Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Por que a Marvel consegue acertar nos filmes de super-herói?

Nem eles acreditam na montanha de dinheiro


Com a estreia, nesta semana aqui no Brasil, de "Capitão América 2: O Soldado Invernal", a Marvel volta a confirmar sua distância dos outros estúdios, que seguem tentando encontrar uma fórmula de sucesso. Os filmes do Universo Cinematográfico Marvel já configuram a franquia mais lucrativa da história, tendo, essa semana, passado os filmes do "Harry Potter".

Mas, qual é o segredo? Por que os filmes da Marvel triunfam quando as outras produtoras, quando conseguem, chegam apenas a sucessos medianos? Por que todos os filmes da Casa das Ideias são sucessos de bilheteria, enquanto as outras se contentam com altos e baixos?

O segredo é que logo cedo a Marvel aprendeu que não dá para fazer filmes de super-herói. Isso não é uma coisa, um gênero. As histórias de heróis mascarados precisam ser contadas como qualquer outra. Precisamos pegar um personagem e dar para ele um conflito com o qual podemos nos relacionar, de alguma forma. Porque o herói precisa refletir algo de nós na tela.


ImagemQuantas vezes ele precisará ver seus pais serem mortos?


Por isso a solução encontrada pelos demais estúdios é apostar na Trajetória do Herói - e isso vale para o "Superman", de 78 e o "Homem de Aço", do ano passado, para "Batman: Begins" e para "Homem-Aranha". Pegamos um jovem que vive à margem, incluímos um pouco de tragédia e ele logo estará pronto para quebrar a cara de bandidos. Mas a questão é: quantas vezes os estúdios irão nos mostrar as mesmas histórias? Muitas, pelo jeito, considerando "O Espetacular Homem-Aranha".

A Marvel entendeu que o negócio não é reaplicar a Trajetória do Herói de novo e de novo. O negócio é compreender que você pode, no limite, aplicar qualquer estrutura de roteiro com o verniz de filmes de herói. É o que faz "O Soldado Invernal" ser um thriller de espionagem dos anos 70, ou "Homem de Ferro 3" ser um suspense de perseguição oitentista, ou mesmo os dois "Thor" serem épicos de fantasia - e o primeiro só se perde quando abandona isso e coloca o herói na Terra.

E mesmo a concorrência parece que só acerta quando, intencionalmente ou não, faz o mesmo. Veja o exemplo de Batman, na reformulação de Christopher Nolan: ele parte da Trajetória do Herói e se transforma em um thriller de vingança. Nos outros filmes da trilogia "O Cavaleiro das Trevas" a ideia é expandida em relação às consequências da existência do Batman.


ImagemAlém de ninjas. Ninjas são importantes


O mesmo dá para falar de "Wolverine: Imortal", o filme menos ambicioso passado no universo dos mutantes e, por isso, um dos mais agradáveis. Curiosamente, usa o mesmo expediente de "Homem de Ferro 3", abraçando os thrillers dos anos 80. Note que os dois são, estruturalmente, muito similares.

Ainda assim, o tiro pode sair pela culatra. A equipe envolvida nos dois primeiros "Quarteto Fantástico" identificaram corretamente que há, ali, a estrutura de comédia familiar. O problema é que esse gênero não é exatamente um grande chamariz de bilheterias, além de não ter sido bem encaixado no filme. E, afinal, quem é que quer ver um filme sobre quatro seres superpoderosos, com gênios diferentes, dividindo um apartamento?


ImagemOlha que engraçada essa piada com a falta de sobrancelhas do Coisa


Essa compreensão por parte da Marvel já está fazendo com que ela tenha liberdade de ousar. Exemplo claro é a expectativa em relação a "Os Guardiões da Galáxia", que estreia até o final do ano. Só saberemos se há um gênero específico a ser explorado depois de vermos o filme, mas o trailer já dá aquela (ótima) impressão de que a produção é uma espécie de "Star Wars", mas sem a filosofia Jedi. Na verdade, como se "Star Wars" fosse focado apenas em Han Solo. Como não querer ver algo assim tão potencialmente divertido?

Enquanto os outros filmes dos outros estúdios - Warner e o universo DC; Fox e os "Quarteto Fantástico" e universo mutante; e Sony e o Homem-Aranha e seus amigos - não entenderem que não queremos ver mais uma história de origem e chamado para a responsabilidade, podemos esperar mais produções como "X-Men: O Confronto Final" e menos como "Os Vingadores".

Fonte: Pop

Comentários

17 Abr, 2014 - 18:06

Comentários

temperus 24 Abr, 2014 19:46 1

Gosto muito das duas Produtoras!
mas gosto mais da dc
e o filme que vai dar uma surra na marvel vai ser *****

leosenin 20 Abr, 2014 18:39 1

Engraçado que me considero mais fã da marvel, por curtir demais X-men, mas depois de me aprofundar melhor nos 2 universos, graça principalmente aos filmes, tenho preferido os roteiros na DC.
Os estúdios responsáveis pela marvel, atualmente disney, tem construído filmes divertidos, já os responsáveis pela DC tem me agradado mais por suas histórias mais elaboradas.
Assisti recentemente o soldado invernal, tem recebido ótimas criticas mas pra mim foi um filme razoável, bem melhor que o primeiro, não sei explicar direito mas também não curto o homem de ferro, mas também acho que o 3 conseguiu superar os anteriores, o ultimo filme da marvel que foi levado mais a sério foi o incrível hulk com Eduard Norton e o ultimo filme ótimo foi vingadores, mas tem sempre um ar que falta seriedade, e não consigo ver um Hulk melhor que o ultimo, e acredito que nem a marvel afinal não temos promessa de hulk antes de vingadores 2.

Mark_junito 19 Abr, 2014 01:50 0

Pavanelli10 escreveu:Leio HQs há 27 anos , tanto a MARVEL quanto a DC tem ótimas histórias que poderiam virar filmes , uma coisa que tenho percebido é que quando se trata de filmes a MARVEL da um show na DC , mas quando falamos de animações a DC ganha de lavada , basta assistir Cavaleiro das Trevas , Crise em Duas Terras , DOOM , Ponto de Ignição e tantas animações da DC. Bom que venham mais de ambas as partes huhu!!!


Qual mídia da mais dinheiro a de animaçoes ou as de cinema? Entao eu acho que a Marvel nem liga em perder pra DC nas animaçoes.

Pavanelli10 18 Abr, 2014 20:12 1

Leio HQs há 27 anos , tanto a MARVEL quanto a DC tem ótimas histórias que poderiam virar filmes , uma coisa que tenho percebido é que quando se trata de filmes a MARVEL da um show na DC , mas quando falamos de animações a DC ganha de lavada , basta assistir Cavaleiro das Trevas , Crise em Duas Terras , DOOM , Ponto de Ignição e tantas animações da DC. Bom que venham mais de ambas as partes huhu!!!

duumah 18 Abr, 2014 17:41 1

Realmente a Marvel acertou bem a mão nos filmes que tem feito. E acho que tem tudo para marcar ainda mais. Existem inúmeras grandes sagas que ficariam ótimas na telonas.

Um dos grandes problemas é manter o mesmo elenco em todos estes filmes. Os ataques de estrelismo ou caches podem acabar com uma franquia de sucesso.

Atualmente estou lendo um livro sobre a Marvel. "Marvel Comics: A historia secreta." O livro narra o inicio da Marvel e todas as tentativas de se tornar uma empresa poderosa e marcante. Demorou mas conseguiram chegar aos cinemas com qualidade.

A receita de bolo parece simples. Usar grandes sagas como pano de fundo. Atualizar algumas coisas para agradar a diversidade de telespectadores sem esquecer daqueles que cresceram lendo muita coisa.

wvrmaster 18 Abr, 2014 17:10 1

Quero assistir Capitão América 2. Deve ser um filmaço!

thiago52192 18 Abr, 2014 16:33 1

DC superou a Marvel no batman 3 e em Homem de aço. Mas a Marvel virou o jogo em O Soldado Invernal

Sossap 18 Abr, 2014 15:14 -1

Marktribo3 escreveu:POR QUE A MARVEL E MELHOR, TIRANDO O CAVALEIRO DAS TREVAS NEM ME IMPORTARIA SE A DC EXISTISSE.


Amigo, você já comprou alguma HQ na tua vida pra dizer isso? Aposto que fala de Cavaleiro Das Trevas o filme né, e a HQ que é infinitamente melhor? Já ouviu falar? Bom, se sim me impressiona que também não tenha citado A Piada Mortal, Batman: Year One, All Star Superman, O Longo Dia das Bruxas, Terra Um, Blackest Night... Te recomendo um pouco de Straczynski, Frank Miller, Grant Morrison, Geoff Johns... Enfim, te recomendo ler mais antes de falar besteira, a DC é tão boa quanto a Marvel, Image, Vertigo... Tá... nenhuma é tão boa quanto a Vertigo, mas a DC é muito boa sim, e não é so Batman.

igorbm 18 Abr, 2014 10:45 1

Nunca gostei do capitão américa. mas achei O soldado Invernal o melhor filme de super herói até agora!

blazekeim 18 Abr, 2014 09:28 2

Sim a triologia do Batman está a anos luz de qualquer um da marvel mas é ai q ta a DC só acertou com o batman enquanto a marvel esta introduzindo varios herois e ligando suas historias umas as outras expandindo seu universo cinematografico a Marvel tem o meu respeito.

pirakaia 18 Abr, 2014 06:35 1

Os heróis da Marvel são mais humanos ^^ como podem ver o maior sucesso da DC e o Batman e da Marvel foi o Iron Man .
Ja Super Man mulher maravilha lanterná verde aquaman? os principal nem e humano só que se salva e o Batman a DC quer criar super mas super mesmo herói que nem vilão tem na terra

EduardoMaffia 18 Abr, 2014 02:08 0

Discordo da ideia da Marvel em visualizar uma forma de inserir seus heróis nos filmes de forma diferente. O primeiro ponto é que ela passou a tratar todos como um único universo, assim um filme interferindo no outro. TODOS os super-heróis tiveram suas histórias contadas no primeiro filme. A partir disso os enredos se desenvolvem. Percebam que os exemplos da Marvel dados foram normalmente sequências.

Vingadores é um filme pipoca. Não rende um debate mais específico como Homem de Ferro 2 (o 3 ficou mt pipoca, msm rendendo debates). V de Vingança (DC) é outro nível, outra históra. Esta sim não fica presa em contar a história completa do protagonista.

Notícias