Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Dilma sanciona imposto mais alto para produtos importados

O dólar alto e a fiscalização da Receita Federal já eram motivos o bastante para evitar comprar produtos do exterior. Agora, o governo resolveu adicionar mais um: a presidente Dilma Rousseff aprovou nesta segunda-feira a Medida Provisória 668, que aumenta os impostos sobre os produtos importados.

Com ela, a taxa PIS/Cofins para importar produtos no Brasil – por pessoa física ou pessoa jurídica – vai de 9,25% para 11,75%. O reajuste deve reforçar a arrecadação em R$ 1 bilhão por ano.

Por que esse aumento? O governo está elevando impostos como parte do ajuste fiscal, à medida que o país se prepara – a canetadas – para enfrentar a recessão. Também fazem parte do pacote a MP 665, que limita o acesso ao seguro-desemprego e abono salarial; e a MP 664, que restringe as pensões por morte.

O poder executivo diz que isso também serve para "proteger a indústria nacional".

Como lembra o Tecnoblog, os computadores, smartphones e tablets beneficiados pela Lei do Bem e fabricados no Brasil têm a alíquota de PIS/Cofins zerada – não há aumento direto de imposto para eles. No entanto, os componentes costumam ser importados de outros países, e eles pagarão o imposto mais alto.

Estes não serão os únicos produtos afetados: qualquer importação sujeita a impostos vai pagar o PIS/Cofins mais alto. E há produtos em que o tributo ficou ainda maior: é o caso de máquinas e veículos (de 11,6% para 15,2%); remédios (de 12% para 15,79%) e perfumaria e higiene pessoal (de 12,5% para 20%).

A medida provisória foi proposta por Dilma no final de janeiro, e aprovada pela Câmara e pelo Senado em maio com alterações – daí a necessidade de sanção presidencial.

Mesmo com a oposição no Congresso, a medida provisória foi aprovada. É que a presidente fez um acordo com Eduardo Cunha, presidente da Câmara, de aprovar "jabutis" – itens alheios ao texto original da lei.

Por exemplo, a MP também autoriza o Congresso Nacional a fazer parcerias público-privadas, abrindo caminho para a construção do que ficou conhecido como "parlashopping" – ela deve custar R$ 1 bilhão no total. A lei também garante a anistia de multas aplicadas pela Receita Federal a igrejas evangélicas.

A medida provisória 668 foi transformada na Lei 13.137/2015; o aumento do PIS/Cofins começa a valer a partir de 1º de outubro. [FolhaAgência CâmaraTecnoblogAgência Brasil]

Foto por Adriano Makoto Suzuki/Flickr

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

24 Jun, 2015 - 14:20

Comentários

cicero manuel 25 Jun, 2015 22:27 1

O Brasil vive a pior ditadura da historia, todos os politicos ladraos, temos que faser a maior guerra civil de todos os tempos,vamos derrubar governo, senado ,e comecar a executar esses ladraos desgrassados que tam falindo nosso pais. OU reagem agora ou vam todo mundo tomar nu !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

RoyStar 25 Jun, 2015 22:03 0

Salve-se quem poder,corram para as colinas... Vish! Essa ***** de pais vai desmoronar na cabeça da gente.

Moacir Heck 25 Jun, 2015 17:20 0

ki goxtoso dilma vai mete fundo nos trouxas dos brasileiros ke eles gostam
pqp Argh!

RCordeiro 25 Jun, 2015 10:56 2

Pau no ** de quem votou no PT.

julianojclima 25 Jun, 2015 10:22 1

hmm quantas empresas de hardware estão implantadas no Brasil, dá pra contar nos dedos da mão esquerda do Lula, e de outros segmentos, ai ficou um pouco pior, papinho furado de "proteger a indústria nacional", que indústria?? O Brasil é um país que não investe em tecnologia e quer cobrar impostos absurdos de produtos tecnológicos que vem de outros países, inventa outra desculpa pra nos roubar pq essa não cola mais.
Ah se esse povo BRASILEIRO acordasse .............

maxshark 25 Jun, 2015 05:12 0

Daenerys Targaryen!!
vem nos libertar dessa Dilma !

maxshark 25 Jun, 2015 05:04 0

**** nas redes sociais:
"Greve Geral marcada para o dia 26/06/2015, de 00:00h até as 00:00h do dia seguinte. vamos parar o Brasil por 24hr. Nada funcionará, ônibus, metro, portos de gasolina, restaurantes, supermercados,etc... Assim mostraremos para o governo da Presidenta e sua gangue, bando de baderneiros ladroes, que o Brasil não é deles. O Brasil é nosso! O povo que realmente alimenta a maquina de fazer dinheiro para eles..."
==================
Bom eu sou a favor da greve, vou faltar ao trabalho sim, e curtir um fim de semana com minha familia em casa: sexta, sabado e domingo.
pois se todos os brasileiros aderir a mer*da desse governo vai sentir o impacto de um PAIS inteiro parado por 24hr.
claro q muitos n vao parar e por isso q não conseguimos tomar as rédeas do PAIS das mãos do governo safado e pilantra.
Mesa
oxi !!! Falei!
Freddy!

GAMERS7 25 Jun, 2015 01:51 1

A GALINHA DA REPUBLICA FAZ DE NOSSO BRASIL O CHIQUEIRO MAIS SUJO MAIS CAGADO MAIS PODRE E VERGONHOSO DA HISTORIA MUNDIAL,IMFELISMENTE QUEM FICA NA ***** SOMOS NOS E ELES COM A GALINHA E OS OVOS DE OURO.

paulomalluko 24 Jun, 2015 22:29 0

O que é ainda é tão absurdo quanto a aprovação dessa MP são os jabutis aprovados junto com ela. Shopping de luxo para parlamentar avaliado em 1 bilhão enquanto a própria emenda visa arrecadar a mesma quantia, até parece que a própria emenda foi criada para pagar esse disparate. Enquanto isso perdão de multas para estelionatários (igrejas evangélicas). Só com 1 dos 2 bilhões que o Bispo Edir Macedo tem extorquido dos fiéis com sua lavagem cerebral já daria pra pagar fácil fácil o "parlashopping". Isso só mostra que para Eduardo Cunha (evangélico assumido) assumir o posto de novo Sarney, só está falta empregar todos os seus parentes , já que legislar em causas próprias em detrimento das causas sociedade, ele já aprendeu muito bem com seu mentor.
Logo, nem os politicamente corretos de plantão vão defender métodos diplomáticos para lidar com essa máfia prevaricadora travestida de velhos conservadores. Quando isso acontecer as cabeças certas são as que vão rolar.

paulomalluko 24 Jun, 2015 21:51 2

Edu220937 escreveu:
joanstation escreveu:Nessas horas que eu pergunto quem votou em Dilma e ninguém aparece... Folks

Eu votei e voto de novo ,é fácil colocar a culpa nela ,ela não passa de uma marionete nesse meio podre ,o mal do pais em se tratando de políticos são os senadores e deputados ,esses sim é que mandam nesse pais

Não sei se você viu na news que a proposta da MP foi proposta pela própria Dilma e não pelo legislativo. Sei que eles aproveitaram para impor os jabutis, o que mostra que todos são farinha do mesmo saco.

shyko 24 Jun, 2015 21:09 3

Governo brasileiro, protegendo os carteis tupiniquins desde 1500...

Edu220937 24 Jun, 2015 19:27 -14

joanstation escreveu:Nessas horas que eu pergunto quem votou em Dilma e ninguém aparece... Folks

Eu votei e voto de novo ,é fácil colocar a culpa nela ,ela não passa de uma marionete nesse meio podre ,o mal do pais em se tratando de políticos são os senadores e deputados ,esses sim é que mandam nesse pais