Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Coluna: games que definiram quem você é como jogador



Chega um momento na vida de todos que têm contato constante com os video games em que surge um título que se torna um verdadeiro marco. Seja pela presença de elementos inovadores, uma trama excepcional, uma jogabilidade excelente ou simplesmente porque não há nada mais disponível no momento, dezenas de horas são gastas em frente à televisão aproveitando a experiência.

A partir desse momento, não há como voltar atrás: a busca por games que provoquem as mesmas sensações é incessante. Certos jogos são capazes não só divertir, como servem de base para a construção dos gostos que uma pessoa vai conservar até o final da vida.

Títulos desse tipo não precisam necessariamente possuir nomes conhecidos, como Mario, Zelda, Final Fantasy ou Gears of War. Até mesmo franquias pertencentes ao segundo ou terceiro escalão são capazes de surtir esse efeito e influenciar de maneira definitiva o que você joga e, o mais importante, a maneira como isso acontece.

Experiência pessoal

Como a maioria das pessoas nascidas no final dos anos 80, minha primeira experiência com video games aconteceu durante a geração 16 Bits, auge da guerra travada entre a SEGA e Nintendo. Não por escolha própria, tive que optar pelo lado daqueles que curtiam somente as experiências restritas ao clássico Super Nintendo.

Imagem

Esse período ajudou a moldar tanto minha noção do que é um bom jogo, como impediu que eu criasse preconceitos contra conteúdos bidimensionais (algo que me parece bastante comum entre quem só teve contato com as gerações pós-PlayStation). Nesse período, tive contato com Super Mario World, título que considero o responsável pela fascinação que nutro há quase duas décadas pelos jogos eletrônicos.

Cada leva de consoles subsequente trouxe sensações semelhantes, na forma de títulos que merecem um lugar especial na memória. Exemplo disso é Final Fantasy VII, que gerou um vício em RPGs ocidentais que só foi diminuir depois de um tempo considerável.

Também me lembro com carinho do primeiro Sonic Adventure, do falecido DreamCast, que me forçou a realizar uma maratona de quase 10 horas de jogatina contínua simplesmente para conseguir ver a versão especial do personagem principal em ação.

Imagem

Mais recentemente, títulos como The Elder Scrolls V: Skyrim e Deus EX: Human Revolution me mostraram o quanto a evolução tecnológica contribuiu para a criação de títulos ainda mais imersivos e divertidos, assim como Bastion provou que o meio ainda tem muito a explorar quando o assunto são técnicas narrativas.

Independente do estilo ou data de lançamento, todos esses jogos permanecem como base para avaliar novos games ou decidir pela compra de um título. Por mais que eles obviamente tenham defeitos, são alguns dos títulos que sem dúvida teria que recomendar para quem nunca teve contato com o mundo dos video games.

Experiência que se renova a cada dia

Gosto de pensar que o que define a importância que um game vai ter para uma pessoa não é só a sua qualidade (critério que obviamente tem seu peso), mas sim as condições em que ele foi jogado. Mesmo um título ruim pode se tornar inesquecível caso tenha sido aproveitado na companhia de amigos, ou tenha sido recebido como presente de alguém especial.

Imagem

Esse tipo de jogo emblemático muitas vezes se prova a razão pela qual muitos se atém a um único estilo durante anos, ou até por uma vida toda. Quem não conhece alguém que ainda hoje joga diversas partidas de Counter-Strike ou dedica dezenas de horas a aprimorar suas habilidades no primeiro StarCraft? O que para alguns parece simples loucura ou falta de vontade de evoluir, na visão de outros é a simples reprodução de uma experiência extremamente prazerosa e que não precisa de substitutos.

Indicar um único elemento responsável por tornar um jogo eletrônico algo memorável é impossível, já que isso depende muito de subjetividade. Entender isso permite compreender porque há tanta gente viciada em games de futebol que não veem qual a graça em passar dezenas de horas viajando pelo espaço e conversando com raças alienígenas.

O que é especial para você?

A seção de comentários está aberta para que nossos leitores deixem o testemunho dos games que mais influenciaram em suas vidas como jogadores. Sejam eles novos ou antigos, conhecidos ou desconhecidos, o importante é que eles ocupem algum lugar especial na lembrança, por mais que sua qualidade seja considerável duvidosa por outros jogadores.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

23 Mar, 2012 - 19:38

Comentários

guijoystick 27 Mar, 2012 20:38 0

Começei a gostar de jogos na primeira vez que joguei "CORRIDA MALUCA" no PS1, mas os Jogos que marcaram minha life ( lol ) foram "Prince of Persia the two thrones" e "Devil May Cry 4", hj só jogo "DC Universe" e "WoW"

dmhaumann 27 Mar, 2012 16:17 0

Alguem conhece um jogo Chamado RACING LAGOON do PSX , um jogo de corrida que mistura elementos de RPG , e tinha historia e tal. Ate hoje é um jogo que me traz otimas lembranças, apesar do jogo ser da gigante Square Soft , acho q qse ninguem chegou a jogar

pirakaia 27 Mar, 2012 09:12 0

Mega Drive era o melhor tinha o jogo jo michael jackson de salva as meninas.Castlevania New generation Grendog Toki ou Juju macaco que atirava pela boca mortal kombat 3 e 3 utimate judge dreed Sonic que nunca salvei hahah Ps1 era castlevania e tomb raider 1 2 3 4
ps2 castlevanias 1 2 god of war 1 2 guitar hero 123 shadow colossos cold fer fatal frame , Esses jogos eu joguei varias vezes ao contrario dos jogos atuais que e raro eu querer jogar dinovo sao bem poucos jogos que salvei mais de 1 vez atualmente

crysmx 27 Mar, 2012 01:56 0

Pena ver varios comentarios aqui de pós-playstations =/
Ainda hj o jogo que mais marcou minha época foi o yoshisland 2 que veio com meu super nintendo. Mas sonic e sonic 2 e chrono cross foram outros jogos inesqueciveis.

ranieri72 26 Mar, 2012 03:15 1

Pra mim os melhores:
-GTA IV (passei meses jogando todo dia, zerei varias vezes!!!)
-Batman Arkham City (e o Arkham Asylum também!)
-Fallout 3
-SimCity 4 (super ansioso pelo novo SimCity!!!!)

leonardunder 26 Mar, 2012 00:30 1

Três jogos que me marcaram bastante foram: Ocarina of time, majoras mask e FFVII. Isso pq eu os joguei ano passado. O jogo quando é bom não tem idade e o gráfico defasado é um detalhe que parece contribuir pra algo que é bom ser melhor ainda.
Além desses, outros que me marcaram bastante foram:
Test Driver 6 (ps1)
Harry potter and the chamber of secrets (ps1)
Rogue Trip Vacation (ps1)
Parasite Eve (ps1)
Zelda Link to the Past

RickWes 25 Mar, 2012 22:36 2

Ah mano eu sempre fui um sekura de video-game! Passava horas e horas desde os meus 5-6 anos... Meu primeiro videogame foi o Nintendo 8 bits e eu viajava jogando Yo! Noid! e Super Mario Bros. 3! Na época do SNES a galera jogava International Superstar Soccer (o primeiro), Super Street Fighter II, Killer Instinct, Mortal Kombat, Mario Kart... Passei muito tempo jogando um 10 in 1 do Megadrive onde o Sonic, California Games e Streets of Rage tomaram conta da minha vida! Não joguei muito o N64 nem o Dreamcast (não tive oportunidade). Com o surgimento do PS1 conheci franquias como KOF e NFS (meus dois primeiros jogos de PS1 KOF'98 e Hot Pursuit) sem esquecer do Tekken e Bloody Roar e claro o Winning Eleven :D... Na época do PS2 meu genero de jogo tinha partido mais pro lado da aventura e dos FPS... Jogar GoW e DMC era febre e depois q eu conheci Unreal Tournament (o de 1999) comecei realmente a gostar de FPS, pois foi um dos jogos mais fodões q eu ja joguei até hj! Conheci alguns anos depois o XBOX numa locadora aki perto q até hj (8 anos dps) eu frequento. Com o XBOX conheci Halo 2 e achei interessante a forma com q o jogo era jogado (modalidades estilo UT) mas só q a galera jogava online ( e até então eu nunca tinha tido a oportunidade de jogar um jogo assim) comecei a jogar todo dia freneticamente (foi tempo q eu mais gastei dinheiro na vida :D) Passávamos horas treinando para entrar pro clã da locadora e poder jogar os chamados CLÃ-FRONTOS com os clãs de outros estados! Saindo dos consoles e indo para os PC's era lindo d+ quando vc conseguia jogar Elifoot/Brasfoot num Win98 q meu pai tinha na época, a partida era tão lenta pra acabar mas eu achava tão maneiro (tinha uns 9 anos na época), jogava d+ tbm Test Drive, FIFA World Cup 98 e RCT2 no PC do meu primo... Quando consegui um NOT fraquinho comecei a reviver os clássicos e passei um tempo só jogando os Emuladores (NES, SNES, SEGA, Fliperama, Gameboy...) Conheci CHRONO TRIGGER e passei uns 3meses jogando sem parar e sem trocar de jogo. Esse foi concerteza o melhor jogo de RPG da minha vida! Hoje eu tenho um PC não tão fodão, mas q dá pra rodar os jogos da nova geração tranquilo! E os antigos também! PQ mesmo q vc tenha SKYRIM, Assassin's Creed, Saint's Row The Third e etc. às vezes ainda me pego jogando akele velho X-MEN Vs. Street Fighter, ou um WE do PS1...

jrpb5 25 Mar, 2012 12:43 0

snes:
super mario
yoshi island
killer instinct
mario kart

mega drive:
gargoyles
sonic 3

ps1:
marvel vs capcom
Legacy of Kain - Soul Reaver
Marvel vs. Street Fighter
Winning Eleven's...

ps2:

God of War 1&2
GTA SanAndreas
Naruto Shippuden 4
Resident Evil 4
Devil may Cry 2

pc:
warhammer 40.000 space marine
prince of persia two trhones
prince of persia forggonten sands
resident evil 5
section 8 prejudice
call of duty modern warfire 2
just cause 2

no momento no pc só joguei esse pq tou trabalhando muito e nem sempre tenho tempo de jogar mas tenho um hd externo de 1tb com varios jogos e pretendo ainda intalar e jogar muitos jogos

arthurdenner 24 Mar, 2012 21:59 0

Sou um jogador que prefere jogos mais atuais, que foram os que eu tive mais contato..
O primeiro jogo que joguei no meu pc foi Mafia II, depois dele me apaixonei pelo gênero TSH.
Mas de vez em quando, nada melhor que jogar um Top Gear, um Beyblade (PS1), um Marvel vs. Capcom 2 (Dreamcast).. (:

guih27 24 Mar, 2012 06:13 0

SNES:

Super Mario World
Mario Kart
Donkey Kong's...

PS1:

Resident Evil 1,2,3 (a melhor SAGA dos jogos) e melhor historia)
Crash Bandicoot 1,2,3,Race
Silent Hill
Street Fighter's...
Legacy of Kain - Soul Reaver
Tekken 3
Winning Eleven's...
Bust -A-Move Dance 1&2
Dino Crysis
Beyblade
Marvel vs. Street Fighter e Marvel vs. Capcom
Moto Racer
Need for Speed 3
Jackie Chan Stuntmaster
Toy Story 2
Star Wars Episode 1 The Phantom Menace
Tomb Raider's...
Syphon Filter
Yu-Gi-Oh Forbbiden Memories
Spyro
Alladin
Tenchu 1&2
Parappa The Rapper

N64:
Zelda Ocarina of Time (O MELHOR JOGO DO MUNDO)
Mario 64
Goldeneye 007
Perfect Dark
Banjo Kazooe
Donkey Kong 64
Snowboard Kids 1&2
Starfox 64
Shadowgate 64
Shadow Man
Rayman 2
(tem mais um **** só q eskeci o Nome)

PC:

Skyrim
Mass Effect 3
GTA IV
Battlefield 3
Call of Duty MW3
FIFA 12
Batman Arkham City
Medal of Honor Allied Assault (antigo mais é épico)
Just Cause 2
Prototype
Assasssin's Creed 1,2,Brhood,Revelations
Resident Evil 5

PS2:
God of War 1&2
GTA SanAndreas
Naruto Shippuden 4
Resident Evil 4
Devil may Cry 3

e tem muitos outros, mais de 100.000.00 rsrs

maurovinsk 24 Mar, 2012 00:52 -1

Nes:
Mario
Contra
Rampage
North e South
Um que controlava um policial azul estilo contra..(queria saber o nome pra jogar novamente)

Snes:
Chrono trigger
Super Mario World
Zelda : lotp
Dk 2/3
Clock tower
pato donald
Game do pateta
Indiana jones
Campeonato brasileiro 96
Super punch out

Mega drive:
Jurassic park
sonic 2
Garfield
Mk ultimate 3

Playstation 1:(Faria uma bela lista só com psone , mas vai só os tops da lista)

FF7
FF9
FF8
Chrono cross
Legend of legaia
Legend of mana
Resident evil 1/2/3/survivor
Paradite eve 1/2 (Porra , bateu vontade de jogar..)
Silent hill

Ps2:
Silent hill 2
Shadow of colossus

Pc:
Portal 2
Skyrim
Amnesia

betao995 24 Mar, 2012 00:21 -1

Cyberrauzito
Hehehe cara, eu escuto uma playlist so com musicas de jogos antigos ( 80's / 90's )