Far Cry 4: 6 coisas que você precisa saber sobre o jogo
A demonstração de Far Cry 4 na E3 2014 foi até que generosa, mas ainda não necessariamente mostrou os diferenciais que a sequência trará com relação ao soberbo Far Cry 3, que conquistou os jogadores – de surpresa, diga-se – com vilões carismáticos (Vaas Montenegro, quem não se lembra dele?), trama convincente, diversidade de tarefas a serem executadas e um consistente mundo aberto paradisíaco.
Portanto, é natural que nossas expectativas sejam jogadas lá pro alto com relação a Far Cry 4. E fica sempre aquele segredinho: moderar o hype é uma das melhores formas de se surpreender com algo – até porque, convenhamos, Watch Dogs não foi tudo aquilo que imaginávamos, ainda que o game seja bom e divirta.
A Ubisoft cuida bem de suas franquias, sabemos disso, mas calma lá: tenhamos cautela com Far Cry 4, pois o terceiro foi excepcional. Para a sequência superá-lo ou ao menos ser equiparada a ele, é preciso "rebolar". O game sai em novembro e até agora, mesmo que a demo da E3 2014 tenha sido relativamente generosa, não há tantas informações sobre ele. Adoramos o elefantinho, a beleza exótica da ilha, as praias... Vamos (tentar) resumir o que conferimos de Far Cry 4 até agora e ver o que você precisa saber sobre o jogo?
1. Onde? No Himalaia
A região ficcional de Far Cry 4 será nas ilhas do Himalaia, num local chamado Kyrat. Haverá mais planícies e terrenos montanhosos – prepare-se para vários "Monte Everests" no game.
As vistas panorâmicas continuam ali: praias, palmeiras, lagoas, densas vegetações, animais exóticos, tudo o que a fauna e a flora do local permitem. A Ubisoft prometeu ambientes "mais escuros" também, deixando os feixes e raios de luz do sol um pouco mais tímidos do que em Far Cry 3 – e isso, consequentemente, pode trazer mais suspense.
2. Protagonista e vilão: promessa de carisma
Conforme mencionado, o novo vilão vai ter de rebolar para bater o carisma de Vaas Montenegro, um dos principais antagonistas de Far Cry 3. Dessa vez, os jogadores assumirão o controle de Ajay Ghale, que se vê numa brutal guerra civil pelas mãos do sangue-frio Pagan Min, o famoso "Clodovil" das primeiras artes divulgadas (e da imagem que abre esta matéria).
A Ubisoft já adiantou que está dedicando esforços em trazer aspectos mais que verossímeis aos personagens do game e tudo o que orbita o mundo de jogo – NPCs, coadjuvantes, chefões etc. Até agora, esse atributo parece estar fluindo bem.
3. Há um gancho agora!
Bebendo das melhores fontes de Just Cause 2, Far Cry 4 vai adotar uma fórmula que não é exatamente inédita, mas bastante funcional: a utilização de um gancho para a rápida locomoção. O acessório será usado principalmente para o jogador se deslocar de uma montanha a outra, porque o game, como já dito aqui, terá mais regiões montanhosas.
Se Far Cry 3 oferecia asa-deltas, agora será possível fazer girocópteros completos. Estamos particularmente ansiosos para conferir esse detalhe.
4. Perseguições em veículos à la Chuck Norris
O elefantinho encantou nossos corações. Ele é bonito, é imponente e é funcional, mas... Só. Ele não é mais rápido do que os veículos "comuns" e, portanto, pode não ser a melhor escolha na hora de perseguir aquele bandido sapeca. É melhor optar por um carro e embarcar numa perseguição alucinante – com direito a pulos entre um veículo e outro!
Exatamente: sabe aquela leva de filmes do final da década de 1980 e começo de 1990? Quando os mocinhos perseguiam vilões em trechos intermináveis e pulavam de um veículo a outro no meio da alta velocidade? Isso existe até hoje, é claro, e será aplicado em Far Cry 4 majestosamente. É isso mesmo: além de atirar nos oponentes a partir do seu veículo, você pode saltar para o carro deles no meio da perseguição, no melhor estilo Rambo ou Chuck Norris mesmo.
5. Modo cooperativo aprimorado
O co-op de Far Cry 3, principalmente quando quatro jogadores estavam conectados, foi mais do que agradável. Basicamente, o modo trazia uma "minicampanha" em que os gamers precisavam cumprir alguns objetivos ao desbravar os mapas com os amigos.
Agora, Far Cry 4 oferecerá um app que mostra todo o mundo de jogo, com exceção do conteúdo de alguma missão do single player (possivelmente para evitar spoilers, presumo). A Ubisoft quer focar em missões de apenas duas pessoas para dar mais profundidade ao modo cooperativo, com uma IA avançadíssima e bons temperos de estratégia. Pouco foi divulgado sobre o multiplayer até o momento, na verdade, e o conteúdo deve ter mais regalias até o lançamento.
6. Resolução e fps
Fatores que viraram praticamente obrigação no requisito de informações, a resolução e a taxa de quadros por segundo de Far Cry 4 ainda não estão definidas nas plataformas para as quais o game será lançado – todos da nova e da velha geração, com exceção do Wii U.
Vamos considerar, aqui, a nova geração como parâmetro. A versão demonstrada na E3 2014 rodou em lindos 1080p, mas a taxa de quadros por segundo caiu bastante – eu chuto que 30 fps, por enquanto, é o valor mais seguro a se considerar. Convém ressaltar também que a versão oferecida pela Ubisoft para testes na feira era a de PS4. Até o lançamento, agendado para novembro deste ano, mais ajustes serão feitos nesse sentido.
E você, o que mais espera de Far Cry 4 além do que foi postado aqui? O título será lançado para PlayStation 3, Xbox 360, PlayStation 4, Xbox One e PC no dia 18 de novembro.
wolfhh 04 Jul, 2014 16:31 0
LuissBR 04 Jul, 2014 08:31 0
nervoso28 04 Jul, 2014 03:08 0
KorksKill 03 Jul, 2014 22:55 0