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Retrospectiva: o ano em que o mundo jogou Pokémon e as empresas se aproximaram dos fãs

Com o final da Capcom Cup neste fim de semana, podemos dizer que 2014 já terminou para o mundos dos games. A tendência é que poucas novidades e jogos apareçam até o ano que vem.

Por isso, é hora de olharmos esses últimos 12 meses e vermos o que aconteceu no mundo dos games neste ano. Vamos começar lembrando daquele momento lindo em que o mundo se juntou para jogar Pokémon, e também como as empresas estão criando eventos próprios para se aproximar dos jogadores.

Twitch Plays Pokémon

2014 viu nascer uma nova categoria de jogos. Algo estranho, bizarro, mas igualmente genial: uma espécie de MMO via streaming que foi Twitch Plays Pokémon.

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Twitch Plays Pokémon (TPP) entrou no ar em fevereiro. Um programador australiano, que até agora não teve a identidade revelada, usou alguns recursos de Java para possibilitar que pessoas no chat do streaming conseguissem controlar o personagem do jogo. No caso, a versão Red/Blue de Pokémon para Gameboy.

Todos no chat poderiam digitar comandos para controlar Red, mas com centenas de pessoas fazendo isso ao mesmo tempo, o simples andar se tornava uma tarefa difícil.



Pronto, a ação caótica e extremamente viciante de se acompanhar foi o suficiente para transformar aquilo em um fenômeno. Durante algumas semanas, não se falava de mais nada a não ser Twitch Plays Pokémon. No seu auge, o streaming chegou a ser acompanhado por mais de 120 mil pessoas, todas elas querendo controlar o treinador Pokémon em sua jornada em capturar os monstrinhos.

Muito desse fenômeno de deve a própria comunidade que foi criada em torno de TPP. Toda uma mitologia com os Pokémons capturados foi criada, inclusive o nascimento de uma religião e um deus: Lorde Helix (o Pokémon Omanyte que pode ser escolhido em um ponto no jogo).

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Twicth Plays Pokémon se tornou uma espécie de experimento social, a união (ou não) de várias pessoas se ajudando com um mesmo objetivo.

Logo outros streamings, com outros jogos, começaram a aparecer: Zelda, Mário, Street Fighter… Até mesmo ideias alternativas como um peixe em um aquário controlando o personagem apareceram, mas nenhum chegou perto da popularidade de TTP.

Após terminar Pokémon Red/Blue, o streaming continuou com as demais versões do jogo, mas nunca conseguiu voltar a chamar a atenção e ter a popularidade do início.

O TPP ainda está no ar e recentemente algumas centenas de pessoas que ainda acompanham o streaming terminaram Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire.

Empresas fazendo eventos e conteúdos diretos para os fãs

Blizzcon, PlayStation Experience, Capcom Cup. Esses são alguns exemplos de algo que começou a acontecer mais em 2014: eventos para fãs, feitos de forma oficial pelas próprias empresas.

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Já na E3 desse ano, a Nintendo realizou o Invitational, um mini torneio de Super Smash Bros. Com a plateia cheia de fãs, a empresa também aproveitou para aumentar o hype pelo Super Smash Bros para Wii U e 3DS que foram lançados recentemente. A Nintendo acertou em cheio aqueles que ela queria acertar, sem tomar os riscos de uma apresentação tradicional de E3.

Agora no fim do ano, tanto BlizzCon quanto PlayStation Experience foram quase uma mini E3 para, respectivamente, a Blizzard e Sony, com produção de grande porte, transmissão ao vivo por streaming e vários anúncios foram feitos em ambos os eventos.

O melhor é que os fãs de cada empresa é que foram agraciados com a possibilidade de falar com desenvolvedores, participar de painéis com discussões de jogos favoritos e efetivamente jogar games que só devem sair ano que vem.

Isso só prova que as empresas de games finalmente estão conseguindo conversar com o seu público de forma mais direta, sem intermediários para causar "ruídos" entre o que a empresa quer passar para os jogadores.

A própria Nintendo vem conseguindo bons resultados com os Nintendo Direct já há algum tempo.

A Microsoft também está entrando no clima com os Inside Xbox, programas mensais para mostrar as novidades para a plataforma. O Inside Xbox, inclusive, possui uma versão brasileira produzida aqui mesmo no país.



Esses foram só dois dos mais importantes acontecimentos em 2014.

Fonte: Kotaku

Comentários

15 Dez, 2014 - 18:01

Comentários

chucky515 16 Dez, 2014 10:33 0

eu não joguei pokomon

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