Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

O Primeiro de Abril já não tem mais tanta graça



Ah, que legal. Hoje é Primeiro de Abril. Também conhecido como o pior dia para os games. O pior, de longe.

A capacidade autônoma da internet e o conceito de "viral" definitivamente tornaram essa data comemorativa mais perigosa tanto para leitores crédulos quanto para jornalistas céticos nos últimos 12 anos. Mas os games, como assunto, já tiveram uma boa cota de falsidade, brincadeiras e bobagem, e isso tem muito a ver com a própria cultura dos jogos, com a natureza explorável das imagens digitais e de uma indústria que é completamente dada aos rumores. Mas antes de você achar que essa é outra reclamação em que eu coloco a culpa nos leitores e nos jogadores, calma. Nós – a mídia e a máquina de publicidade – somos os principais culpados por isso. É difícil falar mal do Primeiro de Abril quando a sua própria publicação já tentou se enveredar por esses caminhos em outros anos.

Mas, mais importante, o relacionamento entre leitor e imprensa é normalmente visto como algo monolítico, sem previsão de melhorar. Nós, da imprensa, temos feito muito bem o serviço de nos levar a sério demais. Isso, além de banimentos e discussões nos comentários, pode gerar um certo sentimento de vingança – daí surgirem várias dicas falsas na nossa caixa de entrada durante o ano todo. Eu já caí nelas e, para aqueles que estão incomodados ou desapontados com quem escreve sobre games, o prazer em ver esses profissionais caírem de cara é inegável.

Mas até existe um lado bem melhor nessa história toda. Muito do que você vê no Primeiro de Abril não passa de um desejo projetado e materializado por programas de edição de imagem e vídeo. Nós estamos em uma espécie de Era da Imprensa de Gutemberg aplicada à democratização da enganação. E o fato de que o material-fonte é digital e livremente distribuído também ajuda.

Você pode costurar o seu próprio trailer-quase-oficial com tudo o que ele precisa ter – vinheta da ESRB, publishers, estúdios, engines e o que mais precisar – de qualquer outro vídeo disponível no YouTube. É juntar tudo isso, tirar uma foto meio borrada, como se tivesse sido tirada secretamente, e alguém certamente vai cair.

Pode não ter havido nenhuma má intenção por trás daquela página de contagem regressiva de Half-Life 3 ou do vídeo de God of War 4. Os criadores podem até estar pensando que seu trabalho mostra um nível de empolgação que os verdadeiros donos da bola, por sua vez, vão reconhecer e premiar. Talvez até homenagear o boato quando a coisa virar verdade.

Imagem

O 'iGame', uma das brincadeiras de Primeiro de Abril da revista americana EGM

Mas isso não significa que as piadas de Primeiro de Abril não sejam, a essa altura do campeonato, consideradas um clichê cansado que deveria ser enterrado. Especialmente quando você tem o terreno fértil de controvérsias como a do final de Mass Effect 3 e rumores como os novos consoles da Sony e da Microsoft, além da proximidade sempre bem-vinda com a E3, que está a apenas dois meses de distância. Chris Priestly, da BioWare, já mandou avisar via Twitter que qualquer coisa que surgir sobre Mass Effect 3 é mentira.

A conversa do "vai ser anunciado em breve na E3″ é outro ingrediente essencial – o equivalente moderno do "tio do meu amigo que trabalha na Nintendo" nesse tipo de lenda. Você não pode provar a existência desse tipo de coisa mais do que pode provar que o tal anúncio não foi feito só porque algum executivo malvado da empresa não deixou.

A diferença é que o Primeiro de Abril de 2012 está caindo em um domingo, e há cinco anos a data não acontecia em um fim de semana. Pode ser um dia calmo ou pode ser um desastre. Por um lado, a maioria das publicações trabalha menos, e uma boa peça precisa de um bom megafone para ser pregada. Isso pode fazer com que os piadistas queiram esperar até a segunda-feira, quando ninguém mais vai se importar.

Por outro lado, é um dia devagar, o que quer dizer que essas notícias falsas podem chamar mais atenção do que deveriam.

Não importa o que aconteça neste domingo, nós só vamos publicar sobre Battlefront 3 ou o retorno de NFL 2K se o rumor for confirmado por outros dois veículos – eu prometo.

[Imagem: Shutterstock]

Leia também:

O Primeiro de Abril nos games em 2011

Fonte: Kotaku

Comentários

01 Abr, 2012 - 21:47

Comentários

jonas0022 03 Abr, 2012 10:43 0

Cara essa do Megauoload foi osso, isso é coisa q se faça com os sentimentos dos outros, cheguei até ficar com esperanças... Porqueeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!

Wankaster 02 Abr, 2012 10:06 0

A do Megauploade foi sacanagem mesmo, mas quando disse que os servidores ficariam no Brasil já deu pra sacar que era mentira.

PsycoDenis 02 Abr, 2012 09:37 3

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A do Megaupload foi triste msm!

oliveirathuin 01 Abr, 2012 22:44 1

Como a do megaupload que volta a funcionar amanhã com servidores no Brasil !!!

pédechinelo 01 Abr, 2012 21:57 2

Wankaster

mas tem gente que parece que 1º de abril é todo dia

Wankaster 01 Abr, 2012 21:52 6

Ainda bem que so existe 1 dia desses no ano, uma brincadeira de vez em quando vai bem, mas tem gente que exagera.

Notícias