Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Conquistas e Troféus: qual a sua relação com eles?

Imagem

As Conquistas, no Xbox e Steam, e Troféus, no PlayStation, são mecanismos bastante comuns nos títulos de hoje. Trata-se de algo que os desenvolvedores e produtores de jogos criam para prolongar a vida dos games, além, é claro, de oferecer alguns desafios a mais para os jogadores.

O Google Play Games é um bom exemplo de como está disseminada essa ideia e de como realmente não importa qual seja a plataforma, há como incluir desafios e conquistas para os jogadores. Além disso, podemos competir com outras pessoas, o que acaba estendendo ainda mais a vida útil de um título.


Imagem

E, pensando um pouco, é difícil remontar quando tudo isso começou. Provavelmente a prática deve ter nascido de desafios impostos por amigos que duvidaram que determinada façanha fosse realizada. E isso pode muito bem nem ter sido criado diretamente no mundo dos games.

Mas, supondo que tenha começado em algum game, é provável que o Pong, um dos primeiros jogos de video game a existir, tenha trazido os primeiros desafios para serem batidos. Alcançar determinada pontuação talvez seja o principal deles e obviamente o mais difícil. Porém, se transportássemos o título para os dias de hoje, poderíamos incluir provações como "entrar em uma partida 1.000 vezes", "alcançar 100 pontos 100 vezes seguidas" ou "manter o jogo ligado por 100 horas ininterruptas". Sabemos que há desafios assim em alguns games.

Dificuldade de alguns desafios

Manter o video game ligado por 100 horas não é algo necessariamente difícil. Há o problema com a conta de luz, mas alcançar o feito não exige habilidades tremendas do jogador ou uma vasta experiência no título. Porém, há algumas conquistas que são realmente difíceis, se não impossíveis, de serem alcançadas.

Um ótimo exemplo é o Seriously 3.0 do Gears of War 3. A extensa lista de afazeres torna quase impossível a conquista, mas foi uma ótima jogada da desenvolvedora para envolver os gamers ainda mais no título. O Demon’s Souls, um dos jogos mais difíceis do PlayStation 3, também trouxe troféus dificílimos de alcançar. O Soldier, que exigia que o Herculano conquistasse todas as "trophy weapons", oferecia um verdadeiro desafio para os jogadores.


ImagemImpossível fazer isso, pessoal.


Um clássico que trouxe um desafio verdadeiramente difícil foi o Guitar Hero III: Legends of Rock, game multiplataforma que esteve presente desde o PlayStation 2 até a geração passada. O The Inhuman Achievement desafiava o jogador a executar a faixa "Through Fire and Flames" no modo expert, façanha praticamente impossível.

As conquistas mais complicadas eram aquelas que exigiam fechar o game sem morrer ou tomar algum dano – aí as coisas complicavam. No entanto, há também aqueles achievements que não exigem muito das pessoas: o famoso "melzinho na chupeta". Muitas vezes o simples fato de você iniciar o game lhe dá o direito a um troféu ou uma conquista e, em relação a esses, não vale a pena comentar.

Conquistas impossíveis

Porém, ao tocar no assunto da dificuldade de alguns desafios, podemos nos deparar com aqueles que são realmente impossíveis. Na há como, por exemplo, terminar Final Fantasy VII sem que a Aeris morra. Isso considerando o jogo tradicional, sem nenhuma modificação ou hack.


ImagemNão tem como, minha gente. Ela morreu.


Na época do jogo (no fim milênio passado), não existiam essas conquistas e as próprias pessoas impunham desafios para serem batidos. Muitos acreditavam realmente ser possível realizar essa façanha, mas as tentativas foram em vão. Para saciar o desejo de alcançar o feito, foi necessário criar mods com um final alternativo para o game.

Outro exemplo e que verdadeiramente se mostrou uma conquista impossível foi o caso do título Hate Plus. Sem revelar muitos detalhes de seu enredo, apesar de muitos provavelmente não o conhecerem, o game trazia uma trama em que uma das personagens morria ao final.


ImagemNão há o que fazer: ela também morrerá.


E, como achievement no Steam, um dos objetivos do título era terminá-lo sem que ela morresse. O nome da Conquista até remonta uma das esperanças que muitos ostentavam na época de Final Fantasy VII – Level Four Revive Materia era o último nível do suposto item (Revive Materia) que seria capaz de reviver Aeris no final da trama.

Da mesma forma que aconteceu com o título da Square, alguns se reuniram para criar um jogo em que a personagem não morreria. Essa tentativa (que já deu certo, na verdade),levantou algumas questões que valem a pena serem discutidas:

  1. Até que ponto os jogadores podem querer interferir na história do game sem desrespeitar o autor?
  2. O quanto as achievements ajudam ou atrapalham a experiência do jogo?
  3. E quão forte pode ser a ligação emocional criada entre um personagem de video game e o jogador?


Algumas dessas questões podem acabar fugindo um pouco do foco da matéria, mas são bastante interessantes para serem discutidas em uma conversa amigável. É válido gostar tanto de um personagem a ponto de criar um novo jogo para que ele não morra no final e modificar totalmente (ou mesmo parcialmente) o título que o autor imaginou?


Depois de conseguir todas os achievements, resta mais um.


Mas a verdadeira questão gira em torno de conquistas, troféus, medalhas, desafios, stamps ou qualquer que seja o nome dado a esse mecanismo que instiga ao mesmo tempo em que irrita muitos jogadores, existindo de fato (com uma lista ou mesmo escondidos) ou não. Conte-nos suas experiências e como você encara os achievements nas suas jogatinas, independentemente de qual seja a sua plataforma ou título preferido.

Fonte: Bj

Comentários

17 Ago, 2014 - 22:03

Comentários

Sweetness 18 Ago, 2014 15:35 0

Um game difícil pra fechar todas as conquistas é Super Meat Boy. Que jogo maldito! Consegui terminar o modo história. Agora se tá 100% é outra história.
É muito esforço pra nada. Tem de ter recompensa isso ai igual Uplay. E no Uplay são até simples.

juniorthrash 18 Ago, 2014 15:22 1

Uma das coisas que eu gosto da Steam são as conquistas dos games, e vou falar uma coisa tem uns jogos que eu to penando pra fechar, estou quase zerando todas as conquistas!

chinobistar 18 Ago, 2014 14:53 -1

Gosto das conquistas porque elas são um incentivo a terminar o jogo todo e descobrir tudo o que há. Na época do PS2, por exemplo, quando você terminava um jogo 100%, não ganhava nada na maioria dos casos, nem mesmo um item ou algo assim. Agora, pelo menos, você ganha uma conquista. E o bom das conquistas é que SÓ PEGA QUEM QUER. Ninguém é obrigado a ficar procurando as conquistas se não gosta disso. Eu acho interessante e divertido procurar as conquistas, além de serem um desafio. Mas, se você não gosta, não há qualquer obrigação de coletá-las. E isso o que é bom: ter escolha. Eu fico com raiva do pessoal que diz que os jogos não deveriam ter conquistas, já que você pode optar por procurá-las, e quem não pegar não perde nada.

# zunzungo
O problema do Uplay é que ele "obriga" os jogadores a conseguirem conquistas pra conseguirem wallpapers e conteúdos in-game. Pra mim, isso deve ser algo totalmente opcional. Conquistas são mais pelo desafio, não pra ganhar recompensas.

danielsyn 18 Ago, 2014 14:10 1

zunzungo escreveu:Curioso é que muitos reclamam do Uplay, mas pelo menos ele tem uma espécie de sistema de recompensas por ações concluídas.

A lista é vasta de recompensas, vai de wallpapers até armas e itens gerais in game.

Acredito que deveria ser disseminado essa especialidade do uplay, pegar por pegar os troféus eu não vejo graça!!

Realmente sua opinião é a mesma que a minha, eu já tinha me expressado sobre isso em outro poster. A Uplay esta longe de ser uma referencia de loja digital porém que este sistema de recompensa é uma ótima ideia, você com os pontos pode escolher em que gastar, pelo menos são itens uteis que você vai usar, não uma coisa vaga, conseguiu a conquista e aí me mato para ganhar um logo no perfil, obviamente que pode ser desafiador mais depois fica uma sensação vazia. Damn! Damn!

Ursinho 18 Ago, 2014 12:22 0

zunzungo escreveu:Curioso é que muitos reclamam do Uplay, mas pelo menos ele tem uma espécie de sistema de recompensas por ações concluídas.

A lista é vasta de recompensas, vai de wallpapers até armas e itens gerais in game.

Acredito que deveria ser disseminado essa especialidade do uplay, pegar por pegar os troféus eu não vejo graça!!

essas recompesas so serve pra encher linguiça ou desbloquear algo insignificate em jogo, a uplay não tem uma rede social igual a steam que sempre tem users conversando, postando em grupos, vendo un perfil do outro e etc fazer conqusita na uplay serve pra praticamente nada niguem vai ver suas realizações e nem rank tem como as conqusita tem na ai por fora em sites e e grupos, e outra conquista na steam da dinheiro pra comprar novos jogos ja comprei + de 20 jogos so com grana com conquista steam

Ero_Sennin 18 Ago, 2014 12:10 0

Essa Through Fire and Flames é quase impossível, quase não conseguia no Medium e esse cara faz 100% no expert.
https://www.youtube.com/watch?v=cHRfbiwdheg

VelhoGamer 18 Ago, 2014 11:34 1

Realmente o unico lugar onde os achivis realmente sao bacanas,em outros lugares e so enheçao de linguiça e que nem nisso da para confiar ja que em todas as outras plataformas tem como abilitar os achivis/trofeus com programas ilegais,tanto na psn quanto na live e tbm no steam,em outras palavras no final das contas vc ainda tem q acreditar na palavra do kra que diz ter feito as coisas,pelo menos na uplay vc ganha ate intens dentro do propio jogo(world of warcraft tbm tem conquistas asssim)
zunzungo escreveu:Curioso é que muitos reclamam do Uplay, mas pelo menos ele tem uma espécie de sistema de recompensas por ações concluídas.

A lista é vasta de recompensas, vai de wallpapers até armas e itens gerais in game.

Acredito que deveria ser disseminado essa especialidade do uplay, pegar por pegar os troféus eu não vejo graça!!

zunzungo 18 Ago, 2014 10:39 0

Curioso é que muitos reclamam do Uplay, mas pelo menos ele tem uma espécie de sistema de recompensas por ações concluídas.

A lista é vasta de recompensas, vai de wallpapers até armas e itens gerais in game.

Acredito que deveria ser disseminado essa especialidade do uplay, pegar por pegar os troféus eu não vejo graça!!

SpeedVash 18 Ago, 2014 09:58 1

Platinei 25 jogos no PS3, incluindo 2 títulos considerados muito difíceis(Need for Speed Shift e a sequencia Shift 2), hoje em dia eu desliguei a opção de aparecer os troféus, jogo apenas por diversão não tento mais ficar correndo atrás de troféu.

rodrigosupernatural 18 Ago, 2014 09:35 1

eu tenho 160 jogos na steam e nunca completei todas as conquistas de nenhum jogo

P3t3r 18 Ago, 2014 09:21 2

Eu tenho 35 jogos de PS3 e ja zerei varios, porem nunca quis platinar nenhum deles, trofeus nunca me intersaram, acho o sistema ate maneiro, porem nunca me dediquei a conquistar todos eles, eu prefiro focar no fechamento do jogo do que ficar caçando trofeu !!!

WTF!

will-gamer 18 Ago, 2014 06:44 1

Nem ligo muito pra isso, pra mim isso é só uma forma diferente de se aproveitar mais o jogo, prefiro jogar o jogo novamente em uma dificuldade elevada do que pegar esses benditos troféus.

Notícias