Microsoft reforça que certos recursos do DirectX 12 não funcionarão em placas atuais
A Microsoft revelou bastante coisa durante o evento de anúncio do Windows 10, mas não foi dita uma palavra sobre o DirectX 12. Ao menos não por alguém que estava em cima do palco. Numa conferência de imprensa depois da apresentação, porém, Mike Ybarra, diretor da plataforma Xbox, disse que será necessário comprar uma placa de vídeo nova para ter "os benefícios completos" do DirectX 12."Existem placas de vídeo com DirectX 11.1 que vão tirar boa vantagem do driver e do software que nós estamos trazendo para o Windows 10. Mas, se você quer os benefícios completos do DirectX 12, você vai precisar de uma placa de vídeo DX12", disse Ybarra.
Depois disso, representantes de Nvidia e Microsoft confirmaram a informação, e revelaram que o hardware atual vai funcionar bem com o DirectX 12. Placas de vídeo com arquiteturas Kepler e Fermi serão parcialmente compatíveis com a nova API. O mesmo vai acontecer com vídeos integrados Intel Core de 4ª geração (e mais recentes) e com as placas de vídeo AMD baseadas em Graphics Core Next (GCN). Vale notar, porém, que as GPUs Nvidia da série GTX 900 (GTX 960, 970 e 980) já incluem suporte total a DirectX 12, de acordo com a Nvidia.
Só que isso foi tudo que ele teve para dizer sobre a questão. Só teremos mais informações sobre o assunto daqui a pouco mais de 1 mês, durante a Game Developers Conference (GDC) 2015, que vai acontecer entre os dias 2 e 6 de março.
Nós já havíamos publicado a informação de que certos recursos do DirectX 12 serão exclusivos para placas de vídeo que ainda não foram lançadas. Quem explicou essa situação foi o vice-presidente sênior de conteúdo e tecnologia Nvidia, Tony Tamasi, durante março de 2014. Ele disse que as placas de vídeo atuais se aproveitarão de uma série de otimizações da nova API, mas não vão suportar alguns recursos que a Microsoft até hoje não anunciou.
Aranu 27 Jan, 2015 03:22 0
tr3v0rk3 25 Jan, 2015 16:36 1
xSMOK3x 25 Jan, 2015 14:27 0
Desde quando começou a ser desenvolvido Xone era pensando em DX12, ele teve de ser adiantado pq ps4 foi lançado! assim disse a M$!
E as novas da Nvidia são DX12 nativos, DX nao começou a ser moldado e desenvolvido ontem bando de noobs, isso esta sendo trabalhado a anos!
danielmeurer12 25 Jan, 2015 13:14 0
pois é cara, e a M$ reafirmou isso na news. Se você tivesse lido, ou caso tenha lido e for um analfabeto funcional, devia ter entendido que elas vão ser compatíveis sim, mas com algumas limitações pr não ter sido projetadas em cima do DX12, diferente da série 900 e provavelmente da R93xx e afins.
Borg 25 Jan, 2015 13:05 0
ADC 25 Jan, 2015 12:14 0
ArrowStrider 25 Jan, 2015 10:21 1
llmc71 25 Jan, 2015 10:11 1
Exato! This War of Mine, que zerei 100% com todos os personagens, ganhou trocentos prêmios de indie do ano pelo mundo afora (inclusive na Tribo).
Foi lançado recentemente e é um jogo DX9...
Abraços.
michel_paiva 25 Jan, 2015 09:54 1
cuceta 25 Jan, 2015 09:25 1
DirectX só server para vender placa de vídeo.
llmc71 25 Jan, 2015 08:37 1
Temos falado isso aqui na Tribo, exaustivamente, desde o meio do ano passado, inclusive tomando negativações por conta disso (o que faz parte do jogo).
E vou além: acredito que muito provavelmente NENHUMA das VGAs presentes no mercado possua DX12 full compliance. Ou o DX12 será inovador, trazendo elementos novos para biblioteca presente nesta API que ainda NÃO EXISTEM no mercado ou a diferença entre DX11.2 (consoles atuais e minhas velhas 7970) será pífia. Pra mim DX12 só inovará desafogando CPU, e mesmo assim porque o Mantle criou (graças a Deus) essa tendência. Não haverá rompimento brusco com o DX11.2, pois os consoles são cartas pesadas neste game, o que implica em dizer que VGAs DX11.2 terão sobrevida.
Abraços.
MatheusAmorimCE 25 Jan, 2015 07:45 -1
Obrigado, meu Sithis.