Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Detalhes da AMD Radeon R300, novas tecnologias e GPUs Tonga, Iceland e Hawaii XTX surgem na web

Novos detalhes (extraoficiais) sobre a futura geração de GPUs da AMD acabam de surgir na web.



De acordo com as especulações, a Advanced Micro Devices lançará em breve três novas GPUs: Iceland, Tonga e Hawaii XTX.



Inicialmente imaginava-se que o Iceland substituiria o Hawaii. Entretanto, tal chip será completamente novo e voltado para o segmento intermediário, aposentando finalmente a GPU Cape Verde. Inicialmente o Iceland chegará para o segmento móvel (leia-se laptop) para em um segundo momento equipar as VGAs.



O chip Tonga é basicamente o Tahiti, mas com interface de memória de 256 bits. Especula-se agora que tal GPU será lançado no mercado com um novo nome (provavelmente Radeon R9 285/285X). Até então, os rumores sugeriam que o Tonga substituiria o Tahiti nas atuais R9 280/280X.



A nova revisão do Hawaii será o chip mais poderoso da AMD até a chegada das Radeons da série R300. Entretanto, as especulações de que a GPU teria 3.072 processadores gráficos (Stream Processors) parecem não proceder. Supostas fontes ligadas à companhia indicam agora que o Hawaii XTX terá unicamente como novidade, clocks mais elevados em relação ao atual chip. Apesar da pequena alteração, AMD deverá utilizar uma nova nomenclatura: a Radeon R9 295X.



Novas Tecnologias



Ordenamento UAV (UAV Ordering). O recurso de Visão de Acesso Desordenado (UAV) tradicional não garante que cada frame terá acesso aos pixels na mesma ordem. Para evitar que alguns artefatos "estranhos" surjam, é necessária a realização de triagem. Assim, a AMD desenvolveu um aprimoramento no recurso, chamado pela empresa de UAV Ordering. Trata-se basicamente de uma cópia do PixelSync da Intel, onde um algoritmo especial é utilizado para resolver três problemas: a transparência independente de ordem; cenas complexas com o uso do filtro de antisserilhamento (anti-aliasing) - como é o caso de cabelos ou cercas; e sombras de efeitos transparentes. A promessa é que o UAV Ordering irá mudar drasticamente a complexidade da cena nos jogos mais novos. Um bom exemplo de como o algoritmo funcionará pode ser visto na imagem abaixo, onde é empregado o PixelSync no game GRID2.



Rasterização Conservadora Rápida (Fast Conservative Rasterization). Embora tal iniciativa não seja novidade, trata-se de um aprimoramento empregado pela AMD a nível de hardware, com o intuito de acelerar o seu processamento (quem utiliza ou já utilizou o TressFX sabe muito bem o qual lento é utilizar tal recurso. Uma vez que esta tecnologia também utiliza a transparência independente de ordem, os novos recursos vão acelerar consideravelmente o processo, permitindo assim a renderização de cenas mais complexas de forma mais veloz.



Detalhes da Radeons R9 390X



A Synapse Design - companhia corresponsável por "tirar do papel" e "dar vida" aos chips da AMD - recentemente anunciou o ciclo de design de novas GPUs da Advanced Micro Devices, incluindo dois designs com litografia em 28nm do tipo HPM. 



O primeiro trata-se de um chip consideravelmente grande, com pouco mais de 500 mm2 de área. A julgar pelo fato de que o o processo 28HPM é tão poderoso quanto um SoC de 20nm, as especulações sugerem que tal chip deverá se tratar da Radeon R9 390/390X. Comenta-se nos bastidores que tal GPU poderia rodar a 1Ghz, e que não contaria com o recurso HBM (High-Bandwidth-Memory).



O segundo tem área pouco mais de 350 mm2, sugerindo assim um chip para o segmento intermediário. É possível que trata-se da GPU Tonga, uma vez que as especulações indicam que o Tonga teria quase as mesmas dimensões do Tahiti.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

16 Jul, 2014 - 16:25

Comentários

Notícias