Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Medal of Honor: veja curiosidades da popular franquia FPS

Medal of Honor é popular série de jogos de tiro em primeira pessoa que fez sucesso em diversas plataformas, começando pelo saudoso Playstation. Com a conhecida temática de guerra, as versões marcaram pela constante ação e cenas memoráveis. Confira as melhores curiosidades do game.



Sucesso de Spielberg

O primeiro título, Medal of Honor (Playstation), lançado em 1999, veio logo depois do sucesso estrondoso do longa O Resgate do Soldado Ryan. O game foi idealizado justamente por Steven Spielberg, responsável pelo filme.

Imagem

Cena do filme: O Resgate do Soldado Ryan


O jogo incorporava a mesma temática sobre os conflitos da Segunda Guerra Mundial, e não demorou para cair nas graças dos donos do console, já que contava com belos gráficos e boa jogabilidade para a época.

Cães bons de mira

No jogo Medal of Honor: Underground (PS, 2000), em alguns momentos do game era possível enfrentar cães armados com metralhadoras e lançadores de mísseis. A cena estranha chamou muita atenção na época, já que o game carregava uma conduta mais séria.

Imagem

Cachorros atiradores e outros personagens bizarros marcaram presença no game


Em outras passagens os jogadores se deparavam com cavaleiros armados com escudos e machados, zumbis, robôs e outras bizarrices.

Polêmicas

Como todo bom game recheado de violência e referências a conflitos da vida real, Medal of Honor foi pivô de algumas polêmicas durante os seus melhores anos.

Imagem

Talibãs eram uma das facções jogáveis


Talvez a principal delas tenha sido com a versão de 2010, quando o game teve a sua venda proibida no Canadá e Reino Unido devido à presença de uma facção Talibã no modo online. A loja Gamestop também entrou na onda, e se recusou a distribuir o game.

Audio reciclado

As coincidências com o blockbuster O Resgate do Soldado Ryan não param só na temática e idealizador do game. A primeira versão do jogo, de 1999, contava com o seu audio praticamente todo reaproveitado do longa metragem, incluindo trilha sonora, sons de disparos e explosões.



Curiosamente, o filme recebeu prêmios pela bela trilha sonora, que posteriormente foi parar no game publicado pela Eletronic Arts, e que fez sucesso no PlayStation.

Depoimentos de soldados

Para produzir a campanha de Medal of Honor: Warfighter, os desenvolvedores conversaram pessoalmente com soldados e familiares, para entender um pouco mais sobre o drama de uma guerra.

Imagem

Campanha tentou humanizar os personagens, mas terminou em confusão


A ideia terminou não dando muito certo, já que alguns soldados terminaram punidos pela revelação de conteúdo sigiloso, e o game não foi um grande sucesso.

Final amargo

Depois do fracasso nas vendas e análises de Warfighter, a EA decidiu encerrar de uma vez por todas a produção de novos títulos da série, que já vinha enfraquecida. No total, o game vendeu pouco mais de dois milhões de unidades, e terminou retirado das prateleiras pouco tempo depois de seu lançamento.

Imagem

O grande concorrente

Um dos principais fatores para a melancólica despedida de Medal of Honor foi a chegada de Call of Duty, que tirou a confortável posição do game da EA, que até então não tinha grandes concorrentes diretos.

Imagem

Call of Duty foi um dos responsáveis pelo fracasso das versões mais recentes de Medal of Honor


O blockbuster da Activision trazia campanha cheia de novidades, belos gráficos, e de quebra, um modo online incrível. Com os tempos, a vantagem de CoD só cresceu, inviabilizando sequer uma competição justa.

Fonte: Techtudo

Comentários

02 Jan, 2015 - 19:31

Comentários

Jungato 03 Jan, 2015 21:41 0

Com exceção dos MoH do ps2, fechei todos e pra mim o melhor foi o Airborner, foi muito inovador pra série, era muito legal mntar estratégia a cada salto.

ciriguelaman 03 Jan, 2015 19:31 1

Creio que o Medal of Honor pode ser um dos jogos que estão entrando nessa onda de remasterização. Os primeiros eram muito bons e divertidos. Atualmente com essa onda de jogos atuais/futuristas creio que um FPS à moda antiga narrando guerras passadas poderia ser até bem vindo.

sarjh 03 Jan, 2015 17:47 0

pra mim, tudo tem seu tempo.
cresci jogando medal of honor no ps1 e depois de muito tempo comecei a jogar call of duty:modern warfare e os posteriores.
medal of honor foi bom na sua epoca, e call of duty tambem na sua.
as produtoras tem q deixar de ser mercenárias e começar a desenvolver títulos novos e parar de ficar reaproveitando titulos antigos, como foi o caso da saga "Resident Evil" que de tanto ser reaproveitada acabou perdendo a identidade.
termino dizendo: Toda boa historia tem começo, meio e fim. Joinha!

pantcho-e 03 Jan, 2015 11:35 0

é mas novamente a ea ta ai competindo de frente com os fanboys de call of duty pra min call foi bom até o 2 dai pra frente so bf mesmo .ea esta fazendo certinho ouvindo os jogadores falta isso pras outras empresas.bom essa é minha opnião

jack5000br 03 Jan, 2015 08:40 0

pra mim,medal of honor morreu no frontline do ps2.depois so veio lixo e mais lixo.

chakkall88 03 Jan, 2015 03:34 0

Saudades das jogatinas com os amigos por horas no MoH do PS, também estou no aguardo do retorno da guerra antiga, isso de voar foi a gota d'água, for a instabilidade dos servidores, volta aquela época de server dedicado onde cada clan tem o seu e põe vote kick ou kicka quem achar necessário, isso de HOST e servidores onde acharem melhor não é legal...

Ps.: campanha parei no CoD4 só compro pelo MP e não curti os 2 últimos...

rafaelpascoa 03 Jan, 2015 02:55 0

Saudades da Comunidade de Medal of Honor Spearhead, salve pra galera do Brasucas, R|A, SoH, Fec e etc

undjack 03 Jan, 2015 00:24 0

Sinto falta de games como MOH, Brothers in Arms e COD, que abordavam a primeira e segunda guerra, ainda a muito conteudo historico para se basear (guerras frias, tomadas de países e cidades e a aliança de países na guerra)

fruto_da_discordia 02 Jan, 2015 23:43 1

Rickman escreveu:Só para esclarecer e ser justo, o lance do cão atirar no Medal of Honor undergroud do PS1 eram as fases bônus que iniciavam logo depois de você completar a campanha, a campanha era séria e realista, as fases bônus eram como um mod engraçado para você se divertir, muitos ficavam confusos porque o modo iniciava automaticamente logo apos o fim da campanha, e logo pensam que aquele mod é um continuar da campanha, mas não é ! quem jogou, sabe diferenciar !


Exatamente, eram as fases extras depois da campanha normal, essas fases adcionais eram para zoar mesmo, tinha que montar um boneco e depois o boneco te ajudava, e tinha varias bizarrices, e Lembrando os 2 primeiros Medal of Honor do Play 1 e os 2 primeiros do PC, esses sim mereciam um Remake, imagina jogar esses 4 mencionados em Engines modernas, e trazer o Steven Spielberg para comandar novamente, sonhar não custa nada, mas a EA é burra e consegue matar suas melhores franquias.

kalango1 02 Jan, 2015 23:39 0

Nossa! quando criança eu amava esses cachorros e cavaleiros me seguindo,pois o coração chegava gelar kkkk quando os "homi vinha com aquelas espadas batendo no escudo atras de mim" saudades.......

kalango1 02 Jan, 2015 23:34 0

Rickman escreveu:Só para esclarecer e ser justo, o lance do cão atirar no Medal of Honor undergroud do PS1 eram as fases bônus que iniciavam logo depois de você completar a campanha, a campanha era séria e realista, as fases bônus eram como um mod engraçado para você se divertir, muitos ficavam confusos porque o modo iniciava automaticamente logo apos o fim da campanha, e logo pensam que aquele mod é um continuar da campanha, mas não é ! quem jogou, sabe diferenciar !

oo,eu joguei quando criança na casa de um amigo,até então pra mim era o modo campanha mesmo,valeu pois só anos depois (hoje) que eu to sabendo hehe Joinha! Joinha!

xnandoxbr 02 Jan, 2015 22:29 1

Olha, não sou entendedor de trilhas sonoras, mas a informação que diz que a trilha sonora do jogo foi reaproveitada do filme é falsa, porque quem produziu a trilha do jogo ( que foi do zero ) foi o compositor Michael Giacchino e não tem nada haver com o filme. Aliás MIchael Giacchino fez trilhas sonoras para o 1º Call of duty e diversos filmes da PIXAR. True Story!

Notícias