Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Só para os que podem pagar?

Se tem algo que alegra e muito o entusiasta de jogos de PC é montar sua própria máquina. Peça por peça, como um brinquedinho cujas partes precisam ser juntadas uma a uma para que funcione. Essa sensação é quase tão boa quanto como jogar os games. É isso que a indústria de hardware nos proporciona, além de outras coisas. Porém, o mercado que alimenta nosso entusiasmo tem mostrado características predatórias e de pouca franqueza com o consumidor.

A exemplo disso, a Intel. A qualidade de seus produtos é indiscutível, com desempenho muito bom. Porém, o preço é algo que arranca muita grana dos bolsos de seus usuários. Sem essa de conversa de apoio a essa ou outra empresa, o que precisamos é de produtos bons cujo valor por eles seja justo. Na relação AMD e Intel, nota-se que, na comparação processador por processador, a última leva vantagem por desempenho e baixo consumo de energia; porém, os números não mostram um percentual tão alto a seu favor que justifique preços duas vezes ou até três vezes maiores aos praticados pela AMD.


Imagem

Quem pode pagar, se vangloria disso em relação a quem não pode, muitas vezes. Mas o que aquelas pessoas fazem, realmente, é alimentar um tipo de consumo que cada vez mais restringe o público consumidor de peças de alto desempenho. Ao público dos que "podem". Pois, se, para a empresa, há saída para seus produtos de preços mais altos é porque há quem os compre. Mesmo que sejam poucos. Nesse cenário, a tendência é o preço subir mais e mais, afinal que empresa não gostaria de saber até que preço pode pedir de quem acha que pode pagar?

Mas a questão não é essa, a "Se podemos". A questão é: por que pagar o dobro por algo cuja qualidade é 20 ou 30 por cento melhor que o outro produto? É essa pergunta que devemos fazer ao poupar uma grana do salário por meses, ir até à loja ou ao site e comprar aquela peça que deixará o PC "fodão", ao nosso conceito. Ainda mais, se eu comprar, " Que tipo de consumo estarei incentivando?". São perguntas fundamentais. Não servem apenas para compra de hardwares, mas para quaisquer outros tipos de compras.

Elevar o preço porque tem produto melhor é comum e justo. Mas não a valores que extrapolem o senso-comum e raspem a nossa carteira até o último centavo. Digo mais, essa prática cria precedentes perigosos. Imaginem que a AMD ou outra empresa desenvolvam processadores exatamente ou melhores em todos os quesitos que os da Intel. Sabendo de quanto essa última empresa cobra por seus produtos, a AMD ou essa outra empresa não quererá praticar preços semelhantes ou mais salgados? Nesse caso, o fato de haver concorrência não nos livrará de pagar mais caro, afinal há "os que podem".


Imagem

No caso da Nvidia, não oficialmente, sabemos que os jogos promovidos por ela chegam ao consumidor de suas placas "melhorados". Mas o que muita gente não vê ou não quer ver é que os requisitos para jogar esses games exigem, praticamente, a compra de equipamento novo. Sobre o último jogo da Ubisoft patrocinado pela fabricante citada, ele chegou a nós logo após o lançamento de uma nova linha de gpus série 900 . Daí eu lhes pergunto, "Uma GTX 680 como requisito mínimo para jogar Assassins Creed Unity é ou não suspeito? Corrobora ou não o que digo?

Claro, se você pode trocar de gpu a cada ano, isso não lhe parecerá ser problema, nesse caso. Mas quem não pode, sente-se frustrado por saber que sua GTX 680 está apenas nos requisitos mínimos de um jogo cujo desempenho é satisfatório em consoles com chips gráficos inferiores. Não só frustrado, mas também levado a se questionar se deve ou não trocar sua placa de vídeo. Porém, se tivermos um pouco mais de reflexão e consciência, a pergunta seguinte será: por que incentivarei com meu dinheiro suado o trabalho de uma empresa ou um tipo de consumo que não tem respeito por mim?


Fonte: Tribogamer

Comentários

24 Nov, 2014 - 15:21

Comentários

joeback66672 25 Nov, 2014 09:14 2

Gente pra que tanta agressividade? primeiramente rodou lisinho aqui na minha GTX 750 ti+E8400 3.0 GHZ+4 DE RAM (Munitor 1366x768) V-SYNC ligado fica de boa nos 50~60 fps...
Tipo: ISSO é maior treta da intel e Nvidia, eu tenho a mente aberta e sei q a 680 q ta como min roda de boa em uma resolução mais fraquinha.. agora se vc quer consiguir rodar tudo no ultra sem pixel estourado nem um... usa uma titan ou tenta rodar com uma 980... mas na boa quem tem um i3 3220+GTX 780 TI+ 4 DE RAM... Consegue rodar legal, da pra se divertir em 1080p com quase tudo no talo... flw ai galera da uma refletida e pesquisada antes de gastarem muito dinheiro... afinal n ta facil pra ninguem conseguir Dilmas ultimamente

Priston31 25 Nov, 2014 02:26 3

Nossa que news fraca, primeiro requisitos necessários em jogos SEMPRE foi usado como marketing, acredita nisso quem é novo no mundo dos jogos ou inocente d+ pra ver a realidade, e em segundo o I5 da Intel mesmo sendo mais caro tem custo x beneficio melhor do que qualquer AMD pois ele não custa tão mais caro e tem um desempenho bem melhor, então news com conceitos completamento falhos e o no ponto principal da news nos vivemos em um mundo capitalista oque move ele é o dinheiro então sempre vai ter o absurdamente caro mesmo que seja um pouco melhor e as vezes é até a mesmo coisa basta ver consoles feitos de ouro, gabinetes com casemod e varias outras coisas, e simplesmente compra quem tem o dinheiro e quer ter o prazer de ter essas pequenas (ou não) regalias.

animecave 25 Nov, 2014 01:15 1

esses preços altos da intel e nvidia só vao fazer a plataforma pc ficar menos popular para games, trabalho q a steam vem tendo pra deixar a plataforma popular so gamers, as empresas d hardware estao acabando, logo logo até eu estarei pensando.. ao invezs d ficar indeciso ao comprar essa ou aquela placa d video, melhor ficar indeciso se comprarei esse ou aquele console, pq pelo visto ta saindo mais em conta jogar em console doq em pc, ja q os jogos d console sao muito melhor optimizados e e dificilmente apresentam bugs ou quedas d frames, com boa qualidade à um preço que é cobrado só pela placa 970 da nvidia q nem é a mais top

razak159 25 Nov, 2014 01:01 2

o ponto mais interessante dessa noticia é quando fala que o ac unity pede de requesito minimo uma placa superior as placas do consoles e isso é bem verdade os games de pc sempre vem mal otimizados ou eles ja fazem isso justamente pra vender placas novas pois os requesitps desses novos games estão exorbitantes e sem o menor sentido,tem jogo ai pedido placa de 1000 reais como requesitos recomendado e se vc olhar o grafico do game n é pra isso tudo n

peplegal 24 Nov, 2014 21:21 7

.
Há 30 anos, produtos Tecnológicos eram Caros devido ao alto custo de desenvolvimento, limitada capacidade de produção, e claro devido a pouca demanda.

Há 20 anos, após a REVOLUÇÃO TECNO-INDUSTRIAL dos Tigres Asiáticos, seguidos pelo Japão, e recentemente pela China, o preço da Tecnologia DESPENCOU.

Há 10 anos, após a APPLE ter criado o conceito de GRIFE TECNOLÓGICA, usando um intenso MARKETING para ELITIZAR seus produtos....vários outros fabricantes gostaram desta IDÉIA e seguiram a mesma ONDA (Intel, por exemplo).

O Conceito de "Grife" é tão antigo quanto a Humanidade...porém, só muito recentemente ele vem sendo aplicado ao mundo da Tecnologia.

Antigamente, as "Grifes" eram baseadas na Tradição e na Qualidade (exemplo, a Seda do Oriente, Relógios Suiços, Vinhos Franceses).

Hoje em dia, basta gastar muito dinheiro em Marketing Elitista (que apela pra vaidade dos Consumidores, alegando que "poucos" são merecedores daquele produto).

.

Scanlly 24 Nov, 2014 20:57 -2

pestana7 escreveu:Sempre montei meu pc AMD justamente pelo preço em conta.


E sempre se FU**** !

artemenes 24 Nov, 2014 19:58 5

no paraguay com dinheiro de comprar 1 780 comprei 2 280x

pestana7 24 Nov, 2014 18:29 5

Sempre montei meu pc AMD justamente pelo preço em conta.

nelson_seixas 24 Nov, 2014 16:20 10

Sempre montei meus PC's. concordo com a satisfação de adquirir e monta-lo como quero e acho viável. Mas tb entendo o lado das empresas. o desenvolvimento de algo custa caro e os investimentos são altíssimos com laboratórios, testes, equipamentos, treinamentos ... , porém o que acho que poderia ser aplicável é que o nosso governo diminuísse as taxas e impostos aplicáveis para essas tecnologias ou transferisse esses impostos desse produtos em incentivos para o desenvolvimento da tecnologia em no nosso país.

SpeedMAX 24 Nov, 2014 16:11 6

Concordo em parte com o texto, pois não devemos tomar o exemplo da Ubisoft como padrão e generalizar. Shadow of Mordor, Ryse, DA Inquisition são exemplos de jogos que rodam em PCs bem modestos. Esqueçam a Ubisoft... Por favor.

Eu fiquei três anos com minha 560ti e jogando tudo tranquilamente... Agora troquei de PC e peguei uma GTX 970. Pretendo ficar, pelo menos, 5 anos com ela (mesmo que com o tempo tenha que começar a reduzir algumas opções gráficas).

F0d4-se a Ubisoft e seus jogos bugados e mal otimizados!!!

Marlon018 24 Nov, 2014 16:01 7

Eu não fico alegre montando um PC, muito pelo contrário. Acho a pesquisa e a decisão de peças uma tortura psicológica que só termina quando se tem o PC em mãos. kkkkkkk

Notícias