Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

SATA Express: entenda esse novo conector que está sendo usado nos PCs

Os SSDs já atingiram o limite de velocidade das portas SATA tradicionais, agora é preciso ir além.



Se você é familiarizado com PCs, certamente já ouvir falar de uma porta de conexão SATA e de slots PCI Express. A primeira é comumente utilizada para a conexão de dispositivos de armazenamento, o que inclui HDs e SSDs, além de unidades ópticas, como CD, DVD e Blu-ray, e a segunda é geralmente empregada na conexão de dispositivos de expansão, como placas de vídeo, rede, som, entre outras.

Mas e a conexão SATA Express? Você já ouviu falar? Essa nova interface é justamente a união dos dois padrões anteriores, ou seja, SATA+PCI Express. O principal objetivo desse sistema é aproveitar a integração de componentes já existentes para aumentar a velocidade de transmissão das unidades de armazenamento.

Mas e por que utilizar a porta PCI Express em vez de simplesmente trabalhar na evolução natural da porta SATA, o SATA IV? Simples: isso consumiria muito tempo e exigiria muitas mudanças no padrão, resultando em um conector que acabaria consumindo muita energia e teria uma velocidade máxima de 1,2 GB por segundo (SATA1200).

Por outro lado, o PCI Express já é largamente utilizado e oferece uma velocidade de transmissão de até 1 GB por segundo (por pista) em sua versão 3.0. Como a arquitetura permite o agrupamento de pistas para aumentar o desempenho, é relativamente fácil aumentar a banda de dados do PCI Express. No caso do SATA Express é possível agrupar até dois canais, o que resulta em uma transmissão nominal de 2 GB/s bidirecionalmente.

Mas e qual a necessidade de tanta velocidade? Se por um lado os HDs tradicionais e os SSDs de entrada ainda não aproveitam 100% da banda de transferência das portas SATA III, os SSDs já estão atingindo o limite que, em teoria, é de 600 MB/s, mas que na prática fica na casa dos 550 MB/s. Esse gargalo já está limitando o desempenho de alguns sistemas e obrigando alguns usuários a investir em sistemas de armazenamento PCI Express.

Sistema de armazenamento PCI Express

Utilizar a porta PCI Express para conectar unidades de armazenamento não é exatamente uma novidade. Há um bom tempo já existem as placas SSDs, que são conectadas no slot PCI Express.

Imagem

Esse tipo de equipamento apresenta um bom desempenho, mas exige a instalação de uma placa de expansão no gabinete, algo que nem sempre é possível, algumas vezes pelo espaço físico ou simplesmente pela inexistência de uma porta PCI Express livre na placa-mãe.

Interface antiga, novo conector

Apesar de o SATA Express parecer uma nova conexão, ela não é exatamente nova. Como falamos anteriormente, a arquitetura utilizada será a PCI Express que já existe. Contudo, o conector deve ser diferente, como se fosse uma mistura das duas interfaces. A vantagem é que ele é retrocompatível, ou seja, pode ser utilizado tanto para a conexão de dispositivos SATA tradicionais quanto para os novos equipamentos.

Imagem

O conector SATA Express é composto por duas portas SATA tradicionais e mais um conector de 4 pinos. Nele é possível conectar um cabo que leva até uma unidade de armazenamento SATA Express ou duas unidades SATA tradicionais.

Servidores

O SATA Express também deve chegar ao mercado de servidores, contudo, a interface de conexão deve ser um pouco diferente daquela apresentada nos desktops tradicionais.

Laptops, notebooks e ultrabooks

Um novo conector resolve os problemas dos desktops, mas e quanto aos computadores portáteis? A maioria desses equipamentos é tão compacta hoje em dia que o único periférico que eles utilizam são os SSDs mSATA, já que esses equipamentos medem cerca de 50 x 30 x 4 mm. A vantagem deles é o tamanho, mas eles também estão sujeitos à largura de banda da interface SATA, ou seja, 600 MB/s.

Imagem

Para resolver esse problema, um novo tipo de conector também está sendo desenvolvido. Esse novo conector deve seguir os mesmos parâmetros de sua contraparte desktop, com a vantagem de ser extremamente compacto. Essa porta tem a facilidade de ser compatível tanto com SSDs quanto com placas de expansão PCI Express, como controladores WiFi, por exemplo.

Quando isso chega ao mercado?

Diversos fabricantes já estão trabalhando no desenvolvimento de placas-mãe com a nova interface de comunicação, e a ASUS é uma delas. A companhia demonstrou algumas placas com a interface durante a CES 2014, mas não apresentou data de lançamento.

Entretanto, é possível que esses equipamentos comecem a chegar ao mercado tão logo dispositivos (leia-se SSDs) comecem a surgir. E isso não deve demorar, uma vez que os SSDs de alto desempenho já atingiram o limite das portas SATA tradicionais e precisam de mais espaço para continuar crescendo.

Fonte: Tecmundo

Comentários

05 Mar, 2014 - 12:44

Comentários

killer127128 08 Mar, 2014 03:27 1

HRPBR escreveu:Boa Tarde,

eu tenho um PC para JOGOS a mais ou menos 3 anos e quero fazer um UPGRADE nele, só que não sei ao certo se o melhor é trocar o processador ou trocar a placa de vídeo, eu acho melhor trocar o processador, mas quero uma segunda opinião, o que vocês acham? É especialmente para rodar JOGOS ( em especial ARMA3 que não esta dando conta direito). :mad:

Segue MInha configuração Atual :

Placa Mãe: ECS A890GXM-A2

Processador: AMD Phenon II 965 3.4

Placa Video : Gigabyte HD 6850 1 gb

Memoria : 10 GB

FOnte : InWIN 650 W reais

HD 1,5 TB

(nao sei se é relevante, mas minha resolução é 1920 x 1080 full hd)


VGA DE 1 GB GARGALA MUITOS JOGOS . INICIANDO UM GAME COMO BF3 APÓS 10 MINUTOS DE JOGATINA VOCÊ VAI SENTIR MUITO LAG POR FALTA DE MEMORIA. UMA 6850 DE 2GB SERIA PERFEITA.

Ezameru 07 Mar, 2014 03:32 1

Brother uma pergunta,se voce esta usando 10 gigas,quantos pentes de memoria voce esta usando?
Pois se voce estiver usando mais de 2,como pude ver sua placa e Dual Channel,logo voce esta com uma memoria randomica POR DE VERAS ALTA,sendo assim faça um teste ponha duas memorias em dual channel apenas as de maior tamanho e utilize seu pc por uma hora,e depois ponha seus 10 gb e vai ver a diferença,isso so pra inicar uma ajuda

chapolim007 06 Mar, 2014 17:30 1

Ursinho escreveu:
playba escreveu:Sim boa novidade....

Fofin :)

ummm granola

leosenin 06 Mar, 2014 16:40 1

HRPBR escreveu:

Eu particularmente trocaria placa de vídeo, seria o que você sentiria diferença mais gritante logo de cara.
Afinal o processador phenon II 965 é muito bom. eu troquei um a mais ou menos 1 ano e meio por um 1100t x6, e meu amigo pegou o meu e comparamos desempenhos e o dele muitas vezes chega a ser pouco melhor (acredito pela falta de suporte a 6 cores da maioria dos jogos).
Outra coisa que eu senti muita diferença e pra mim valeu o investimento foi um SSD 64gb (queria maior mas foi o que deu pra comprar!), inicia o windows 7 ou 8 em uma média de 25 a 35 segundos e já funcional (por que o PC com hd comum sempre costuma dar uma travada após aparecer a área de trabalho, com SSD não).

HRPBR 06 Mar, 2014 15:59 1

Boa Tarde,

eu tenho um PC para JOGOS a mais ou menos 3 anos e quero fazer um UPGRADE nele, só que não sei ao certo se o melhor é trocar o processador ou trocar a placa de vídeo, eu acho melhor trocar o processador, mas quero uma segunda opinião, o que vocês acham? É especialmente para rodar JOGOS ( em especial ARMA3 que não esta dando conta direito). :mad:

Segue MInha configuração Atual :

Placa Mãe: ECS A890GXM-A2

Processador: AMD Phenon II 965 3.4

Placa Video : Gigabyte HD 6850 1 gb

Memoria : 10 GB

FOnte : InWIN 650 W reais

HD 1,5 TB

(nao sei se é relevante, mas minha resolução é 1920 x 1080 full hd)

jrhawks 06 Mar, 2014 12:43 1

Mais é retrompativel amigo, leia o texto, pensaram nisso, a lei da obsolência nesse caso foi pensada 2 x

denominator 05 Mar, 2014 17:58 2

o ideal seria se projetassem componentes que utilizassem a conexão por mais tempo (10 ou 15 anos), mas a obsolescência programada fala mais alto nas empresas.

chucky515 05 Mar, 2014 14:38 1

que massa, esses engenheiros tem cada sacada que muda tudo para melhor 8_8

playba 05 Mar, 2014 13:54 2

Sim boa novidade....

vbmvagner 05 Mar, 2014 13:06 2

Uma nova tecnologia de hardware retrocompatível? Isso é raro! Valeu pela matéria já tinha ouvido falar das placas SSDs, mas tava por fora desse conector SATA Express. Joinha!

Notícias