Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

De cabelos em pé: o gênero terror está de volta – e promete muitos sustos

Quem acompanha o mundo dos jogos há algum tempo já deve ter percebido que o mercado vive de temporadas. Há períodos em que vemos uma quantidade enorme de jogos de RPG ou tiro em primeira pessoa chegando às lojas, enquanto outros gêneros acabam adormecidos por um tempo – e se você é fã de Resident Evil, Silent Hill e similares, certamente percebeu que muitos jogos de terror não cumpriram muito bem a função de assustar nos últimos anos.

Independente da explicação dada pelas produtoras, o fato é que os jogadores acabam se cansando de algumas ideias quando exploradas em demasia – caso precise de um exemplo, basta observar que, nos últimos tempos, não temos visto muitos títulos ambientados na Segunda Guerra Mundial. É uma tendência natural que, para delírio daqueles que apreciam um bom susto, aparentemente está mudando de direção.




O apoio dos "indies"

Muitos lembram com saudades de quando títulos como Alone in the Dark e Resident Evil chegaram às lojas. Cada um trouxe uma característica única em seu pacote, e, à época, assustaram vários jogadores, seja pela sua ambientação ou pela história. Tais games encorajaram outras empresas a se arriscarem nesse universo, brindando toda uma geração com títulos como Silent Hill, Clock Tower e outros.

Após algumas dessas séries serem exploradas ao extremo, o gênero viveu um período de marasmo – e não pela falta de lançamentos, mas sim pelo fato de haver poucos games que realmente empolgassem os jogadores. Títulos amargando críticas ruins e até mesmo mudanças de foco (basta lembrar, por exemplo, que Resident Evil 6 é mais ação que qualquer outra coisa) foram vistos nos últimos tempos, até a chegada daqueles que se arriscaram a trazer coisas diferentes para a mistura: os produtores independentes.

A parte curiosa dessa inclusão é que tais desenvolvedores não conquistaram os jogadores com gráficos bem trabalhados, mas apenas com ideias diferentes. Quem não se assustou, por exemplo, enquanto desbravava as áreas escuras de Slender? Ou não se empolgou com algumas ideias vistas em Outlast? Aliás, tais games também apostaram na visão em primeira pessoa, aumentando bastante o fator imersão e o medo dos jogadores em determinados trechos da aventura (vai me dizer que você teve coragem de virar para encarar a critaura de Slender quando a tela ficou diferente...).


Imagem

Bem-vindo de volta

Não há dúvidas de que os jogos independentes contribuíram para reavivar o gosto de muitos jogadores pelo gênero terror. A prova disso é que cada vez mais estúdios menores passaram a apostar nesse estilo de jogo, e não apenas eles: desenvolvedores famosos e produtoras renomadas encontraram a oportunidade perfeita para voltar à ativa e presentear o público com novas sessões de susto.

A lista abaixo, por exemplo, mostra alguns dos títulos que estão em desenvolvimento e, consequentemente, no radar daqueles que não se importam em ter suas noites de sono perturbadas por seres sobrenaturais, sons estranhos e outros elementos capazes de fazer qualquer marmanjo se encolher no sofá em busca de proteção (ou algo próximo disso).

Ah, e não se esqueça: use o espaço reservado para os comentários para dizer o que acha desse retorno dos jogos de terror e, de quebra, qual título da lista abaixo você está esperando.

Com qual (susto) eu vou?

Fatal Frame




  1. Plataforma: Wii U
  2. Data de lançamento: 27 de setembro (Japão)


Muitos jogadores ficaram contentes com o anúncio de Fatal Frame para Wii U. Apesar da exclusividade da plataforma da Nintendo, muitos passaram a vislumbrar algumas ideias para o título. O GamePad funcionando como câmera e mostrando os fantasmas apenas no visor menor, deixando o televisor limpo? Parece uma ideia bacana, mas nada foi confirmado pela produtora.

Além disso, também teremos a oportunidade de controlar uma protagonista que possui poderes especiais, a opção de vários finais e ambientação densa. Bons efeitos visuais também complementam a lista das coisas que você vai encontrar por aqui – agora, só falta a confirmação de lançamento no ocidente.

Silent Hills

  1. Plataforma: PlayStation 4
  2. Data de lançamento: não definida


Imagem

Quando a Sony anunciou, durante a gamescom 2014, que havia disponibilizado P.T. (ou Playable Teaser), muitos jogadores acreditaram se tratar apenas de mais um jogo qualquer de terror. Porém, aqueles que foram até o final da demonstração descobriram que tudo estava associado a algo maior: o retorno da série Silent Hill com Silent Hills (sim, agora com um "s" no final).

Como se isso fosse pouco (oras, jogue a demonstração para ter uma ideia do que estamos falando!), também foi confirmado que ninguém mais, ninguém menos que Hideo Kojima, criador da série Metal Gear, e Guillermo del Toro estão à frente do projeto. A nossa opinião? A chance de tudo dar errado é baixa. Muito baixa.

The Evil Within




  1. Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360
  2. Data de lançamento: 14 de outubro


Outro jogo que chamou a atenção dos fãs de games de terror foi The Evil Within. Encabeçado por Shinji Mikami, criador de Resident Evil, o título promete fazer os jogadores passarem por poucas e boas com a sua ambientação, criaturas bizarras e outros elementos.

Para quem já está de olho no game, foi confirmado que sua campanha deve durar algo entre 15 e 20 horas dependendo do seu estilo de jogo e modo de dificuldade selecionado, além de contar com conteúdo extra para ser aproveitado após concluir a campanha principal.

Outros projetos

Além dos títulos mencionados, também foi confirmado que jogos como Alone in the Dark e Haunted House terão reimaginações, aumentando a lista de games para ficar de olho nos meses que estão por vir. E, claro, não podemos esquecer da informação de que Resident Evil Revelations 2 pode estar a caminho.

---------

Pelo visto, esse parece um bom momento para os fãs de jogos de terror. Sendo assim, prepare um estoque de calmantes, porque suas noites de sono certamente não serão tão tranquilas após se aventurar nos vários títulos que estão por vir. Esteja avisado.

Fonte: Bj

Comentários

23 Ago, 2014 - 16:52

Comentários

Astarothell 24 Ago, 2014 16:19 2

Queria que Dead Space voltasse ao que era...

Voddyhunter 24 Ago, 2014 14:44 0

fernandojaques escreveu:The Evil Within tá garantido, depois vou adquirir Resident Evil Remake pra quem sabe sair o tão esperado e almejado Resident Evil 2 Remake.
Meu Sonho esse RE2 Ramake

leandroct 24 Ago, 2014 13:46 0

silent hill continuo bem RE cago no 5 the evil within promessa

ananindeua 24 Ago, 2014 11:55 0

Sthialth escreveu:Exclusivo nada, vai sair pelo menos pra pc depois dum tempo. Eu vi o kojima com aquela velha conversa de q esta se focando no game no ps4 mas q tudo é possivel.
agmiranda escreveu:silent hills exclusivo do ps4 é putaria!!!




Sthialth escreveu:Exclusivo nada, vai sair pelo menos pra pc depois dum tempo. Eu vi o kojima com aquela velha conversa de q esta se focando no game no ps4 mas q tudo é possivel.
agmiranda escreveu:silent hills exclusivo do ps4 é putaria!!!



eu acho que se for exclusivo vai ser temporario proque nem os exclusivos do ps4 mesmo vendem bem,como ja sairam em varias news por ai 3/10 dão lucro pra eles.

Anonymous 24 Ago, 2014 07:07 0

The Evil Within tá garantido, depois vou adquirir Resident Evil Remake pra quem sabe sair o tão esperado e almejado Resident Evil 2 Remake.

robmattei 24 Ago, 2014 02:00 0

Esperei por anos pr este retorno do gênero, estou ansioso Para RE remake ....

GAMERS7 24 Ago, 2014 00:41 0

RESIDENT EVIL REMAKE HD,O MAIS ESPERADO PARA 2015,VALEU.

ratacoisa 23 Ago, 2014 22:02 3

Na DLC de outlast, pensei que o cara ia come meu C* em uma parte do jogo!!

zailors 23 Ago, 2014 21:45 1

marlonhunter escreveu:Quem jogou Outlast sabe o que é panico de verdade!

com certeza jogo muito **** um dos melhores q já joguei

Oliveira Dhyego 23 Ago, 2014 21:32 4

SERES BÍPEDES DE MENTES PEQUENAS NÃO SE DEIXEM ENGANAR, O NOVO SILENT HILL"s" NÃO É EXCLUSIVO DO PS4, Só porque a/o Demo/Teaser somente apareceu nele não garante exclusividade alguma, o choro é livre para os gays fanboys da SONY que já estavam coçando o C* na cadeira para zombar dos outros...

marlonhunter 23 Ago, 2014 21:19 0

Quem jogou Outlast sabe o que é panico de verdade!

Jonathanpira 23 Ago, 2014 21:00 0

Estou muito ancioso pelo The Evil Within!!!!!!

Notícias