Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Episódio de South Park que satirizou jogos F2P é uma clara referência a Family Guy: Quest for Stuff



O episódio "Freemium Isn’t Free", da 18ª temporada de South Park, chamou a atenção ao abordar o polêmico tema dos jogos Free-to-Play. Você sabe, aqueles jogos oferecidos gratuitamente mas que tenta ao máximo empurrar itens pagos para seus usuários gastarem dinheiro real.

No episódio exibido na semana passada, o governo do Canadá lançou um jogo F2P com os personagens Terrance & Phillip apenas para aproveitar o modelo de negócio e explorar os jogadores, transformando os milhões gastos pelos usuários dentro do jogo em uma forma de receita para o país.

Ao ver o episódio, a designer Chelsea Howe, notou algumas semelhanças entre o mobile game de South Park com Family Guy: Quest for Stuff, game mobile lançando alguns meses atrás e que teve Howe como responsável pela parte visual.


Imagem

Ao fazer uma comparação em seu Twitter, a designer notou que as principais características do layout do jogo de Family Guy estavam presentes no app do episódio. Mas ela não se ofendeu com a sátira, muito pelo contrário. Howe afirmou que até gostou da brincadeira, se sentindo honrada pelo fato dos produtores do desenho terem jogado seu game.

"[Depois de observar a semelhança] Eu assisti o resto do episódio pensando ‘eles estão tirando sarro de mim, de toda a minha indústria e eu estou muito animada com relação a isso", afirmou Howe." Eu me senti totalmente famosa, de um jeito estranho".

Lançado para iOS e Android, Family Guy: Quest for Stuff realmente levava o termo Free-to-Play ao pé da letra ao quase "forçar" o usuário a ter que desembolsar dinheiro real para progredir dentro do game. A forçação de barra da TinyCo. foi tanta que, em uma parte do game, o jogador só poderia completar a missão se gastasse US$ 4,99 com um determinado item.

O sistema F2P é alvo de muitas críticas por parte dos jogadores pelo fato de sempre colocar o dinheiro como o objetivo principal. Porém, para Howe, para o jogo dar certo ele precisa ser divertido e cativar o público. "Pelo menos para mim, isso sempre foi sobre como eu posso fazer isso melhor? E para realmente fazer as coisas de uma maneira divertida, sendo inspirador, positivo e fazendo você querer voltar", disse a designer. "Jogos deveriam ser uma experiência genuinamente prazerosa e agradável", completou.

Bem, estas lindas palavras não se tornaram realidade em Quest for Stuff, não é mesmo?

Quem quiser assistir Freemium Isn’t Free é só clicar aqui.

via Polygon

Fonte: Kotaku

Comentários

13 Nov, 2014 - 16:10

Comentários

razak159 14 Nov, 2014 01:04 1

f2p é e sempre sera uma **** sacanagem eu preferia pagar para adquirir alguns games f2p do que jogar contra players que gastam 20mil reais na conta pq assim fode vc nunca estará no nível deles msm jogando melhor no caso de um game fps

JoemSanDonkey 13 Nov, 2014 21:38 1

Queria um Novo jogo do south park ;--; Estilo o Stick of truth so que versão super heroes