Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Dlcs e Microtransações, a moda da era moderna dos games

E ae galera da TG..

Há algum tempo (no fim de 2013), fiz um post sobre Dlcs, ficou bem "marromeno", e hoje decidi refazer esse post, mas com mais informações e também irei falar sobre microtransações.

Barras de Dlcs, que valem mais do que dinheiro


Bom vamos ao início de tudo..

DLC(sigla de DownLoadable Content, ou Conteúdo Baixavel em nossa língua), nada mais é do que conteúdo extra para o game, variando desde fases extras, personagens novos e Skins(ou até cores).

Mas de onde surgiu essa ideia.

No pc era comum os games terem expansões, games de estratégia e simulação da vida real geralmente recebiam expansões, sejam cidades e outras civilizações para os de estratégias, e perfuraria, skins e outros detalhes para os games de simulação de vida real.

Imagem
DreamCast, o primeiro console com sistema de Dlcs


Nos consoles, surgiu com o clássico Sega DreamCast (apesar que o Super Famicom tinha o Satellaview que dava para baixar alguns joguinhos bobos e algumas perfumarias pra eles, mas isso deve ser outra coisa e servirá para um possível post futuro), mas como nessa época a conexão com a internet não era lá grande coisa, como a memória interna do DC, as Dlcs eram apenas cores diferentes para personagens, um carro extra em games de corrida, ou até mesmo um estágio de bônus.

Como eram apenas coisas pequenas, essas Dlcs eram gratuitas, servindo mais como um agrado aos fãs.

E como essa ideia da Sega se tornou uma mina de ouro?

Em 2001, a Microsoft deu sua primeira investida no mercado de consoles, com o primeiro Xbox, e como tinha experiência com games de pc que continham expansões, logo ela trouxe esse conceito para o console.

Imagem
Mech Assault, game que inaugurou as Dlcs pagas em consoles


Nessa época, a internet já era melhor, e com isso os conteúdos poderiam ser maiores, como mapas para jogatina on line(nessa época, a Sony e a Nintendo pouco se importaram com jogatina on line, mas isso não vem ao caso), armas, carros, personagens e algumas perfurarias extras. Como essas dlcs chegavam na casa dos Gb, logo as mesma começaram a ser cobradas.

Mas não foi nessa geração que as Dlcs se tornaram populares.

Com a chegada da Sétima geração de consoles, e com a popularização da internet, as dlcs se tornaram bastante comuns, alguns relevantes, outros chegando a ser banais, apenas para tirar uma graninha extra do jogador.

Nessa geração, teve algumas polemicas sobre as dlcs, eram conteúdo que já estava no disco, e a dlc servia apenas para desbloquear, excesso de Dlcs sem importância, bilhões de roupinhas e perfumarias inúteis, ou que eu acho a pior de todas, Dlcs pra complementar a história do game.

Imagem
Asura's Wrath, um ótimo, que para ver o final verdadeiro, tem que comprar Dlc


Sobre essa de complementar a história, tem Dlcs legais, que é sobre o ponto de vista de outro personagem (como o do Vergil em D.M.C.), ou fatos alternativos, mas Dlcs como o Final verdadeiro do Asura, ou até mesmo do Mass Effect 3, ai é sacanagem..

Game que está sendo bastante falado sobre DLC é o Batman Arkhan Origins, que estão lançando dlcs aos montes, explicando o treino do Bruce(que na minha opinião deveria ser o tutorial do game), ou aquele marromeno do Mr Freeze, mas esqueceram dos patchs pra concertar alguns bugs..

Imagem
Dead Space 3, micro transições para dar update em armas


Bom, ai inventaram algo "Legal", que tal colocar as microtransações (comum em MMO e jogos mobile) nos consoles... Ai se você quiser adquirir já no começo aquele carro que você só iria pegar no fim do game, basta colocar o número do Cartão de credito.

E quem não "Gostou" do esquema da EA de comprar com dinheiro real algumas armas e updates em Dead Space 3??

Quando o game é gratuito, não vejo problema nenhum em microtransações, mas quando se paga preço normal de um jogo e ele vem recheado de Microtransações, ai é tenso o negócio..

E na geração atual.

Pelo visto, as empresas se tornaram mais gananciosas, microtransações aos montes (não reclamo de Killer Instinct por ele ser gratuito pra download), pronunciamento de Dlcs para games nem lançados ainda(Cod Advanced Warfare).

Imagem
Nem foi lançado, e Cod já vai ter dlc exclusivo pra Xbox


Enfim, logo não será de se estranhar de que os games no futuro serão apenas uma licença para poder comprar dlcs e pagar microtransações.

Bom é isso, sei que existe mais coisas e dlcs abusivas, mas façam comentários sobre essas dlcs..

AH, segunda faço o post do Road Rash sobre o games esquecidos, vou mudar o jeito de fazer a serie dos esquecidos.

Até mais..

Fonte: Tribogamer

Comentários

08 Mai, 2014 - 12:15

Comentários

El23 09 Mai, 2014 09:25 1

peplegal escreveu:.
Favor editar a matéria : substitua a palavra TRANSIÇÕES pela palavra TRANSAÇÕES.

(possuem significados bem diferentes)

Grato.


Vlw,, foi corretor automático que mudou algumas palavras kkkk

leosenin 09 Mai, 2014 07:45 1

DLCS E MICRO TRANSIÇÕES, O CÂNCER DA ERA MODERNA DOS GAMES!

peplegal 09 Mai, 2014 06:16 1

.
Favor editar a matéria : substitua a palavra TRANSIÇÕES pela palavra TRANSAÇÕES.

(possuem significados bem diferentes)

Grato.

cuceta 08 Mai, 2014 21:31 1

Micro transações maior mer.. que já inventaram, e tem otário que compra e se acha o bonzão, com 2 horas de jogo está melhor que um gamer com 30 horas de jogo.

MrDarkness 08 Mai, 2014 13:43 1

Já disse algumas vezes e vou dizer de novo, consumidores votam com a carteira. Enquanto os gamers devem lucros comprando DLCs, as produtoras farão cada vez mais e mais, só irão parar quando ninguém mais comprar (pelo ritmo, nunca).

SAMUELOSEAS 08 Mai, 2014 13:14 1

Dlcs deixam os jogadores mais burros! Acho que um game deve ter todo seu conteudo, e voce ir se dedicando ao maximo para desbloquear, tipo skin especial se fizer uma fase inteira sem perder vida, carro bonus se fizer pista tal em menos tempo sem sair da pista, e por ae vai, ao invés disso ganhos troféis inuteis que não servem pra nada!Me lembro do KOF maximum edition, qualquer coisa diferente te dava um desbloqueio de alguma coisa, o resultado era que o game de um não era igual ao do outro, s fosse hoje o jogo ia custar 100 conto só de dlc.

Geovany97 08 Mai, 2014 12:38 6

Algumas DLC prestam, mas a maioria é tudo lixo ¬¬

tgo_tk 08 Mai, 2014 12:31 4

Isso só ocorre por que as pessoas compram, eu nunca comprei e nunca vou comprar dlc, o máximo que faço é comprar quando tem as promoções em vem tudo junto, que é como deveria ser na verdade. Se ninguém comorar vão se obrigar a deixarem de fazer essas porcarias.

Notícias