Os problemas dos últimos títulos AAA são causados pelos prazos
Nos últimos meses, os títulos AAA não têm obtido, particularmente, muita sorte. Entre os erros, falhas e modos totalmente inoperantes, grandes franquias e grandes produções estão chegando ao consumidor com problemas. Assassin's Creed: Unity, Halo: The Master Chief Collection e Driveclub são apenas alguns exemplos de um problema que vai além do desenvolvedor individual e que diz respeito a toda a indústria.
Keith Fuller, um desenvolvedor que já trabalhou em várias ocasiões com a Activision, falou dos problemas do atual modelo de desenvolvimento.
"Este é um problema que vem de muito tempo atrás: a presença de metas razoáveis a serem alcançadas dentro de um prazo. Este problema não foi resolvido por causa das estratégias das empresas que tentam espremer uma franquia de sucesso empurrando o desenvolvedor para criar algo maior e melhor em uma frequência muito estreita.
"Mesmo as editoras mais importantes não estão dispostas a arriscar. Os desenvolvedores raramente podem impor sua vontade para o departamento de marketing. Na maioria das vezes a comercialização impõe um prazo e não se importa com os bugs".
Outro veterano da indústria como o ex-membro da High Moon Studios, Clinton Keith, disse que concorda com Fuller: "Os estúdios estão sob pressão para alcançar um objetivo dentro de um prazo. O resultado é que o jogo é publicado, acaba vendendo menos e representa danos à marca. Os acionistas pressionam os editores que por sua vez pressionam os desenvolvedores criando um círculo vicioso".
O problema, então, seria o método usado para projetos com um orçamento elevado? O que você acha dessas reflexões e a situação atual dos títulos AAA?
Marlon018 10 Jan, 2015 04:20 1
Mas é difícil culpar os desenvolvedores, pois eles fazem o que a publisher quer. Eles tem um prazo e tem liberdade para pedir mais, mas não são todas as empresas que dão mais prazo.
MrDarkness 10 Jan, 2015 00:36 3
Eu imagino que a CDRed vá ter problemas semelhantes com Witcher 3, devido a extrema complexidade do jogo que querem fazer, mas se brincar ainda num será tão complexo (na programação), já q num vai ter de checar raça, habilidades e coisas do tipo a cada conversa.
RicardoMD 10 Jan, 2015 00:03 1
vidro1 09 Jan, 2015 18:53 2
Jansey 09 Jan, 2015 18:46 3
Amigo, eu não concordo com o caso da Bethesda. Eu acho a Bethesda uma empresa excepcional e seus jogos são de primeiríssima qualidade, MAS eles são repletos de bugs. Oblivion, Skyrim, Fallout... todos excelentes jogos, mas repletos de bugs!
Mas eu concordo em geral com o que você disse!
Abraços!
ItalloIgor 09 Jan, 2015 12:22 7
Somnus 09 Jan, 2015 12:21 1
Concordo, eu n tenho pressa nenhuma.
MrDarkness 09 Jan, 2015 12:09 6
Bom, como consumidor, tenho de fazer minha parte e comprar apenas bons jogos, caso contrário irão tentar sempre me vender jogos inferiores pelo maior preço possível.
TONY MIG 09 Jan, 2015 12:02 1
maikeldassi2 09 Jan, 2015 10:48 5
VLW MASTER OF THE OBVIOUS!!!