Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Wolfenstein? Quake? Relembre jogos da Id Software perdidos no tempo

"Wolfenstein 3D" (1992) foi um game de tiro em primeira pessoa que marcou época — aliás, que definiu padrões no gênero. Posteriormente, a Id Software ficou ainda mais conhecida por jogos como "Doom", "Quake" e "Rage", séries que até hoje perduram de uma maneira ou de outra, seja com capítulos completamente novos ou com relançamentos dos clássicos para plataformas portáteis.

Mas o "currículo" da Id Software vai muito além dos jogos de tiro. Separamos alguns nomes que você provavelmente não se lembra mais (ou não teve a oportunidade de conhecer), mas que merecem ser recordados. Alguns deles foram desenvolvidos e publicados com o selo da Id, enquanto outros foram produzidos pela empresa para terceiros (como é o caso da Softdisk) por obrigações contratuais, já que os fundadores e pais de "Doom" tinham pendências empregatícias com a empresa, sua antiga contratante.

"Dangerous Dave"

Desenvolvido pela Id, mas publicado com o nome da Softdisk, este jogo de ação (e sua sequência, com o sufixo "in the Haunted Mansion") tem o mesmo estilo dos games de plataforma para consoles da época. Posteriormente, a experiência adquirida com "Dangerous Dave" serviu para criar "Commander Keen".



"Commander Keen"

Uma série de ação em plataformas que ficava melhor a cada novo episódio. Foram lançados seis, no total: "Marooned on Mars", "The Earth Explodes", "Keen Must Die", "Keen Dreams", "Secret of the Oracle", "The Armageddon Machine" e "Aliens Ate My Baby Sitter". O mais impressionante? Todos saíram em 1991.



"Rescue Rover"

Um jogo de ação com enfoque nos quebra-cabeças. Lembra uma mistura de "Sokoban" com "Alien Syndrome" (fliperamas, 1987), porém muito mais rápido e com inimigos. Também foi feito para a Softdisk.



"Shadow Knights"

Similar a "Shinobi", da SEGA, este game feito da Id para a Softdisk tem como protagonista um ninja "genérico". Você passa por diversos estágios e cenários subindo em casas, árvores, correndo por aí enquanto desvia das investidas dos inimigos e atira shurikens para todos os lados. Não é à toa que este game caiu no esquecimento: com tantas opções melhores para consoles (como "Ninja Gaiden" e "Shinobi"), este ninja sem sal não vingou.



"Hovertank 3D"

Ao contrário do que dizem por aí, este game não foi o primeiro a oferecer visual 3D para os PCs da época. De qualquer maneira, ele foi um precursor de "Wolfenstein 3D" e tantos outros "FPS – First Person Shooter", e merece mérito por usar sprites em escala para produzir um visual 3D, que permitia ao jogador se movimentar em um ambiente com profundidade. Um dos inimigos (um monstro vermelho) lembra bastante o "Demon", que apareceu em versão mais detalhada em "Doom".



Catacomb 3-D

O antigo game foi lançado para PC (DOS) e para Apple II em 1991 e marcou época. Também é conhecido como "Catacomb 3-D: A New Dimension", "Catacomb 3-D: The Descent" e "Catacombs 3″. Foram produzidos pela Id para a Softdisk, e posteriormente a série foi expandida com "Catacomb Abyss", "Catacomb Armageddon" e "Catacomb Apocalypse", porém estes últimos foram feitos por uma equipe interna da Softdisk, e não tem o toque mágico de John Romero e John Carmack. Vale reparar também a semelhança do rosto do protagonista, na direita, com a do personagem de "Wolfenstein 3D".



Fonte: Popgames/Pop

Comentários

14 Jul, 2014 - 12:59

Comentários