Perto de jogos internacionais, games indies brasileiros já demonstram qualidade
O mercado de games independentes no mundo inteiro funciona como uma feira gigante de startups, de pequenas empresas. Muitas ideias bacanas, algumas ideias geniais, algumas iniciativas fracassadas, outras medíocres e poucas que nascem com potencial de mudar tudo. Os "indies" pelo menos fogem daquelas conferências monôtonas da Electronic Arts na E3, que costumam apresentar os mesmos jogos com algumas features adicionais apenas para vender mais continuações.
Entre os dias 10 e 18 de maio, o Centro Cultural Vergueiro de São Paulo recebeu o Brazil's Game Festival (BIG). A segunda edição foi neste ano de 2014, sendo que a primeira ocorreu no final de 2012. Apesar de ser um evento brasileiro, com patrocínio do BNDES e da Prodesp, é uma feira com competição de jogos independentes e aberta aos internacionais. A pessoa poderia ir ao evento e experimentar os games de graça. Os juízes decidiram quais foram os melhores e a lista de vencedores surpreende, porque o Brasil mostra que tem qualidade ao fazer jogos.
Premiados do BIG 2014
Melhor jogo do festival: "Nom nom Galaxy", da Q-games do Japão
Melhor jogo não finalizado: "Jotuheim Project", da Prosperity Games do Brasil
Melhor arte: "Gorogoa", de Jason Roberts dos Estados Unidos
Melhor som: "Crypt of the NecroDancer", da Brace Yourself Games do Canadá
Melhor narrativa: "Framed", da Loveshack da Austrália
Melhor jogabilidade: "Lovers in a dangerous spacetime", da Asteroid Base do Canadá
Melhor jogo pelo voto popular: "Aritana e a Pena da Harpia", da Persis Duaik do Brasil
Game revelação do Brasil: "Like a Boss", da nacional Fire Horse Studio
Tirando o prêmio brasileiro de revelação, nosso país foi reconhecido no voto popular e com o projeto Jotuheim ainda em desenvolvimento, um jogo de batalhas em turnos com heróis nórdicos mecanizados. Na premiação do BIG, o Brasil ficou equivalente ao Canadá, país já reconhecido no circuito internacional. Estados Unidos e Japão asseguraram presença no evento, além de serem os dois países de berço da grande indústria de jogos digitais. Austrália surpreendeu com seu prêmio de narrativa.
A lista dos finalistas do BIG 2014 mostra uma diversidade de países desenvolvendo jogos independentes.
Melhor jogo não finalizado
Jotunheim Project (Vencedor) - Prosperity Games - Brasil
Cheesecake Cool Conrad - Reload Game Studio - Brasil
Satellite Rush - Kimeric Labs - Brasil
Slipstream GX - Airtime Productions - Brasil
Tuuf - Orunz - Brasil
Cake Scraper - Playerum - Brasil
Star Vikings - Rogue Snail - Brasil
Melhor Arte
Gorogoa (Vencedor) - Jason Roberts - Estados Unidos
Ballpoint Universe - Arachnid - Estados Unidos
Nom Nom Galaxy - Pixel Junk - Japão
Secrets of Raetikon - Broken Rules - Áustria
Tengami - Nyamyam - Reino Unido
Melhor Som
Crypt of the Necrodancer (Vencedor) - Brace Yourself Games - Canadá
Ephemerid - SuperChop Games - Estados Unidos
Icycle - Damp Gnat - Reino Unido
Tengami - Nyamyam - Reino Unido
The Stanley Parable - Galactic Cafe - Estados Unidos
Melhor Narrativa
Framed (Vencedor) - Loveshack - Austrália
Octodad, Deadliest Catch - Young Horses - Estados Unidos
Papers, Please - Lucas Pope - Japão
The Banner Saga - Stoic - Estados Unidos
The Stanley Parable - Galactic Cafe - Estados Unidos
Melhor Gameplay
Lovers in a Dangerous Spacetime (Vencedor) - Asteroid Base - Canadá
Blek - kunabi brother - Áustria
Bounden - Game Oven - Holanda
Drei - Etter Studio - Suíça
Nom Nom Galaxy - Q-Games - Japão
Voto popular
Aritana e pena da Harpia (Vencedor) - Persis Duaik - Brasil
Revelação Brasil
Like a boss (Vencedor) - Fire Horse Studio - Brasil
Aritana e a pena da Harpia - Persis Duaik - Brasil
Chroma Squad - Behold Studios - Brasil
Headblaster - Loud Noises - Brasil
Ninjin - Pocket Trap - Brasil
Melhor Jogo
Nom Nom Galaxy (Vencedor) - Q-Games - Japão
Gorogoa - Jason Roberts - Estados Unidos
Lovers in a Dangerous Spacetime - Asteroid Base - Canadá
Papers, Please - Lucas Pope - Japão
The Stanley Parable - Galactic Cafe - Estados Unidos
De oito categorias do prêmio, o Brasil é dono exclusivo de duas delas. No voto popular, é o Brasil que levou o BIG 2014 neste ano. Fora nosso país, o Japão, os Estados Unidos e o Canadá exibem uma cena indie criativa e diversificada.
Perto de jogos internacionais, games indies brasileiros já demonstram qualidade. Quer contribuir para a expansão de nossa indústria? Procure estes jogos do Brasil qualificados no BIG. Baixe, compartilhe, critique e, sobretudo, conheça o que seu próprio país produz no universo dos videogames.
lucashubner 03 Jul, 2014 10:08 0