Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Filmes independentes podem ter Steam como grande parceira

Nessa semana, a estreia do filme "Motivational Growth" na Steam pode ser considerada um marco para o cinema independente. Produzida pela Devolver Digital, a obra é a primeira inserção cinematográfica de ficção nessa plataforma, que até então hospedava documentários, e na maioria relacionados ao mundo dos games, como o famoso "Indie Game: The Movie".

Segundo Mike Wilson, um dos fundadores da Devolver, a Steam pode ser o futuro para as películas independentes, dando a elas o espaço que precisam para atingir o público. Apesar de "Motivational Growth" ser creditado como um "filme de ficção científica/comédia independente inspirado em video games", e seu diretor, Don Thacker, ser também um desenvolvedor de jogos, sua história independe diretamente dos games e é completamente fictícia.



Um público seleto

E é aí que entra o público da Steam, afirma Wilson. Filmes independentes não teriam condições de se destacarem em plataformas mais populares, como o iTunes ou mesmo o Netflix. O público da Steam, que movimentou como nunca o mercado de jogos indies recentemente, é potencialmente um grande consumidor de música e filmes. E não qualquer consumidor. São aqueles que se arriscam com obras desconhecidas, alternativas, diferentes e que teriam pouco apelo em um circuito-padrão da música e da sétima arte.

A Valve, criadora da Steam, concorda com isso e pretende em breve mergulhar cada vez mais fundo nesse papel de "iTunes alternativa". A acessibilidade infinitamente maior a equipamentos para se produzir filmes aumentou em enorme escala a produção de obras independentes que precisam urgentemente de um veículo de distribuição que não seja tão mainstream, como o YouTube, nem que os mantenha escondidos do público.

Imagem

Um novo iTunes?

Há dois anos tratando do assunto com a Valve, Mike Wilson afirma que ficar presa apenas ao mundo dos games nunca foi o intuito da Steam. Claro que a ambição da empresa não é bater de frente com as grandes plataformas de filmes e música, mas sim servir como uma alternativa a esses serviços.

Porém, será que essa guinada nos rumos da Steam é algo benéfico? A plataforma pode se tornar, de fato, uma opção para quem busca um conteúdo mais selecionado, mas também pode trazer à ruína seu serviço que é, principalmente, baseado na distribuição de jogos.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

06 Abr, 2015 - 19:25

Comentários