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A grande bolha japonesa de RPG



Na última semana, o chefe da Square Enix, Yosuke Matsuda, disse algumas coisas que deixaram um monte de fãs de RPG coçando suas cabeças.

"Por termos divisões de desenvolvimento de acordo com as regiões ao redor do mundo, nós não fomos capazes de enxergar isso com clareza até hoje, mas os fãs dos JRPGs estão realmente espalhados ao redor do mundo", disse Matsuda ao jornal Nikkei. "Para os novos jogos que estamos desenvolvendo a partir de agora," disse Matsuda, "a ideia é fazê-los como JRPGs intensos, mesmo que isso possa soar um pouco exagerado. Acredito que, dessa forma, nós podemos focar no nosso alvo, o que também traz resultados melhores", disse.

Embora seja um discurso otimista vindo um cara que manda em uma das mais influentes empresas de games do Japão, elas também podem ser ilusórias. É sério que realmente demoraram tudo isso para notar a quantidade de fãs de JRPG que mora fora do Japão? Será que empresas como a Square Enix realmente não prestam qualquer atenção em jogos que foram sucessos de crítica e vendas como Ni no Kuni ou Fire Emblem? Será que eles realmente não percebem quantas pessoas cresceram jogando seus clássicos como Chrono Trigger, Xenogears e Final Fantasy Tactics? Por que eles sempre pensam que seus jogos devem ser segmentados de país para país?

Este tipo de provincianismo é uma tendência alarmante na indústria japonesa de jogos. E esta mentalidade de que "Os jogadores americanos não entendem" também não é nova. Ela está presente desde que a Square Enix lançou um jogo chamado Final Fantasy EUA. Na verdade, o jogo era chamado Mystic Quest, e a empresa buscava introduzir jogadores mais novos ao gênero. Então é claro que eles iriam chamar de Final Fantasy EUA.

Grandes desenvolvedores de jogos do Japão sempre tiveram uma tendência de colocar a maior parte de sua energia no público interno. O Ocidente tem sido, na melhor das hipóteses, um objetivo tratado como secundário. Por causa desta mentalidade, muitos RPGs japoneses (um gênero amado por muitos fora do Japão) não foram trazidos para o ocidente. Tirando algumas exceções como Atlus, XSEED e NIS America, as empresas japonesas tendem a priorizar os negócios internos. Todo o resto é apenas uma bobagem.

Isso é uma vergonha. Por vezes, jogos anunciados no Ocidente nem sequer deixam o Japão. Final Fantasy Type-0, da Square Enix, anunciado na E3 de 2006, em Los Angeles, é um exemplo. Há dois anos atrás, a Sega prometeu que o jogo Phantasy Star Online 2 chegaria ao Ocidente no início de 2013, mas a empresa deu apenas o silêncio para os fãs.

Esta atitude provinciana não é boa para as empresas japonesas. Isso parece prejudicá-las e, mesmo estando a mais de 10 mil quilômetros de distância, não posso deixar de me preocupar quando vejo comentários como o de Matsuda. Sim, americanos e ocidentais gostam de JRPGs. Nós poderíamos ter dito isso há 20 anos. Ao fazer jogos que eles acham que os ocidentais vão gostar ao invés de investir em seus próprios games, as empresas japonesas passaram a ter dificuldades.

Olhe a Konami, por exemplo. Ao ignorar totalmente o grande público ocidental que anseia pelo Castlevania ao estilo de Koji Igarashi, o próprio Igarashi decidiu deixar a empresa para iniciar seus próprios projetos. Agora, trabalhando sozinho e livre das restrições de uma grande corporação, ele não se importa de fazer jogos que tenham mais apelo para o público do Ocidente. Enquanto isso, o jogo mais recente de Castlevania, feito porque eles achavam que era o que os jogadores ocidentais queriam, foi um grande fracasso.

E o que dizer da Capcom? Por anos eles maltrataram Mega Man, e agora todo mundo que ama o personagem está entusiasmado com Mighty No. 9. O projeto está sendo tocado no Kickstarter pelo ex-designer da Capcom Keiji Inafune que espera fazer o que a empresa não faria.

É uma aposta segura dizer que os executivos da Square Enix não estavam empolgados com a versão ocidental de Bravely Default, que a Nintendo americana trouxe para os EUA no início deste ano. O jogo foi comercialmente bem sucedido no Ocidente, vendendo 200 mil cópias em três semanas. Eu não vou fingir ser uma analista financeiro, mas isso é um número bastante sólido para um JRPG lançado para portáteis. Trazer jogos como este para o Ocidente ajuda a construir confiança e respeito entre o exército fiel de fãs de JRPG, o que pode ser tão importante quanto os números de venda.

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Uma vez que os desenvolvedores japoneses estão em dificuldades, em busca da bolha social em uma tentativa de recuperar seu próprio mercado, talvez eles devessem dar uma olhada no panorama global dos jogos. Comentários como o de Matsuda podem ser desconcertantes por um momento, mas são totalmente precisos. Empresas japonesas precisam fazer um trabalho melhor, respeitando e se comunicando com os jogadores de fora do Japão. Os desenvolvedores precisam perceber que nem todos os jogadores ocidentais sobrevivem apenas com shooters e jogos de esporte. Há um monte de fãs de JRPG fora da bolha. Eles só precisam prestar mais atenção.

Fonte: Kotaku

Comentários

08 Abr, 2014 - 10:07

Comentários

ziriguidum23 08 Abr, 2014 12:39 1

O grande problema, não só de Final Fantasy mas de muitas outras franquias, é que ficou tão caro produzir um game que as produtoras procuram adaptar seus games de acordo com o que é sucesso, no intuito de vender tão bem quanto COD, Skyrim, Gears, Gow, e se esquecem que nem todos gostam dessas franquias. Além da franquia perder sua identidade ( e com isso fãs antigos) o jogo não conquista novos fãs por que esses não trocam as franquias que serviram de inspiração por uma cópia genérica.

yurigreger 08 Abr, 2014 12:30 2

Japones e bom com tecnoligia, mas comportamento humano eles nao entendem um car...... imagino psicologo la, devem ser uns ze ninguen.

Elcias 08 Abr, 2014 12:18 2

É só analisarmos o que era o nome Final Fantasy no PS1 e até no 2 e hoje em dia! :(
Parei no 12! Espero q retornem as origens e que os games de RPG não sejam tão focados no futuro e tecnologia! Gostava da ambientação dos primeiros Final Fantasy's, mas hoje é um game genérico com um GRANDE NOME!
Minha opinião!

pvmambembe 08 Abr, 2014 10:17 4

Espero realmente que volte a era dos JRPG.Foi uma **** época dos vídeo games. Jogos que são lembrados até hoje como: Se vc não jogou vc não é gamer... Sei que é exagero, mas é assim que falam né rs. O mercado atual ta abarrotado de FPS e jogos muito parecidos... Sinto falta de uma boa história....

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