Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

10 jogos de Nintendo 64 que foram cancelados

O Nintendo 64 foi um dos video games mais queridos nos anos 90, principalmente por mostrar uma incrível inovação tecnológica, além de contar com muitos títulos de qualidade, como The Legend of Zelda: Majoras Mask, Pokémon Stadium, Mario Kart 64, Bomberman 64 e Star Fox 64 (sim, é quase tudo 64!).

Esse período foi uma fase de ouro para toda pessoa que presenciou esses avanços, como ver o rosto do Mario em 3D pela primeira vez na tela no Super Mario 64 ou jogar GoldenEye 007 com mais três amigos.





Mas esse mar de rosas não se repetiu para os desenvolvedores, que enfrentaram muitas dificuldades no desenvolvimento de alguns títulos — causadas pela limitação do cartucho, altos valores e um pequeno problema de renderização nas primeiras produções. Por causa dessas adversidades, alguns jogos não foram devidamente lançados para o N64 e deixaram muitos fãs na expectativa de um ótimo game.

Para você relembrar todos esses títulos que foram cancelados, especulados e problemáticos, decidimos pegar a pá e a britadeira para escavar cada um deles no "poço das lembranças" e criar essa lista dos melhores casos.


Os cancelados

Alien 64

Com o nome incluso na lista de lançamentos do N64, esse game teve sempre um ponto de interrogação sobre o seu lançamento, pois nunca foi oficialmente anunciado e sempre gerou expectativas para ser a continuação oficial de Alien Trilogy.

Mesmo não sendo lançado, as más línguas espalharam que alguns sprites que seriam utilizados no Alien 64 estão presentes no Alien Resurrection (PSX), mas esse boato nunca foi confirmado pela desenvolvedora.


Imagem

Dragon Sword

Anunciado oficialmente em 1998, Dragon Sword foi uma decepção para muitos fãs. Essa desilusão talvez tenha sido muito impactante por que o game tinha uma atrativa proposta de jogabilidade, que era a de um game de hack and slash com um sistema de co-op de dois jogadores no modo história ou quatro no modo Deathmatch.

Mesmo com essa inovadora proposta (lembrando que era 1998), a Publisher, MGM Interactive, achou que o jogo não iria vender o suficiente para compensar os gastos da produção e cancelou seu lançamento.

Para você ficar com água na boca, algumas artes conceituais podem ser encontradas no deviantART de um dos artistas.


Imagem

Metroid 64

Uma continuação da história de Samus Aran nunca foi tão pedida pelos fãs, que ainda estavam extasiados com Super Metroid, como em Metroid 64. Essa expectativa era alta, por conta dos grandes clássicos que estavam ganhando atenção no N64, e que inclusive estavam fazendo muito sucesso.

Depois de alguns anos, Yoshio Sakamoto (criador da série Metroid) divulga, em um entrevista, o real motivo de o jogo nunca ser produzido: eles não faziam ideia de como fazer Samus passear por um mundo 3D.

Isso é fácil de se entender, já que Metroid se passa no espaço e as limitações da época impediam a criação de um projeto tão grande.



Imagem

Rev Limit

Provavelmente esse jogo foi uma das maiores decepções para a garotada, pois ele apresentava jogabilidade e gráficos superiores aos de qualquer outro game de corrida. Sua fama era tão grande quanto a sua promessa: utilizar o sistema 64DD (add-on para capacidade de armazenamento) para ter os melhores gráficos da geração.

Até hoje existem algumas especulações sobre o motivo do desastre de Rev Limit, que vão desde a pretensão exagerada a até o desastre que foi o 64DD, que tinha um alto custo e foi rejeitado pelo público.


Imagem

Super Mario 64 2

Todo mundo sabe do incrível sucesso que foi o Super Mario 64, mas muita gente desconhece a continuação que Shigeru Miyamoto pretendia fazer. Na época, Miyamoto já abordava alguns conceitos que estariam presentes na continuação da franquia, como colocar Luigi como segundo player e gráficos melhores.

Infelizmente esse projeto também foi afetado pelo fracasso de 64DD, que era um dos recursos principais para o funcionamento do jogo.

Mas essa falha não foi algo totalmente ruim para nós, fãs da Big N, pois foi nesse ponto que começaram os projetos para o GameCube e muitas ideias foram repassadas para seus sucessores Super Mario 64 DS, Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy.


Imagem

Os "vira-casacas"

Além dos games que foram totalmente cancelados, existem alguns jogos que mudaram de time e foram para a maior concorrente da época – o PlayStation – para continuar vivo. Para exemplificar melhor, podemos pegar dois sucessos da Square Enix: Dragon Warrior VII (também conhecido como Dragon Quest VII) e o Final Fantasy VII.

Dragon Warrior VII

Dragon Warrior VII foi mais um grande jogo que caiu no flagelo de 64DD, pois ele era um grande projeto que dependia do sucesso desse add-on — azar da Nintendo, mas a sorte grande da Sony, que abriu as portas do PSX para nos proporcionar essa incrível experiência de RPG.

Imagem

Final Fantasy VII

O caso de Final Fantasy VII já é um pouco diferente, pois o título era para ser um dos grandes marcos da série no início da geração 3D. Mas a atitude da Square foi um pouco inesperada pela Nintendo, que em 1996 anunciou que o título sairia apenas para o PSX.

Isso criou uma pequena "rixa" entre Nintendo e Square Enix, fazendo com que todos os acordos e contratos de ambos fossem desfeitos. Para deixar a situação mais chata, a Sony fez contrato com a Square, resultando na exclusividade da franquia para o Playstation.


Imagem

Voltando das cinzas!

Existe um meio termo entre os "vira-casacas" e os cancelados, que são os jogos que foram cancelados para o N64, mas que renasceram no GameCube e Game Boy Advance. Mesmo com um grande período parado, muitos desses títulos nos proporcionaram ótimas jogatinas.

Entre os games mais curiosos, que podemos chamar de "fênix", estão: EarthBound 64, Kirby Air Ride e Fire Emblem 64.


EarthBound 64 (atual Mother 3)

Originalmente anunciado em 1996, o terceiro game da franquia Mother teve seu cancelamento em 2000 por causa de uma sequência de complicações, que incluem o fiasco do 64DD e inexperiência com o 3D do hardware do N64.

Depois de três anos de "descanso", os desenvolvedores anunciaram que o jogo seria lançado para o filho mais novo da Big N, o Game Boy Advance, e deram vida às esperanças dos fãs, que se contentaram com o jogo lançado em 2006.


Imagem

Kirby Air Ride

Esse é um lindo caso de persistência, pois Kirby Air Ride estava em desenvolvimento desde os primeiros dias do lançamento do Nintendo 64. Ele foi marcado por muitas mudanças gráficas e de mecânica, que acabou estendendo muito o período de desenvolvimento e causou seu cancelamento.

Mas a invencível bolota rosa deu um sinal de vida no evento "D.I.C.E. Summit" de 2003, em Las Vegas, que anunciou o título para o GameCube junto com um curto gameplay.


Imagem

Fire Emblem 64

Dos três games citados, Fire Emblem 64 é o que gera mais polêmica, pois ele foi mencionado pela primeira vez em 1997, pelo Miyamoto, e no ano seguinte apareceu na lista de lojas.

Com o cancelamento repentino em 2000, muitos boatos que circularam e dividiram as opiniões em duas vertentes sobre as franquia: alguns dizem que a continuação do projeto é Fire Emblem: Binding Blade (GBA), já outros dizem ser o Fire Emblem: Path of Radiance (GCB), pois foram feitos no mesmo período.


Imagem

Mas será que esses games fariam tanto sucesso como esperado?

Esse é um ponto bem difícil de se abordar, já que ninguém criou (ainda) um portal dimensional para saber o que acontece em realidades paralelas. Mas, usando os exemplos bem-sucedidos das "fênix", podemos concluir que muitas dessas franquias poderiam gerar um grande sucesso, principalmente quando o assunto são as franquias clássicas da Nintendo, como Mario e Metroid.

Quem sabe, um dia, o espírito desses jogos são lançados para o novato Wii U em forma de remake? Ou mesmo uma versão adaptada para a jogabilidade de duas telas do 3DS? É, meu amigo, a esperança é a última que morre, principalmente quando falamos da Nintendo.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

19 Mar, 2014 - 13:16

Comentários

artidoro 19 Mar, 2014 20:12 2

Uma matéria sobre Resident Evil 0 para o N64: http://www.neogamer.com.br/2011/03/unseen-o-prototipo-de-resident-evil.html

CadastrodeSite 19 Mar, 2014 19:00 1

Tanto Resident Evil 0 quanto Eternal Darknes eram pra ser lançados para o N64, eu mesmo vi pequenas notas com fotos do jogo na época pela revista "Ação Games".
Foi isso que me fez comprar um N64 na época

P3t3r 19 Mar, 2014 17:27 1

Bem faltou tambem o Resident Evil 0 que inicialmente estava sendo programado para o N64, mas por motivos desconhecidos ele foi cancelado e refeito pro Game Cube !!!

Notícias