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Uma escala colossal? Esqueça: Watch Dogs investe na densidade narrativa



Watch Dogs tem protagonizado um mar de notícias pelos últimos dias. O downgrande gráfico do jogo ainda deixa a comunidade gamer agitada e os requisitos mínimos exigidos pelo título em sua versão para PC tem sido também outro dos pontos de notável destaque internet adentro. Enquanto preocupações sobre a qualidade gráfica do jogo ganham o centro das atenções da esmagadora maioria da mídia, eis que Jonathan Morin, diretor criativo do jogo, traz à tona o formato da narrativa de Watch Dogs.

"Não pilotamos helicópteros, aviões ou andamos de bicicleta. Isto é algo que ouvimos muito e que me surpreende um pouco", confessa Morin. O executivo quer se referir a um dos aspectos que tem passado batido frente aos olhos de quem enxerga somente o quão detalhada será a iluminação dos cabelos de Aiden Pearce, hacker que protagoniza a trama. "Queremos ter elementos que ‘expandam’ a fantasia deWatch Dogs", explica o diretor.


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Densidade vs. Escala

A confusão entre os termos "densidade" e "escala" é corriqueira. É este o motivo que faz com que jogadores fiquem surpresos ao descobrir que pilotar helicópteros não será uma das ações possíveis em Watch Dogs. Se um veículo aéreo fosse inserido no game, o mapa do jogo precisaria ter uma escala enorme – elementos narrativos iriam, assim, se perder.

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"Então, investindo na densidade [narrativa de Watch Dogs], não focamos em escalas absurdas e coisas como essas. Se tivéssemos aviões ou helicópteros, iríamos precisar desse tipo de escala", diz Morin. "Quisemos explorar um setor diferente, colocando dinheiro, recursos e 5 anos e meio de pesquisa em algo que os jogadores nunca viram em jogos", revela o executivo logo ao fazer menção ao sistema gerador de NPCs – aparentemente outro dos diferenciais do título.

"Personagens não jogáveis inteligentes"

De acordo com Colin Graham, animador da Ubisoft Montreal, um dos motivos de maior orgulho da desenvolvedora é algoritmo de geração de NPCs (personagens não jogáveis capazes de interferir na jogatina). "Temos o sistema para gerar NPCs, e você terá de possuir certa lógica para que fazer com que as pessoas certas estejam em locais certos".

Significa que, durante algumas missões, uma multidão poderá fazer com que um ou outro objetivo se transforme em uma verdadeira odisseia. Às vezes, ainda conforme explica o animador, os personagens deverão ser usados de forma estratégica – uma vez que os NPCs podem determinar o curso da narrativa do game.


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"Por exemplo, se visitarmos uma mesma esquina, as pessoas vistas serão diferentes, a disposição delas vai estar alterada – a combinação de todos esses arranjos será possível por meio da grande diversidade de variantes. No jogo, não será possível ver a mesma coisa duas vezes", arrematou o animador. Watch Dogs chega ao PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One e também aos PCs no dia 27 de maio (cópias para o Wii U ainda não têm data certa de lançamento).

Fonte: Bj

Comentários

15 Mar, 2014 - 15:33

Comentários

peplegal 15 Mar, 2014 20:19 5

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GTA consegue fazer um bom equilíbrio entre o lado trágico e o lado cômico da vida. Se de um lado não existe a "densidade" de um drama tipo The Last of Us, por outro lado não é a farra debochada de um Saint Row.

Porém a maioria da mulecada que joga GTA só curte o lado Zueira. Roubar, Espancar, Atropelar, etc.

Investir em trama inteligente pra este tipo de público é jogar dinheiro fora. Watch Dog provavelmente será destinado a um público mais adulto.
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Slayer1 15 Mar, 2014 19:04 2

Undergondor2 escreveu:ndakotax

c eu compro Watch Dogs e GTA fica pra outra oportunidade prq aparentemente ele é um jogo de verdade, e já GTA é zueira.


Cara vc ao menos entende um pouco de narrativa e roteiro? Evite ficar afirmando coisa que vc não tem basamento. Desde qunado GTA é imaturo? O jogo te ofrece mil possibilidades de aproveitá-lo e só pq alguns fazem farra nele ( algo que não é ruim) tem outros que aproveitam bastante de sua história , personagens extremamente bem trabalhados e uma trama bem fechada, crítica e madura. A mesma pessoa que tenta menosprezar a franquia é aquela que não entende o mínimo das milhares de referências a filmes e séries sendo cults ou não. GTAV deu diversas vezes tapa na cara da sociedade e dos próprios gamers a grande maioria nem se quer notaram . Concluindo, a evite ficar comparando as coisas e foque apenas no assunto em si, parece político que ataca outros candidatos e n fala nda de suas propóstas.

scorpion_fcfc 15 Mar, 2014 18:20 1

escreveu:Undergondor2


Concordo e farei o mesmo.
GTA é sim muito bom, é divertido e tem suas qualidades, muitos adoram e eu também...mas é quase um modo de jogo diferente, onde fechar o game e conferir toda sua historia é muito bom...mas zoar em meio a tudo ali é melhor ainda, e é o que mais atrai e é feito em GTA sem sombra de dúvida.

Já Watch Dogs, por mais que existam essas polemicas gráficas e tal...a premissa dele me parece mais interessante, mais madura, e até um pouco diferente, vendo agora esse gerador de NPCs.

Seja como ele vier...aguardo e muito.

Undergondor2 15 Mar, 2014 16:45 5

ndakotax

GTA é o sucesso que é justamente pela capacidade de vc se tornar um hiper criminoso podendo fazer qualquer coisa sem que iso atrapalhe na história principal, é isso que a mulecada de hoje em dia quer, sou pcista e estou ancioso por Watch Dogs e se ele sair na mesma data que GTA V pra pc eu compro Watch Dogs e GTA fica pra outra oportunidade prq aparentemente ele é um jogo de verdade, e já GTA é zueira.

ndakotax 15 Mar, 2014 15:48 11

É interessante e necessário focar na narrativa do jogo e no universo "Hacker" exibido em Watch Dogs. Liberar Helicóteros e/ou Aviões simplesmente faria uma descentralização do game, e fazendo o mesmo sendo usado mais para "zueras" do que uma jogatina intrigante como mostra nos vídeos e gameplays lançados. Afinal, como você iria vigiar ou hackear uma pessoa pilotando um helicóptero? Então remover isso, é a melhor opção do jogo.

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