Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

15 anos de Counter Strike: um precursor do e-Sport e o rei das LAN Houses

Em 19 de junho de 1999, há aproximadamente 15 anos, o vietnamita naturalizado canadense Minh Le lançava uma modificação para o game Half-Life. Le, que já havia feito Mods em games como Quake, talvez não fizesse ideia do impacto que o ainda em fase beta Counter Strike traria para toda a indústria.

O "CS", sigla pela qual o game ficou famoso, nasceu graças à política bastante aberta da Valve em relação aos seus games, disponibilizando o kit de desenvolvimento (SDK) para que programadores criem modificações se baseando em seus motores gráficos. Assim nasceram outros Mods, como o game psicodélico de confrontos Ricochet, desenvolvido pela própria Valve, e o jogo tematizado na segunda guerra Day of Defeat e bem mais tarde o hilário Garry's Mod. Mas foi o conflito entre terroristas e contra-terroristas desenvolvido por Le que ganhou a atenção do público.

Por conta do sucesso do Mod, Le abandonou seu curso em Ciências da Computação para se dedicar ao desenvolvimento de Counter Strike, trabalho feito em conjunto com Jess Cliffe (que, por sinal, é a voz nas icônicas frases através do rádio). As atualizações semanais evoluíram rapidamente o Mod e, seguindo a filosofia que fez este game surgir, muitas modificações para CS adicionariam novas armas e elementos marcantes como os sons para headshots (o famoso HS) e múltiplas kills (quem aí não lembra disto?), além de uma infinidade de mapas criados por pessoas de todo o mundo.

Imagem

Com o sucesso de CS, a Valve, desenvolvedora de Half-Life, viu a oportunidade que surgia com este Mod, e em 2000 convenceu a Sierra a licenciar e distribuir o jogo. Antes que você se pergunte: naquela época a Valve ainda não publicava seus próprios games, e só lançaria o Steam em 2003.

A era de ouro das LAN Houses

Com um gameplay ágil, de ação praticamente constante e com participação de várias pessoas simultaneamente, Counter Strike surgiu em um momento muito oportuno: a era de ouro das LAN Houses como locais para gamers. Por conta das sérias limitações de conexão com internet do início dos anos 2000, ainda era sofrível jogar via internet, e plataformas que facilitassem encontrar adversários online, como Battle.net, Microsoft Gaming Zone e o próprio Steam, ou estavam em estágio inicial ou nem existiam. Para alguns, a limitação era outra: bem antes da popularização da internet, para muitos ter um computador em casa já era algo incomum, ainda mais com performance suficiente para jogos.

As LAN Houses resolviam os dois problemas, ao usar a rede local para jogar, e se tornariam para "os gamers da virada do milênio" o equivalente aos fliperamas da geração anterior. Só perderiam seu papel principal quando a melhoria da conexão com internet, popularização dos computadores e o surgimento plataformas mais avançadas e práticas de games tornaram fácil jogar online. Com isto, as famosas LANs deixaram de ser o principal local de encontro de jogadores de PC e passaram a ser, primariamente, um centro de inclusão digital.

Surge o e-Sports

Counter Strike mudou a indústria de tal forma que criou uma nova profissão: gamer profissional. Com uma mecânica que possibilita alto grau de competitividade, e o desenvolvimento de um sistema anti-trapaças por conta da Valve (o Valve Anti-Cheat, ou VAC), tornou-se possível o surgimento de competições oficiais como a World Cyber Games (WCG), World e-Sports Games (WEG) e Electronic Sports World Cup (ESWC).

A WCG estreou em 2000, ainda sem o CS. Seus 174 participantes disputaram partidas em games como Age of Empires 2, Fifa 2000, Quake III Arena e StarCraft. No ano seguinte, Counter-Strike foi introduzido, o que fez o número de participantes mais que dobrar: foram 430 gamers, de 37 países (no ano anteior, haviam representantes de 17 nações). Nada menos que 380 mil jogadores de todo o mundo disputaram as vagas para participar do WCG daquele ano, e a equipe Russa M19 levou a melhor na final.



Em torno dessas competições aconteceu a profissionalização de vários jogadores, que passaram a contar com uma estrutura parecida com aquela dos "esportes normais", como patrocínio, muitas horas dedicadas ao treinamento e premiações aos vencedores que passam das dezenas de milhares e dólares. CS seria o primeiro de uma série de games que formariam ligas regionais e internacionais, como acontece hoje em jogos como StarCraft, League of Legends e DOTA (este último, por sinal, também surgiu de um MOD).

A proibição no Brasil

Ironicamente, uma característica que está na origem do jogo levaria ao seu banimento aqui no nosso país. Por conta da facilidade de modificar o Counter Strike, e adicionar novos elementos ao jogo, surgiram muitos mapas desenvolvidos pela comunidade. Um destes mapas, o cs_rio, retratava o conflito entre a Polícia Militar e bandidos em uma favela no Rio de Janeiro.

Em um gesto de clara ignorância à forma como funcionam os games e este tipo de modificação, em 2008 o jogo teve suas vendas proibidas no país. A decisão do juiz federal Carlos Alberto Simões de Tomaz, da 17 ª Vara Federal do Estado de Minas Gerais, considerou que o jogo atentava contra o estado democrático de direito e contra a segurança pública, ignorando o fato de que o mapa que causou esta polêmica não está sequer presente no jogo original.

Apesar do jogo já ter sido liberado, atualmente, ainda é perceptível efeitos desta polêmica. Um exemplo é nesta entrevista com George Woo, organizador do Intel Extreme Masters, que explicou porque a etapa brasileira do evento não contou com este jogo tão popular.



O Futuro do CS

O Couter Strike recebeu novas versões durante os anos subsequentes. Condition Zero (2004) trouxe melhorias na inteligência artificial e uma campanha solo. A nova engine Source, lançada com Half-Life 2, fez uma série de melhorias gráficas e evoluções na física em Counter Strike: Source (2004). A versão mais recente do jogo foi lançada em 2012, com Counter Strike: Global Offense (CS:GO). Mesmo com toda a evolução da franquia, para muitos, a versão 1.6 lançada em 2003 e a última ainda na engine original do primeiro Half-Life segue como a melhor para se jogar.



O jogo continua com competições de grande porte internacionais, como a final da ESL (Electronic Sports League) e sua premiação de US$ 250 mil, mas vem disputando espaço com um gênero que se tornou muito popular (e que curiosamente surgiria de um Mod também): o multiplayer online battle arena (MOBA). Games como League of Legends e Dota 2 se tornaram o destaque nas competições internacionais, e também vêm recebendo boa parte do público nas transmissões online. Enquanto escrevíamos este artigo, por exemplo, 113 mil pessoas jogavam CS:GO. Na mesma hora, 813 mil estavam em partidas de Dota 2. Na mesma hora, havia 17 mil jogando o CS: Source e nada menos que 25 mil pessoas jogavam a primeira versão do jogo, aquela do início dos anos 2000, segundo estatísticas do Steam. Estima-se que 27 milhões de pessoas joguem diariamente LoL (com picos de 7.5 milhões simultâneos), e Dota contabilizou um total de 8.5 milhões de jogadores no mês passado.

Se nas grandes competições hoje Counter Strike tem que brigar por espaço, nas LAN Partys, um equivalente a uma LAN House caseira em que cada um traz seu computador, o jogo segue imbatível e está sempre na fila dos games a serem jogados. Pouca coisa supera o gosto de debochar de quem você acaba de matar com um tiro na cabeça (no jogo... é claro).

E aí, pra comemorar o aniversário do jogo, vai uma partida de CSzinho? 1.6, é claro.

Fonte: Adrenaline/Uol

Comentários

21 Jun, 2014 - 19:15

Comentários

kuram4tw 22 Jun, 2014 18:52 0

Counter Strike Global Offensive evoluiu o cs porem sempre que tem evolução tem seus lados negativos como por exemplo a morte do cenario competitivo de cs no brasil pois a propria publisher não quer ajudar ao brasil a ter um competitivo como eles fazem com outros paises.
CS competitivo morreu com o 1.6 infelizmente, até pq n conheço muitas lan houses que tem maquinas que suportam o cs go a no minimo 150 de fps que é o aceitavel para se jogar :)

EltonPaes 22 Jun, 2014 17:24 -1

fahfts vai chupar um canavial de **** vai.

trevezaner 22 Jun, 2014 12:19 0

Comecei a jogar CS em 2002 com o 1.5 ainda... o 1.6 foi realmente o mais marcante + atualmente jogo o CS GO e está Excelente tb! E é melhor que o 1.6 por conta da evolução... Quem não concorda pode ser saudosista ou não joga mais ou nem conhece o GO... + vlw a homenagem! CS é um dos melhores jogos que existem e mt viciante!

3m4nu3l 22 Jun, 2014 10:24 1

Joguei o 1.6 varios anos, tanto no pirata e na steam recentemente.. Mais o CS:GO está muito bom meu

tixeunem 22 Jun, 2014 09:33 0

Melhor FPS de todos os tempos, nada mais.

Leandro_Lopes 22 Jun, 2014 08:46 3

fahfts

Na minha opinião você se mostrou totalmente sem coerência no que disse, a Valve não abandonou o CS, sempre tentou evoluir ele e conseguiu na minha opinião.
Me parece que você assim como muitos se recusou a descer do pedestal que o 1.6 que deixou, simples assim.

Slayer1 22 Jun, 2014 03:57 1

Valve evolui a franquia e ainda tem nego reclamando. Deve ter nem patente pra falar que o CS:GO é ruim. 1.6 é clássico e guardado e jogado com carinho por muitos mas havia muitos glitches e manhas que não dava mais. Ta muito mais competitivo e balanceado como GO. Ainda bem que Fnatic, NiP, Complexity e diversos outros times aceitaram e deram suporte pra essa renovação e o cenário competitivo ainda brilha muito

CadastrodeSite 22 Jun, 2014 01:19 2

Bons tempos que eu desmaiava de fome nas longas madrugadas de CS na LanHouse abafada e sem ventilação

Jeff 22 Jun, 2014 00:25 0

Melhor hit box até hoje no mundo dos fps é o CS 1.5 e 1.6, o resto é bem inferior. O Source é muito lixo, o GO melhorou em relação ao source, mas não é como antes.

fahfts 22 Jun, 2014 00:15 -8

Continuação) Infelizmente a Filha da Puta da Valve... Lançou o CSGO e fudeu com o CS 1.6, todos os time profissional, todos os empresários, todos os eventos migraram pro CSGO e o Counter Strike 1.6 meio que morreu, só permaneceu jogando CS 1.6 os que amam, ainda sim existe muitas e muitas pessoas que jogam CS 1.6, mas só os amador, só online, mix, 4fun etc... eu tenho 5 mil horas no CS 1.6, comprei em 2007 na Steam, ***** esse jogo é **** pra *******O, é um jogo lendário, me deu muitas emoções, conheci tanta gente, e até hoje eu jogo CS 1.6 pra me divertir. Battlefield 4, COD? eu jogo também, mais nem se compara com a diversão que o CS passa pra gente, é outro nivel, eu amo e odeio a Valve ao mesmo tempo. Amo por ela ter comprado o MOD de Half Life que se tornou o Counter Strike, e odeio por ela ter abandonado o CS e se esquecer do proprio jogo que deixou ela (Valve) no auge. Enfim não preciso dizer mais nada né? Simplesmente o Jogo da minha vida, me tornei fã de FPS pelo CS <3

fahfts 22 Jun, 2014 00:08 -8

Melhor jogo da minha vida, meu Deus quanta história desse jogo vou ter pra contar pros meus filhos, pros meus netos, esse sim fez parte da minha vida, parei de estudar por causa do CS, parei de sair de casa por causa do CS, só saia pra ir na LAN fazer corujão, jogar com meu clan, campeonatos, quantas lembranças.. fui campeão várias vezes, sou considerado o melhor jogador da minha Cidade, conheci a Valve através do CS, tenho minha conta na Steam desde 2004, nenhum FPS Multiplayer, repito nenhum FPS vai chegar aos pés de Counter-Strike 1.6, nenhum! Lembro quando eu passava noite e dia assistindo Streams, HLTV, dos campeonato internacional de Counter Strike (ESL, WCG, ESWC, KODEN, DreamHack, acompanhando os Times brasileiro ( MIBR, FireGamers, g3x Generation, GamerHouse etc.. ) eu estava destinado a me tornar um profissional, era meu sonho ganhar dinheiro jogando Counter Strike, o Jogo mais competitivo de todos, na época era febre, febree... Infelizmente a Filha da Puta da Valve...

Yagrold 21 Jun, 2014 21:37 0

O último CS que realmente tive prazer de jogar foi o Source, que não inventou muita coisa, só melhorou os gráficos e pronto. Não curti tanto o CS: GO.