Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

A morte da marca GVT

A Telefônica pagou R$ 22 bilhões para ser a dona da GVT, no que foi o maior acordo de fusões e aquisições no Brasil durante o ano passado. O que ela planeja fazer com a empresa? Integrá-la a ponto de sumir com a marca, é claro.

Isto foi revelado por Amos Genish, presidente da Vivo desde março e ex-CEO da GVT, em entrevista à Exame. A ideia inicial era manter a GVT como uma empresa independente por três anos, mas ele quer acelerar a integração com a Vivo:



Desde que cheguei, deixei claro que não sou mais da GVT. Houve até uma discussão sobre marcas nesse novo plano — algumas pessoas queriam contratar consultorias para avaliar se valia a pena manter algo da GVT. Eu falei que não precisa, não existe mais GVT, vamos usar só Vivo.

É muito dolorido, algumas pessoas vinham brigar comigo. Eu disse a elas: como eu construí esse nome, também tenho o direito de matar a marca.



Em outubro, o então presidente da Vivo, Antônio Carlos Valente, dava a entender que a marca GVT continuaria a existir: "a marca é muito valorizada e teremos que gerenciar isso com a visão dos clientes". Ele saiu do cargo e os planos aparentemente mudaram.

Concorrência

Genish está bastante interessado em concorrer com a NET, especialmente nas áreas de banda larga e TV por assinatura. Após a aquisição da GVT, a Telefônica passou a liderar o mercado de banda larga com 31% dos clientes, contra 30% da Oi e 30% da NET, segundo o relatório anual de 2013 da Anatel.

No caso da TV paga, a NET ainda é líder disparada, com 54% do mercado. A Sky está em segundo lugar, com 30%. Vivo e GVT têm, juntas, 7%.

Segundo dados da Anatel, a GVT é bem avaliada pelos serviços de banda larga fixa, mas não em telefonia ou TV. Já a Vivo é listada como uma das piores operadoras nessas três áreas.

Na entrevista à Exame, Genish diz que planeja modernizar a rede de fibra óptica, especialmente em São Paulo, e realizar mais investimentos na Vivo. "Queremos que os brasileiros tenham o mesmo [nível de qualidade] que os clientes alemães, ingleses ou coreanos. É possível fazer isso em três anos", diz o executivo.

Ainda este ano, a Vivo planeja lançar pacotes integrando celular, telefone fixo, banda larga e TV por assinatura. No ano que vem, esses pacotes terão uma conta única e serão atendidos pelo mesmo call center. A Vivo quer economizar cerca de R$ 1,2 bilhão por ano em sinergias.

Acordos

Como a aquisição afeta os clientes? Bem, mesmo com o fim da marca GVT, a Telefônica terá que manter as ofertas e os serviços que ela oferece atualmente. As duas empresas também não poderão reduzir a cobertura geográfica da banda larga, TV por assinatura e telefonia fixa por pelo menos três anos.

Além disso, GVT e Telefônica se comprometeram a manter a velocidade média para clientes atuais em pelo menos 15,1 Mbps por no mínimo três anos. No estado de São Paulo, a média deve ser de 18,25 Mbps.

Tudo isso faz parte de acordos firmados com o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que defende a concorrência no Brasil, e foram necessários para que a aquisição fosse aprovada.

Em setembro, Genish disse à Exame que vendeu a GVT – empresa que ele próprio fundou há quinze anos – porque "o ciclo da GVT independente no Brasil terminou". A operadora precisaria apostar forte em redes celulares, mas isso seria difícil. A Vivo é a maior operadora brasileira de telefonia móvel. [Exame]

Foto por Luis Wilker P. de Almeida/Flickr

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

15 Jun, 2015 - 11:35

Comentários

9v52015 17 Jun, 2015 13:45 0

ver ai https://www.youtube.com/watch?v=9gNOHoicnig

Dtm10 16 Jun, 2015 15:21 0

A única esperança que eu tinha de internet acima da média, seria a GVT aqui no DF. É tão concorrida q nem espaço no armário tem mais na minha quadra, e agora ela é monopolisada... O Brasil não vai pra frente se não entrar novas empresas que prestem! País de Dilma e Neymar, só podia dar nisso!!!

wvrmaster 16 Jun, 2015 00:41 1

Essa Vivo é um lixo! Ao invés de gastar dinheiro investindo em tecnologia para melhorar esse serviço porco prestado, ela prefere comprar outra empresa concorrente para monopolizar o serviço LIXO que ela presta.

Adquiri o Vivo Fibra de 50MB e eu só recebo 30MB, fora que a conexão oscila muito e vive caindo.

Aqui onde eu moro só posso ter Vivo ou Net. Duas bostas, uma pior que a outra Mesa FUUU!

paulinha 15 Jun, 2015 21:26 1

antes da gvt aqui era vivo , era uma loucura internet caindo toda hora , telefone sem sinal , uma merlin , ate que chegou a gvt que as vezes tbm caia a internet mas nem se comparava com a vivo (telefonica ) mas agora essa empressa volta de novo , aff , ja pulamos fora pro concorrente na semana passada , vivo ou telefonica nunca mais , serviço muito ruim suporte pior ainda , e taxas muito altas !!!

truiado 15 Jun, 2015 20:24 1

tenho a vivo/telefonica sp a mais de 10 anos nunca tive um siquer problema em internet para ter noção meu ping nao passa de 5 em qualquer server de jogos!!! ela nunca cai e nao da instabilidade!! so quando da algum problema externo ai fika no max 1 dia sem vc ligando pra concerto soque claro raramente 1 vez por ano !! pode ser que a vivo deixe a desejar em outros estados e cidades mas em sp pra mim eh de boas!! assinei net na casa da minha mãe aquela bosta da erro umas 10 a 20 vezes no mes aquilo sim eh pior!!

LAZERCROMO 15 Jun, 2015 19:04 0

jrdourado escreveu:Faz sentido, nos ultimos meses já fiquei sem internet várias vezes 1-2 dias. 5 anos com gvt isso acontecia raramente, uma vez por ano, no máximo. Fato é, que, no minimo, o numero de "manutençoes" está aumentando.

Putz, aqui está a mesma coisa, até a velocidade tem caido, mal vejo a hora de sair dessa *****, tudo ****** nessa *****.

Corruptor 15 Jun, 2015 18:53 0

Tartaruga já era lenta, agora que cortaram os pés quero só ver.

thiago889 15 Jun, 2015 18:17 2

a compra a gvt e monopólio fico pesado quanto a vivo pagou pra esse governo corrupto para aprova isso Mesa

jrdourado 15 Jun, 2015 16:53 0

Faz sentido, nos ultimos meses já fiquei sem internet várias vezes 1-2 dias. 5 anos com gvt isso acontecia raramente, uma vez por ano, no máximo. Fato é, que, no minimo, o numero de "manutençoes" está aumentando.

alexandremegadeth 15 Jun, 2015 16:41 2

Nem tudo está tão ruim que não possa piorar.

The Undertaker 15 Jun, 2015 15:40 2

Agora a internet no Brasil vai ficar mais ruim do que já é.

RCordeiro 15 Jun, 2015 15:33 2

Tenho absoluta certeza que vai virar uma ***** total.