Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Toren: super-produção Brasileira é lançada após 4 anos

Acabou a espera: após quatro anos de desenvolvimento e muitos percalços, Toren está sendo lançado nessa terça-feira (12). Com orçamento de R$ 400 mil, o game da produtora Swordtales, de Porto Alegre, foi a primeira produção nacional a captar recursos através da Lei Rouanet, criada pelo Ministério da Cultura para incentivar a arte brasileira. Com versões para PC (Steam e GOG) e PS4, Toren chega às lojas virtuais por R$ 19,99, e espera elevar o nível de qualidade dos games nacionais.



"Queremos ser um exemplo de qualidade e de superação. Ainda dá para contar nos dedos os jogos brasileiros que fazem isso", diz Alessandro Martinello, diretor criativo da Swordtales, em entrevista ao IGN Brasil. Questionado a respeito da demora do lançamento do game, que já havia sido anunciado em temporadas anteriores, o executivo gaúcho diz que "o tempo que o jogo demorou foi o tempo comum que os jogos indies demoram quando são melhor produzidos".

Fundado em 2011 por Alessandro e outros dois sócios, o estúdio Swordtales iniciou o desenvolvimento de Toren ainda dentro de um curso de pós-graduação em jogos eletrônicos. Inspirado por games como Zelda, Ico e Shadow of the Colossus e pelas animações do diretor japonês Hayao Miyazaki, o grupo concebeu a história de Moonchild, uma garota que tem como missão conquistar sua própria liberdade e salvar a humanidade em seu percurso por uma torre tão alta quanto o céu, criada pela soberba dos homens.

Após receber recomendações de ícones como Jonathan Blow (o cérebro por trás do clássico recente Braid), a equipe do Swordtales se viu sem recursos para continuar a produção, e acabou utilizando a Lei Rouanet para seguir em frente. "Toren não aconteceria de outra forma", explica Martinello, que acredita que o financiamento governamental é uma boa ideia para o desenvolvimento do mercado brasileiro. "Games indie como Fez e Limbo tiveram dinheiro de seus governos locais. Infelizmente, temos uma carga muito pesada com a palavra 'governo' aqui no Brasil", acredita o executivo.

Imagem

Fonte: Br/Ign

Comentários

12 Mai, 2015 - 10:30

Comentários

fzprock 14 Mai, 2015 10:38 0

bd. esse jogo praticamente não custa nada (19,90 na steam), creio que é chegada a hora dos player realmente ajudar a industria nacional e não apenas critica,

mas experimentar o original, nada de torrent, dai quem saber outros jogos de melhor qualidade como as estrangeiras apareçam por aqui, basta a gente ajudar, se

divertir, e que o gosto internacional também aprove, bem vou jogar toren agora, flw

chucky515 12 Mai, 2015 13:50 0

olha só o governo ajudou, dessa não sabia
parece um ótimo jogo assim que de eu compro