Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O olho humano percebe diferenças na resolução 4K?



Parece que o "Full HD" está virando coisa do passado; a tecnologia evolui rápido e atualmente só se fala em "Ultra HD", 4K... No início do ano, na CES – a maior feira de tecnologia do mundo –, em Las Vegas, acompanhamos dezenas de lançamentos 4K (o que aponta essa fortíssima tendência). Mas então surgiu uma dúvida: qual é o limite da nossa visão para telas com resolução cada vez maior?

O "4K" (ou Ultra HD) tem resolução de 8,3 megapixels, quatro vezes mais que o Full HD. Segundo o doutor Paulo Schor, oftalmologista da Unifesp, a relação entre o olho humano e as telas de alta resolução é muito pequena. Mas ainda assim, alguns parâmetros podem medir mais ou menos quanto a gente enxerga. O primeiro fator é a capacidade de discriminação entre dois pontos; é o chamado mínimo ângulo de resolução visual. Um segundo fator é a luminosidade mínima captada pelo olho humano. E, mais do que isso, é preciso levar em conta o campo visual que nós temos.

Um bom exemplo para entender essas variáveis é imaginar duas estrelas no céu. Se elas estiverem muito próximas uma da outra, a gente só vê um borrão. Para enxergar as duas é preciso que elas atendam àquele ângulo mínimo de resolução visual. Se o brilho dessas estrelas for muito fraquinho, a gente também não vai enxergar por mais afastadas que elas estejam... E, por último, essas estrelas precisam estar no nosso campo visual – parece óbvio, mas para enxergá-las, precisamos estar olhando para elas.

Com base nesses dados foi possível calcular a resolução do olho humano. Considerando nosso ângulo de visão de 120 graus, chegou-se ao valor de 576 megapixels – esta seria a resolução máxima que poderíamos enxergar. Mas, de novo, olho não pode ser simplesmente comparado com uma tela.

"A definição é uma parte muito inicial na importância da imagem. Ela é importante, mas tem uma importância de 25%, 1/4 da nossa visão vem da quantidade de células que a gente tem na nossa fóvea, que é uma parte muito pequenina da nossa retina", explica Schor.

Se nossa visão fosse baseada apenas pelos olhos, seria fácil. Mas além de ter dois olhos e poder movê-los ao redor da cena, nosso cérebro é poderoso para combinar os sinais, entender profundidade e montar uma imagem com resolução ainda maior do que é possível com o número de fotorreceptores da nossa retina.

"A gente não precisa ter mais resolução para ter uma experiência visual melhor. A gente provavelmente já chegou no limite de resolução que vai fazer algum sentido para o nosso olho", continua o oftalmologista.

Será que o 4K é o limite? Se pararmos pra pensar, na distância que assistimos TV ou mesmo assistimos a um filme no cinema, talvez faça sentido. Afinal, telas com resolução superior a 4K, como é o caso do 8K (que já existe), só conseguimos notar diferença na qualidade da imagem quando nos aproximamos bastante da tela. E aí, assistir ao conteúdo que seja assim, colado na tela, não faz muito sentido.

Fonte: Olhardigital/Uol

Comentários

04 Jan, 2015 - 15:43

Comentários

silviola 06 Jan, 2015 03:30 1

Genarte escreveu:Tudo depende da distancia da TV/COMPUTADOR.
Fiz um teste de resolução na TV a uma distância de 3 metros e vi pouca diferença entre 1080p e 720p. Mas no PC a diferença é enorme (tudo fica mais limpo em 1080p, em 720p você percebe muito serrilhado.

Você precisa utilizar um monitor de Plasma para perceber a verdadeira diferença, tecnologias LCD/LED ficam presas a resolução nativa ( 1080p ) e degradam demais a imagem a utilizar qualquer resolução menor, então o teste fica sempre prejudicado muito mais por este fator do que pela degradação da resolução em si. Isso não ocorre no Plasma ( nem mesmo no CRT ).

Genarte 05 Jan, 2015 18:24 0

Tudo depende da distancia da TV/COMPUTADOR.
Fiz um teste de resolução na TV a uma distância de 3 metros e vi pouca diferença entre 1080p e 720p. Mas no PC a diferença é enorme (tudo fica mais limpo em 1080p, em 720p você percebe muito serrilhado.

Gustavo6496 05 Jan, 2015 16:56 0

Acho que a diferença dos jogos é que ira diminuir os serrilhados, achoque ant maior a resolução menos serrilhado o jogo te, e menos anti aliasing ele precisa.

Mas posso estar errado.

dkmodejf 05 Jan, 2015 16:13 0

lucaslash1 escreveu:concordo plenamente com o @dkmodejf e com o @chinobistar, assim que comprei meu ps3, lá pelos idos de 2011 quando não era tão relevante a discussão de relativa aos 1080p ou 720p, ele veio configurado pra executar a 720p, depois de mt tempo eu vi nas configurações e mudei pra 1080p, nos jogos em que era possível e a diferença era perto de zero, nos jogos de pc em que dá pra mudar bem isso eu sinto como se o 1080p fica mais claro, mais amigavel aos olhos, mas mesmo assim não faz diferença, especialmente pq pra ter um gameplay bom nos jogos atuais com minha r7 265 é preciso fazer concessões...

Isso aí cara. Eu já vi nego falar o absurdo de preferir jogar no low a 1080p do q colocar no ultra em uma resolução inferior, vê se pode... tipo, como se texturas, efeitos de luz e tal não fossem mais importantes no que tange ao visual do jogo... isso é afirmar que minecraft a 1080p tem gráficos melhores do q Assassins Creed Unity a 720p... rsrsrsrsrsrs.

lucaslash1 05 Jan, 2015 16:06 0

concordo plenamente com o @dkmodejf e com o @chinobistar, assim que comprei meu ps3, lá pelos idos de 2011 quando não era tão relevante a discussão de relativa aos 1080p ou 720p, ele veio configurado pra executar a 720p, depois de mt tempo eu vi nas configurações e mudei pra 1080p, nos jogos em que era possível e a diferença era perto de zero, nos jogos de pc em que dá pra mudar bem isso eu sinto como se o 1080p fica mais claro, mais amigavel aos olhos, mas mesmo assim não faz diferença, especialmente pq pra ter um gameplay bom nos jogos atuais com minha r7 265 é preciso fazer concessões...

chinobistar 05 Jan, 2015 15:06 0

dkmodejf escreveu:Galera, por favor, meu comentário é sem fanboyolisse, somente pra tirar uma dúvida minha mesmo. Vamos engrandecer o debate e não ficar discutindo por coisas inúteis.

Eu sinceramente não consigo notar diferença quando reduzo a resolução num jogo. Tipo, passar de 1080p pra 900p, 792p, claro que menos de 720 dá diferença, agora acima de 720 não consigo ver muita diferença. Assim na minha opinião a resolução é totalmente descartável, prefiro um jogo em 900p a 60 fps do que um 1080p em 30 fps... Tipo pega um jogo de xbox One a 900p e põe do lado do mesmo jogo no PS4 a 1080p, não vai dar pra ver diferença tb...

Minha TV era Full HD 42p, agora comprei uma Full HD 60p, vou fazer uns testes nela pra ver se noto diferença agora.

Eu também não noto quase nenhuma diferença. Acho que o pessoal cria diferenças que não existem pra exaltar suas plataformas. Agora, a diferença de 30 pra 60 FPS é bastante perceptível, dá pra perceber perfeitamente se um jogo está a 30 ou 60.

kakapc 05 Jan, 2015 14:33 2

ronyalan3 escreveu:
SERGIO_372 escreveu:Lembrei dessa frase clássica.

"A visão humana não capta mais que 30fps"

- Galaxy.News.Games

Se ferrou!


Lenda da gamevicio. kkkkkkk


verdade ta +pra um mito classico kkkkkk só na game vicio mesmo
ronyalan3 escreveu:
SERGIO_372 escreveu:Lembrei dessa frase clássica.

"A visão humana não capta mais que 30fps"

- Galaxy.News.Games

Se ferrou!


Lenda da gamevicio. kkkkkkk


concordo ta +pra um mito clássico kkkkk

silviola 05 Jan, 2015 13:45 0

É um paradoxo. Em uma tela enorme, a poucos metros de distância você diferencia resoluções maiores como 4K ou 8K . Porém a limitação da sua visão periférica não conseguiriam assistir ao resto da tela. Então: Percebe diferença: sim . Melhora alguma coisa para o espectador que vai assistir a uma distância onde sua visão periférica consiga englobar toda a tela: não.

dkmodejf 05 Jan, 2015 13:08 0

Galera, por favor, meu comentário é sem fanboyolisse, somente pra tirar uma dúvida minha mesmo. Vamos engrandecer o debate e não ficar discutindo por coisas inúteis.

Eu sinceramente não consigo notar diferença quando reduzo a resolução num jogo. Tipo, passar de 1080p pra 900p, 792p, claro que menos de 720 dá diferença, agora acima de 720 não consigo ver muita diferença. Assim na minha opinião a resolução é totalmente descartável, prefiro um jogo em 900p a 60 fps do que um 1080p em 30 fps... Tipo pega um jogo de xbox One a 900p e põe do lado do mesmo jogo no PS4 a 1080p, não vai dar pra ver diferença tb...

Minha TV era Full HD 42p, agora comprei uma Full HD 60p, vou fazer uns testes nela pra ver se noto diferença agora.

shadowha 05 Jan, 2015 09:13 0

marquinhocdl escreveu:TA TUDO LINDO, MAS QUERO VER MIDIA PRA GRAVAR TANTOS ARQUIVOS EM 4K E 8K, BAIXEI APENAS UM VÍDEO DE AMOSTRA EM 4K PRA ASSISTIR TEMPOS ATRAZ DE 12 MIN E O TAMANHA ERA DE 12GB OU SEJA 1GB POR MINUTOS, AGORA FAZ A CONTA EM FILME DE 2 HORAS??? KKKK TO ANCIOSO PRA VER O QUE VAI ACONTECER. Folks


Segundo eu vi vai ser utilizado o codec H.265 para comprimir os arquivos e deixar no tamanho dos arquivos em FUllHD. Vamos ver se na prática vai ser assim.

fahfts 05 Jan, 2015 03:42 -6

NoobGod escreveu:
LucasRaykard escreveu:esse fahfts Bwahaha! eu nunca vi uma news que esse muleq é positivado Bwahaha! se ele comenta um "A" ele toma negativo Bwahaha!

Também esse cara só cria comentário besta, e é um trollzinho migrado já há algum tempo da Gamelixo, ops, quero dizer Gamevício. Não é à toa que não digita nada que presta.


Trollzinho? Me respeita por gentileza! Eu não estou ofendendo ninguém, toda postagem publicada ao público está sujeito a criticas e observações. Estou no meu direito de comentar, assim como você tem sua liberdade de expressão.

fahfts 05 Jan, 2015 03:26 -10

LucasRaykard escreveu:esse fahfts Bwahaha! eu nunca vi uma news que esse muleq é positivado Bwahaha! se ele comenta um "A" ele toma negativo Bwahaha!


q?