Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O fim da Konami? Boatos dizem que ela mudará de nome e fará jogos mobile



Um rumor começa a surgir na internet e ele vem ganhando força com um documento que mostra emails enviados a Chairman George, do programa Super Bunnyhop, nos quais é ventilado algo que pode ser o fim da Konami — pelo menos, da maneira que conhecemos.

Antes de tudo, em seu podcast, George relembra os fatos e novelas recentes da Konami para explicar o futuro: a empresa japonesa retirou-se do mercado de ações nos EUA, viveu uma novela midiática sobre a demissão de Kojima e a franquia Metal Gear e ainda, há alguns dias, cancelou o super projeto Silent Hills, que chamou atenção de todo o mundo pela qualidade.

De acordo com o podcast, Chairman George se comunicou com vários membros da Konami. Então, recebeu algumas mensagens contando o que se passa por lá e até como é relacionamento entre diretoria e profissionais. Resumidamente: a Konami deve mudar de nome, focar no mercado mobile e demitir centenas de funcionários durante a transição.

Logo nas primeiras linhas do documento, podemos entender mais o que aconteceu na novela Kojima: "Kagemasa Kozuki, o CEO da Konami, odeia Kojima", declara o profissional anônimo. "Ele usa muito dinheiro e gasta muito tempo. E mesmo que MGS seja muito lucrativo, ele não faz dinheiro suficiente para Kagemasa".

Ainda, os emails são mais duros nas palavras: "A Konami não precisa mais da Kojima Productions. Eles podem contratar pessoas com menos habilidades por menos dinheiro e ainda ter o mesmo lucro só com apostas em mobile".

Demissão de Kojima: a ponta do iceberg

De acordo com os documentos, a Kojima Productions agora é chamada de "Unit 8". Logo após a notícia do famoso criador de MGS ser demitido ter sido divulgada, a Unit 8 teve os servidores principais cortados e ficaram sem internet por duas semanas. Tudo que era baseado na internet foi perdido, contas foram apagadas e eles tiveram que começar "tudo de novo". Outro problema enfrentado pela equipe foi a constante falta de energia, portas de segurança que não funcionavam e pessoas obrigadas a realocarem as mesas de trabalho semanalmente. "Era um verdadeiro inferno", teria dito um funcionário de Kojima.

Sobre este caso, o funcionário ainda comentou que "a Konami vai queimar e levar toda a franquia de MGS ao chão". Além disso, não apenas Kojima, mas "centenas de pessoas vão perder os empregos" com a mudança da empresa.

Se tudo o que foi relatado anteriormente for real, o que vai vir a seguir também deve ser — infelizmente. A companhia japonesa que tanto amamos, recheada de títulos famosos para consoles, deve largar este mercado e partir para o mobile.

Os games mobile são muito lucrativos no Japão. "Eles usam menos recurso, menos pessoal e traz muito dinheiro. Todas as companhias AAA querem entrar neste mercado. Capcom, Sega, Square Enix já estão focando nisso. A Nintendo também anunciou que vai criar jogos para esta plataforma", diz o documento. "E a Konami quer um pedaço disso".

Imagem

A parte debaixo do iceberg

Sobre o pensamento dos funcionários sobre isso, o documento explicita que eles "pensam que Kagemasa ficou louco de pedra e não se importa muito mais com a companhia em si".

Muitas equipes dentro da Konami estão sendo unidas. Por exemplo, profissionais do Dance Dance Revolution foram unidos com outros engenheiros de áudio. Não haverá mais equipes únicas, próprias. "Tudo vai ser apenas a equipe de áudio, a equipe de animação, a equipe de programação. E todos vão trabalhar com vários jogos ao mesmo tempo".

Seria o fim? Ou um recomeço?

Voltando ao caso Kojima, o funcionário anônimo diz o seguinte (na íntegra):

"As pessoas disseram que o Kojima pode processar a Konami... Mas ele não vai porque ele quer terminar o game. E a Konami sabe disso. As pessoas já estão cancelando encomendas e pedindo comentários do Kojima, mas esta é a última coisa que ele precisa agora. Ele ama os seus fãs e ama MGS. Ele está fazendo tudo que pode para salvar a franquia e salvar a sua equipe da Konami".

Mas lembre-se: todas essas informções MUITO PROVAVELMENTE são apenas boatos não comprováveis ainda. Mas e se isso for real? Com a Konami no mercado de games para smartphones e tablets, mas sem o Kojima, como vai ser a sua recepção com o público e mercado? O que você acha? Conte nos comentários.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

29 Abr, 2015 - 08:16

Comentários

Moacir Heck 30 Abr, 2015 22:07 0

to nem ai nunca joguei nenhum jogo da konami ke se lasquem kkkkkk

robertomiranda 30 Abr, 2015 03:56 0

Fabricio Santos escreveu:Não me vejo jogando JOGOS MOBILE e se essa for a tendencia um dia prevejo eu abandonando o mercado de game de uma vez.


Somos dois então!

juntal 30 Abr, 2015 00:02 0

gustavomoraes escreveu: Se ferrou! Bwahaha!
Pra ficar perfeito só faltaria o Kojima ser contratado por uma grande desenvolvedora que o respeite e lançar o Silent Hills Magico!

Cara nenhuma empresa empresa vai contratar uma cara que se sobrepõe o nome da empresa, desenvolvedor de jogos não é superstar e sim bom ou mal profissional por acaso você ja viu o criador do GTA V pagando de fodão em todo lugar? se vc tivesse um estúdio de jogos e aparecesse um cara todo pinpão botando o nome em todos os jogos vc ia gostar ? e mais Metal gear não passa de um game de stealth com boss ala xmen ... unica sobrevida do kojima e criar seu próprio estúdio.

gustavomoraes 29 Abr, 2015 19:04 0

Se ferrou! Bwahaha!
Pra ficar perfeito só faltaria o Kojima ser contratado por uma grande desenvolvedora que o respeite e lançar o Silent Hills Magico!

Rhonan07 29 Abr, 2015 16:50 0

Slyfer escreveu:Só com Yugioh a Konami fatura milhões ai vc bota mais Castlevania,Pro evolution Soccer, Metal Gear, Silent Hill duvido que venha a falencia.

Certíssimo cara, o que me diverti com o forbidden memories e com castlevania sotn, vc não imagina, se é que vão fazer isso mesmo, seria uma boa no mínimo um castlevania na mesma pegada daqueles antigos com um toque de anime, até os do tipo que saíram para o ps2, pois gostei muito do curse of the darkness, um desses e seria ótimo, ao invés daquelas porcarias que a mercury steam fez.

giovanidelima 29 Abr, 2015 16:32 0

Hora da sony ou da M$ contratar a Kojima Productions e lançar MGS e Silent Hills com exclusividade. Aí poderia mudar de fato o rumo dessa geração.

Fabricio Santos 29 Abr, 2015 16:18 0

Não me vejo jogando JOGOS MOBILE e se essa for a tendencia um dia prevejo eu abandonando o mercado de game de uma vez.

chucky515 29 Abr, 2015 14:27 0

dai você tira como esse japa era brilhante '-'
ele saiu a empresa faliu 0_o

rambo2142 29 Abr, 2015 14:18 1

O PES 2016 vai ter que ser muito bom pra Bater o FIFA 16

Slyfer 29 Abr, 2015 13:59 1

Só com Yugioh a Konami fatura milhões ai vc bota mais Castlevania,Pro evolution Soccer, Metal Gear, Silent Hill duvido que venha a falencia.

Diego Antunes 29 Abr, 2015 12:37 2

Essas empresas japonesas estão fazendo muita besteira de uns anos pra cá. Me lembro que na época do Ps1 onde a indústria japonesa dominava o mercado de jogos. Uma pena, pois a maioria das franquias que eu gosto são dessas empresas.

O problema das empresas japonesas é o pensamento fechado dos CEO, pois parece que os caras vivem no século 15. Os caras se preocupam muito com o mercado japonês, sendo que nem mesmo eles jogam mais tanto quanto antes. Se eles focassem no mercado ocidental e tratar bem suas principais franquias, duvido que não fariam grana.

juntal 29 Abr, 2015 12:28 2

Kojima conseguiu falir a konami lol

Notícias