Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Desenvolvedora de Magicka, Paradox critica uso de DRM: "pune quem comprou o game"

Imagem

Os DRMs são soluções antipirataria implementadas pelas empresas para evitar a distribuição ilegal de seus games – ou outros produtos digitais. O problema é que elas podem afetar quem comprou o jogo original, como aconteceu no caso de SimCity. Por situações como essa, o CEO da Paradox, Fredrik Wester, diz que o DRM pode causar apenas dor de cabeça, e que as desenvolvedoras deveriam focar mais em melhorar o serviço prestado a quem comprou o game original.

"[O DRM] pode punir os jogadores que realmente compraram o jogo", defende. "Me lembro de ter comprado Civilization III, e eu não conseguia instalá-lo porque eu tinha outras coisas instaladas. Tive que desinstalar dois diferentes programas, mudar configurações... foi um aborrecimento".

ImagemCEO da Paradox, Fredrik Wester, pensa que DRM mais atrapalha do que ajuda


"Se eu tivesse pirateado o game de algum lugar, teria sido mais rápido e mais conveniente", fala Wester, de maneira mais direta impossível. Ele defende que os desenvolvedores não devem colocar barreiras inconvenientes para os jogadores. "Tem que ser algo mais conveniente, você deve ganhar mais conteúdo, tem que ser mais fácil de instalar se você comprar a cópia legal".

Mas como as empresas impedem as pessoas de piratear os games então? "Bom, nós não paramos", explica, de maneira bem-humorada. Ele diz que, ao invés de caçar quem pirateia os jogos, eles estão focando em melhorar a experiência geral de gameplay. Para Wester, isso encoraja as pessoas a comprar cópias legais.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

05 Jul, 2014 - 11:17

Comentários

vergil12 08 Jul, 2014 20:47 0

N3LiON

Vc ta axando que a Paradox tem "só" Magicka ? E Magicka e muito **** só as referencias a filmes séries e etc tanto in-game como nos trailers ja fazem dele muito mais interessante que muito jogos por ai .

N3LiON 06 Jul, 2014 18:42 -1

se for DRM melhor ter pirata msm. o cara ta marcando.
o cara ta achando q magicka é tão **** assim

Akah 05 Jul, 2014 15:10 0

Bem, no meu caso não é nem questão de DRM, mas estou esperando a minha skin One Million desde o lançamento de Batman Arkham Origins, já mandei inúmeros e-mais para a WBSuport, em todos eles, eles me informam que será corrigido quando um patch for lançado, ou seja, NUNCA!

XGarbas 05 Jul, 2014 13:19 0

Concordo com o ponto de vista dele, pois não se luta contra a pirataria, não tem como impedi-la, apenas há como incentivar os jogadores a comprarem o jogo original apresentando benefícios desta.

Tenho certeza que muitos aqui ao querer comprar jogos primeiro verificam antes quais os conteúdos que apresentam (co-op, modo online/multiplayer, salvamento na nuvem, idioma, etc).

Além do fato que existe mais de um tipo de pirataria. Há aqueles que baixam pois querem jogar sem comprar, tem aqueles que baixam pois não tem dinheiro atualmente para comprar, e existem aqueles que estão baixando para testar(ver se gosta) antes de comprar.

MightyLype 05 Jul, 2014 12:13 3

Isso é verdade, quantos jogos ai são mais faces baixar pirata e jogar do que comprar... Precisa ter conta nisso, naquilo e naquele outro. Enquanto quem comprou o jogo esta começando a baixar, quem vai jogar pirata já esta com o jogo instalado. Jogos que precisam de programas de terceiros para jogar são um saco, por exemplo o GTA IV, Watch Dogs... sinceramente eu não gosto de programas de terceiros. Comprei na steam e acho que já deveria baixar o jogo e jogar facilmente, de burocracia ja chega o Brasil.

Notícias