Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Veja e aprenda: a forma correta de descobrir se um smartphone é pirata

A partir de um teste simples usando um aplicativo o AnTuTu Officer , é possível descobrir se um smartphone é ou não é pirata



Smartphones piratas não são uma novidade no mercado de dispositivos móveis. Essa "praga" existe há anos e tem enganado os consumidores mais desavisados e que não conseguem distinguir entre uma cópia e a variante original. Porém, há casos em que a réplica é tão bem feita que pode iludir até mesmo os mais entendidos no assunto.

Esse é o caso da cópia quase "perfeita" do Galaxy S6, uma variante chinesa do smartphone recentemente lançado pela Samsung. Ao menos considerando o design, o dispositivo é praticamente idêntico ao original e provavelmente enganaria muita gente. Mas como ter certeza de que você não está levando "gato por lebre" na hora de comprar um novo aparelho?

Imagem

AnTuTu Officer: a forma correta de descobrir se um smartphone é pirata.

AnTuTu Officer: descobrindo se um aparelho é pirata

A empresa que disponibiliza o famoso AnTuTu Benchmark, um dos testes de benchmark mais conhecidos para dispositivos móveis, também oferece o AnTuTu Officer, aplicativo que promete identificar com precisão absoluta se um aparelho é ou não é pirata. O seu funcionamento é simples:

  1. Instale o AnTuTu Officer e inicie-o pela primeira vez;
  2. Pode ser que seja necessário permitir que o aplicativo baixe arquivos de fontes desconhecidas, opção que deve ser configurada manualmente;
  3. Depois, acesse o site http://y.antutu.com e leia o código QR exibido na página com o AnTuTu Officer;
  4. Espere e confira se o seu aparelho é ou não é pirata.


Imagem

É simples: instale o AnTuTu Officer, leia o código QR e aguarde a resposta.

É ou não é?

A partir desse teste, duas respostas podem ser dadas pelo serviço online. As imagens abaixo destacam os dois casos: quando o aparelho é original, a marca e o modelo são exibidos.

Imagem

Resposta dada caso o smartphone seja original.

Quando o dispositivo é pirata, a marca e o modelo que ele tentou imitar também são mostrados, mas com um risco horizontal entregando a farsa.

Imagem

Resposta dada caso o smartphone não seja original.

.....

Muito bacana esse teste, não é mesmo? A empresa infelizmente não informa quais são os critérios levados em consideração para julgar os smartphones. Mas, pelo menos para nós, a avaliação funcionou muito bem - testamos um Galaxy Note 2 (original, modelo GT-N7100) e um Galaxy Note 3 (pirata, modelo SM-N900). E aí, qual foi o resultado do seu aparelho?

Fonte: Tecmundo

Comentários

21 Abr, 2015 - 22:25

Comentários

silviola 22 Abr, 2015 19:12 1

Eles estão certos em não entregar o processo de verificação, apesar de que neste momento, piratas já estão fazendo engenharia reversa para que futuramente aparelhos falsos passem no teste.

rdsx21 22 Abr, 2015 13:03 4

Primeira vez que vejo o Edu220937 falando alguma coisa que realmente faz sentido e esta certo.

Joinha!

jack5000br 22 Abr, 2015 09:44 1

eu quero ver e vc chegar em algum estabelecimento e falar para o vendedor"deixa eu instalar o antutu".sera q eles deixarao?se comprar pela internet e arriscado e dar preferencia as lojas super confiaveis emais q e recomendado.

Edu220937 21 Abr, 2015 22:32 1

A melhor maneira é olhar a definição da câmera e olhar o logotipo da marca do aparelho ,os piratas tem um acabamento bem grotesco