Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

5 dicas para fazer o sinal da rede WiFi chegar a todos os cantos da sua casa



A internet sem fio através da rede WiFi fez "milagres" na vida do homem moderno. Poder usa o computador, smartphone ou tablet em qualquer canto da casa – seja no quarto, na cozinha ou até mesmo no banheiro – é uma grande "dádiva" da qual podemos desfrutar atualmente e com que muitos de nossos antepassados nem sonhavam. No entanto, nem tudo são flores quando o assunto é a qualidade do sinal emitido pelos roteadores.

Quem tem WiFi em casa já sabe: sempre tem aqueles lugarzinhos onde a internet simplesmente não chega. E parece não adiantar apelar para maneiras nada comuns para melhorar o sinal da rede. No entanto, há soluções plausíveis e que realmente podem solucionar – ou pelo menos amenizar – o problema. Vamos a elas?

Imagem
Aprenda a levar o sinal da rede WiFi para todos os cantos da sua casa.


1. Atualizar o hardware e o software do seu roteador

Se você está enfrentando dificuldades com a sua rede WiFi, seja na conexão ou na qualidade do sinal, que está fraco em determinado local, atualizar o software de seu roteador pode minimizar os problemas. Essa é uma dica batida e que muitos provavelmente já devem estar carecas de saber.

Porém, vale a pena recordar: acesse o site do fabricante e procure pelo modelo do seu roteador. Se houver, baixe a atualização, acesse o dispositivo através do navegador e faça o upgrade de firmware. Para mais dúvidas sobre o assunto, recomendamos o tutorial em vídeo como configurar uma rede sem fio.

Imagem
É importante atualizar o hardware e o software de seu roteador.


Quando o assunto é o hardware, é preciso "batalhar" um pouco mais para atualizar seu dispositivo. Como muitos consumidores recebem o roteador – às vezes junto com o modem – da empresa de telefonia que está oferecendo o serviço de internet, trocar o aparelho por conta própria nem sempre é uma opção. Nestes casos, vale a pena ligar para a companhia e verificar se não há um modelo mais recente do seu equipamento e como trocá-lo.

Mas caso o roteador seja seu, comprar um melhor não vai ser um grande problema. Se você estiver cheio da grana, apostar em produtos como o AC3200 da D-Link seria o ideal. Porém, além da indisponibilidade em nosso país, o preço pode assustar um pouco. Sobre a compra desses dispositivos, algumas dicas valiosas podem ser obtidas nesse artigo.

Imagem
O monstruoso AC3200 da D-Link.


2. Reposicionar o roteador

Mesmo que a dica seja batida e já pareça ser "senso-comum", há algumas sugestões novas e valiosas que podem resolver o problema de posicionamento do roteador sem fio. Uma delas é o WiFi Solver FDTD, um aplicativo para Android que ajuda as pessoas a encontrarem o melhor lugar para colocar o dispositivo.

O princípio do aplicativo – de todas as dicas sobre reposicionamento do roteador – se baseia na ideia de centralizar o dispositivo. Portanto, o recomendado é deixar o equipamento em uma área que pareça estar equidistante de todas as pontas da casa. Pense nele como se fosse o centro de uma bolha, o que vai facilitar a busca pelo local perfeito.

Imagem

3. Usar repetidores de sinal

Todos já devem ter visto aqueles aparelhos que são colocados nas tomadas e prometem resolver todos os problemas com as redes WiFi. Na verdade, os repetidores podem ser a solução, mas apenas em casos específicos.

Funcionando apenas como um aumentador do sinal, os repetidores apenas retransmitem o que é captado pelo roteador principal. Apesar de favorecerem a qualidade da rede transmitida, a velocidade nem sempre é satisfatória. É como se o seu notebook estivesse com todas as "barrinhas do WiFi" preenchidas, mas navegando em uma internet bem lenta.

Imagem
DIR-505 da D-Link.


Configurá-lo, entretanto, geralmente não é uma tarefa difícil. Basta plugá-lo na tomada, conectá-lo através de um cabo de rede (que geralmente acompanha o produto) a um computador, acessar as suas configurações e colocá-lo como um repetidor de sinal. Os dados para acesso do aparelho geralmente estão localizados em sua carcaça.

Outra solução, antiga, mas eficiente, são os adaptadores Powerline, dispositivos que aproveitam a rede elétrica para transmitir dados simultaneamente à energia. Geralmente composto de dois aparelhos, um deles é conectado ao roteador e envia o sinal para os fios da rede elétrica. O outro, plugado em uma tomada distante, envia os dados para os computadores conectados a ele.

Imagem
TL-WPA281KIT da TP-Link.


4. Seguir as dicas tradicionais

Algumas dicas tradicionais, mas não menos importantes, também devem ser observadas se você quiser levar a rede WiFi para todos os cantos da sua casa. Uma delas é buscar um canal de transmissão que esteja liberado e que favoreça o sinal de sua internet. O Wi-Fi Analyser, para Android, pode ajudar nesse sentido.

Tirar do caminho aparelhos que causam interferência, como fornos de micro-ondas e telefones sem fio, e evitar obstáculos e barreiras físicas também são essenciais para melhorar a qualidade do sinal nos cômodos de sua residencial. E não se esqueça de atualizar o driver do adaptador de rede do seu computador e verificar se não há espertinhos roubando a sua conexão WiFi.

Imagem
Não se esqueça das dicas tradicionais sobre a rede WiFi.


5. Fazer as gambiarras do Área 42

O Área 42 dispensa apresentações. Assita aos vídeos abaixo e aprenda a aumentar o sinal da rede WiFi usando lata de batatas fritas ou uma garrafa Pet.



Fonte: Tecmundo

Comentários

25 Fev, 2015 - 17:24

Comentários

silviola 25 Fev, 2015 23:09 0

wladgales escreveu:
Edu220937 escreveu:Comprei em 2012 um intelbras win 240 e to sofrendo com este lixo ,Xbox conecta as vezes(...)

Só tu mesmo p comprar um lixo desses da Intelbras. Tudo que é da Intelbras é um lixo...

Se for o modelo de 5 portas, é só desativar o Servidor DHCP dele e utilizar as portas 4 numeradas como entrada e saída ( switch ) que ele ( e qualquer roteador 5 portas ) ficam em bridge (modo ponte) ... sem necessidade de Port Forward / NAT nem nada... Exatamente como se fosse um hub/switch, repassando o DHCP gerado pelo modem e mantendo-o como gateway da mesma forma que se tivesse conectado direto.
Inclusive os dispositivos sem fio ficam gerenciados diretamente pelo modem.
Pra completar, no modem, ativem a opção uPnP para o Modem tentar abrir as portas automaticamente, compatibilizando totalmente com a Live e a PSN ( e outra rede qualquer que exija conexão sem NAT Restrito ).

wladgales 25 Fev, 2015 22:44 0

Edu220937 escreveu:Comprei em 2012 um intelbras win 240 e to sofrendo com este lixo ,Xbox conecta as vezes ,tenho que tirar ele da tomada e colocar de novo pra logar na live e usar net no smartphone ,vou ter que comprar outro pois esse não da mais.


Só tu mesmo p comprar um lixo desses da Intelbras. Tudo que é da Intelbras é um lixo...

Edu220937 25 Fev, 2015 22:15 -1

Comprei em 2012 um intelbras win 240 e to sofrendo com este lixo ,Xbox conecta as vezes ,tenho que tirar ele da tomada e colocar de novo pra logar na live e usar net no smartphone ,vou ter que comprar outro pois esse não da mais.

silviola 25 Fev, 2015 22:09 0

ratacoisa escreveu:So tenho uma: compre um roteador "honesto"

O que seria roteador "honesto" ?

Porque se estás se referindo a velocidade, desde os primórdios do universo wi-fi que a velocidade informada pelo fabricante ( nominal ) sempre é bem menor daquela obtida em produção ( real ).

ratacoisa 25 Fev, 2015 20:24 1

So tenho uma: compre um roteador "honesto"

silviola 25 Fev, 2015 19:58 2

Os 2 grandes vilões do Wi-Fi são:
1. Metal
2. Água
3. Edificações em geral

1. O metal causa o reflexo, retração e/ou refração do sinal. Ou seja, ele desvia o sinal. ( antenas externas são metálicas e concavas justamente para direcionar o sinal para um ponto fixo através de reflexão ).
2. A água causa um pouco reflexo e muito desvanecimento ( enfraquecimento ). Não só a água como também principalmente a umidade.
3. Edificações ( paredes e outros obstáculos ) causam em geral desvanecimento.

Dito isto, algumas dicas:
- A localização do Wi-Fi é a coisa mais importante, deve ser posicionado onde haja menos ação dos elementos citados.
- Cozinhas, Banheiros, Fogões, Geladeiras, ou seja: qualquer cômodo úmido ou utensílio metálico vai atrapalhar.
- Quantos mais paredes, pior.
- As gambiarras apenas fortalecem o sinal por aumentar a direcionalidade, mas com isso você perde o azimute ( os 360º das antenas OMNI's ).
- Se quer aumentar o sinal aumente o ganho da antena e não a potencia do radio.

zueraluiz 25 Fev, 2015 19:49 1

andersonzero escreveu:Como dispensa apresentações? nunca ouvi falar dessa porr@ de área 42!

Basd Ass

andersonzero 25 Fev, 2015 18:10 3

Como dispensa apresentações? nunca ouvi falar dessa porr@ de área 42!

Notícias