segundos disponíveis pra esperar, mas não tenho um rio de dinheiro pra gastar por algo tão supérfluo. SSD é o futuro, mas o custo x benefício na compra de um desses está lá no futuro também!

Rorschach 20 Ago, 2015 07:48 0

Verdade mesmo. Eu tenho um Corsair Neutron GTX 240GB que deixo inteiramente para o OS + 3 HDDs 2TB da Seagate.

O Win10 aqui inicia em 7 segundos.

Sem falar que tarefas multimidas, com os arquivos no SSD,
são absurdamente rapidas.

Notícias