Episódio de South Park que satirizou jogos F2P é uma clara referência a Family Guy: Quest for Stuff
O episódio "Freemium Isn’t Free", da 18ª temporada de South Park, chamou a atenção ao abordar o polêmico tema dos jogos Free-to-Play. Você sabe, aqueles jogos oferecidos gratuitamente mas que tenta ao máximo empurrar itens pagos para seus usuários gastarem dinheiro real.
No episódio exibido na semana passada, o governo do Canadá lançou um jogo F2P com os personagens Terrance & Phillip apenas para aproveitar o modelo de negócio e explorar os jogadores, transformando os milhões gastos pelos usuários dentro do jogo em uma forma de receita para o país.
Ao ver o episódio, a designer Chelsea Howe, notou algumas semelhanças entre o mobile game de South Park com Family Guy: Quest for Stuff, game mobile lançando alguns meses atrás e que teve Howe como responsável pela parte visual.
Ao fazer uma comparação em seu Twitter, a designer notou que as principais características do layout do jogo de Family Guy estavam presentes no app do episódio. Mas ela não se ofendeu com a sátira, muito pelo contrário. Howe afirmou que até gostou da brincadeira, se sentindo honrada pelo fato dos produtores do desenho terem jogado seu game.
"[Depois de observar a semelhança] Eu assisti o resto do episódio pensando ‘eles estão tirando sarro de mim, de toda a minha indústria e eu estou muito animada com relação a isso", afirmou Howe." Eu me senti totalmente famosa, de um jeito estranho".
Lançado para iOS e Android, Family Guy: Quest for Stuff realmente levava o termo Free-to-Play ao pé da letra ao quase "forçar" o usuário a ter que desembolsar dinheiro real para progredir dentro do game. A forçação de barra da TinyCo. foi tanta que, em uma parte do game, o jogador só poderia completar a missão se gastasse US$ 4,99 com um determinado item.
O sistema F2P é alvo de muitas críticas por parte dos jogadores pelo fato de sempre colocar o dinheiro como o objetivo principal. Porém, para Howe, para o jogo dar certo ele precisa ser divertido e cativar o público. "Pelo menos para mim, isso sempre foi sobre como eu posso fazer isso melhor? E para realmente fazer as coisas de uma maneira divertida, sendo inspirador, positivo e fazendo você querer voltar", disse a designer. "Jogos deveriam ser uma experiência genuinamente prazerosa e agradável", completou.
Bem, estas lindas palavras não se tornaram realidade em Quest for Stuff, não é mesmo?
Quem quiser assistir Freemium Isn’t Free é só clicar aqui.
via Polygon
razak159 14 Nov, 2014 01:04 1
JoemSanDonkey 13 Nov, 2014 21:38 1