Spintires: Como um simulador monótono e difícil virou fenômeno no Steam
Um prêmio por bons gráficos entregue pela Intel, US$ 103,5 mil arrecadados no Kickstarter e vários dias entre os primeiros lugares no ranking de vendas do Steam, onde ele já acumula quase 900 resenhas — a grande maioria só de elogios. Parece a descrição de um jogo "AAA" aguardado durante o ano inteiro e feito por uma empresa de sucesso, mas o caso é justamente o contrário.Spintires é um game independente que conseguiu financiamento ao longo de um ano e traz um gênero que não chega a agradar o público em geral: trata-se de um simulador. Nunca ouviu falar no título? Não se preocupe, essa não era uma obrigação. Só que muita gente ouviu, comprou e teve uma experiência no mínimo curiosa — e agora você fica sabendo o porquê.
Tem que ter paciência
Lançado em 12 de junho deste ano, o jogo é desenvolvido pela Ooveee, uma empresa de 2007 que fez alguns DLCs de Rail Simulator e tem uma equipe de funcionários com passagem por títulos como Halo: Anniversary.
Spintires é o primeiro jogo da Ooovee vendido no Steam. Ele se passa na Rússia e você assume o papel de um motorista de veículos pesados — de jipes off-road que só existem por lá até caminhões que transportam lenha. Com apenas um mapa e uma bússola para navegação, o objetivo é cumprir uma série de missões para liberar mais meios de transporte, equipamentos para turbinar veículos e trechos do mapa.
Os controles são confusos e complexos para quem não entende muito da direção desse tipo de veículo, algo típico de um simulador. Além disso, é muito comum ficar atolado em um lamaceiro e passar vários minutos acelerando e girando o volante para mover o carro por alguns centímetros, ou bater em uma árvore e não conseguir manobrar novamente.
Achou chato? Pois saiba que, no momento em que você lê este texto, cerca de 2 ou 3 mil pessoas estão jogando Spintires, que atualmente está entre os títulos mais populares do Steam em compras e número de usuários ativos.
A culpa é das estrelas
Afinal, como um game tão esquisito e pouco convencional conseguiu tamanha popularidade? Claro que quem financiou o projeto comprou uma cópia, mas o crescimento desgovernado do projeto parece dever mais à internet.
Isso porque a experiência é tão frustrante e difícil que deixa os jogadores absurdamente irritados, gerando bons momentos em vídeo de canais famosos de gameplays no YouTube.
É só jogar o nome do jogo na busca para milhares de resultados. Méritos para a desenvolvedora, que se empenhou na criação de terrenos acidentados com uma física complexa e nos comandos realistas para mover os gigantes.
Se você ficou curioso, o game é vendido por R$ 69,99 no Steam.
GILMARSC 30 Jun, 2014 22:45 0
luckvice 30 Jun, 2014 10:48 1
Brynko-dgs 29 Jun, 2014 16:22 1
danielsyn 29 Jun, 2014 11:38 0
Acho que as pessoas estão julgando mal este simulador, os desenvolvedores ficaram um bom tempo no desenvolvimento e buscando recursos financeiros. Esta física não se vê em muitos games de nova geração, o que adianta games com gráficos espetaculares sendo que é algo apenas visual e não a uma física existente, cenários que se destroem, terrenos que se deformam e reage de forma diferenciada de acordo com a situação, esta é uma evolução que ninguém se fala e avalia, as pessoas só estão interessadas no visual e ainda se titilam Gamers, lamentável.
Obviamente que este simulador falta objetivo, mais são coisas que futuramente podem ser aplicadas.
Um game que vi a física parecida em relação a deformação do terreno é o Off-Road Drive da 1C-Avalon lançado em 2011.
Battleface 28 Jun, 2014 12:32 0
espetorox2 28 Jun, 2014 10:24 0
Sergio-F 27 Jun, 2014 20:54 0
E mais um que fala mal de minecraft sem ter nada haver com o assunto da matéria.
A geração de minecraft não é ruim, a maioria delas gosta tantos de gráficos altos quanto ao clássicos.
Você não compreende porque nunca jogou, e se jogou foi sem saber o básico para sobreviver pelo menos a primeira noite.
Se fosse tão ruim não já teria 54 milhões de cópias vendidas e nem seria multi-plataforma, agora se alguém falasse mal de um jogo Hardcore um monte de gente caia em cima, do que jeito que a tribo gamer é cheio de Hardcore, que gosta de jogos mais calmos vira uma agulha no palheiro aqui.
Deraldo Luis 27 Jun, 2014 17:59 0
buiusemluxo 27 Jun, 2014 12:33 2
as vezes parece abuso, tipo como um game que foi financiado pelos compradores(kickstarter) chega a custar o preço de um AAA?!
Brynko-dgs 27 Jun, 2014 00:34 2
gainagamus 26 Jun, 2014 23:21 2
gusoli 26 Jun, 2014 22:48 1
Até parece, aqui a pior situação é quando tem enchente e mesmo assim os veículos que tentam passar param de funcionar morre no meio da água.
Já na Russia a coisa é seria, ta ai alguns videos pra confirmar http://www.youtube.com/watch?v=H5STtoNrmF4 http://www.youtube.com/watch?v=ztGsgpb2cZI
Já tinha visto esses videos, mas nunca imaginei que eles fariam um game que simula bem a situação de lá.
Bem, é melhor do que o simulador de rocha que ta quase entrando pra ser vendido na steam.