Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Ubisoft: "heróis homossexuais não deverão chegar tão cedo a títulos AAA"



Lucien Soulban, chefe de roteiros da Ubisoft Montreal, é assumidamente gay. E em entrevista publicada nessa quinta-feira (27) pelo blog da própria desenvolvedora, o executivo disse que a chegada de personagens homossexuais aos jogos da produtora é ainda uma questão delicada. "Quando iremos ver um protagonista gay em um game AAA? Não por enquanto, eu imagino, devido ao medo de um possível impacto negativo sobre as vendas", explicou Soulban.

Imagem

Apesar de haver a possibilidade de determinar a orientação sexual de personagens em certos jogos (como em Mass Effect e Fable), o escritor destaca que a principal barreira que impede o lançamento de um herói de fato homossexual é justamente o mercado. No entanto, e ainda nos conformes dos comentários de Soulban, protagonistas homossexuais têm dado as caras de forma tímida no mundo dos games.

"Acho que isso está acontecendo de forma silenciosa. Olhe para as opções oferecidas por Mass Effect 2, Fable 3, Dragon Age 2, Skyrim ou Borderlands 2, que os mencionam sem grande alarde. A indústria os têm apresentado, dizendo: sim, eles estão aqui e são normais", comentou ainda o roteirista.

O executivo faz menção também ao cinema – especialmente à trama de Skyfall, na qual Silva (Javier Bardem) coloca a orientação de James Bond (Daniel Craig) à prova. "Quem disse que é a primeira vez", responde Bond à cantada do vilão no filme.


Imagem

Mas a aparente abertura do mercado do entretenimento à sólida aparição de protagonistas homossexuais traz à tona outra contundente discussão: como usar heróis gays e fugir, ao mesmo tempo, de estereótipos? "Quando você olha para Javier Bardem em Skyfall, percebe que a sexualidade dele foi completamente ‘alterada’ para satisfazer uma cena", disse Soulban, que teme a representação leviana da comunidade homossexual não só pelos cinemas, mas também por parte das desenvolvedoras de jogos.

Fonte: Bj

Comentários

28 Fev, 2014 - 16:00

Comentários

cetaceo_rafael 01 Mar, 2014 09:16 4

Não me importo que eu jogue com um protagonista homossexual, o que eu não aceitaria, NUNCA, seria ser OBRIGADO a agir dentro do jogo como tal.

Simplesmente não vejo problema, faça como muitos jogos fazem, dê a liberdade para tal, quem for hetero vai buscar um realcionamento hetero, quem for homossexual vai buscar um relacionamento homossexual, ponto.

Como muitos falaram, só não gostaria que isso fosse o foco principal de um jogo, o foco do jogo tem que ser enredo, jogabilidade, carisma dos personagens, (gráficos huehue).

Acredito que cada um tem o direito de fazer o que quiser, desde que não fira os direitos de outrem.

diegodiegui 01 Mar, 2014 01:54 2

Sempre que tem esses assuntos o povo começa a reclamar por causa dos Gay mais ninguem fala das lésbicas ne ¬¬''
alem de homofóbicos ignorantes são machistas tambem ¬¬''
Mais falando sobre a noticia sei la acho que e melhor mesmo a pessoa ter liberdade pra escolher a orientação no jogo não acho necessário colocar um protagonista Gay '-'

Ursinho 01 Mar, 2014 01:20 5

Vinyoli escreveu:Eu não sou contra os viadões, só sou contra aqueles que querem dar a bundinha.

AH entendi entao vc é favor daqueles que querem comer sua bundinha

lorenzi 01 Mar, 2014 00:40 2

já que não querem para com essa ******** então simplesmente bote que o cara escolha ou não que seu personagem seja gay e pronto, agora impor que um personagem seja gay é chatice

SrCoringa 28 Fev, 2014 21:49 4

um modo como dizeram de dar um toque homosexual sem apelar nem nada, é colocar pequenas cenas durante as cut'scenes e o decorrer da historia que deixe a entender e pronto, o cara dar uma xavecada no bartender por exemplo, ou a mulher dar aquela olhanda na outra quando ela esta indo embora seguido do sorrisinho da imaginação.

não precisa ter um relacionamente nem nada explicito, até mesmo talvez salvar o principe, o que seria o mais explicito que se teria.

darkwhite 28 Fev, 2014 21:36 1

se kerem fazer personage principais, deveriam começar pelas lesbicas pois os homi tao mais acostumado msm

Knight Beast 28 Fev, 2014 21:18 2

Acho que a utilização de personagens homossexuais são maus colocados nos jogos. Tipo como "poludo" falou, a inclusão de personagens homossexuais está mais pra preencher as vagas.

Acho que está faltando são personagens homossexuais que seja protagonista, mas que não trabalhe esse lado "ah é gay (ou lesbica) e sou vitima da sociedade" (como aquele jogo Gone Home), mas que seja apenas uma caracteristica somado com outras caracteristicas que foram um personagem (como sendo nervoso, engraçado, intelectual, psicopata e entre outros).

Acho que o mais dificil não é nem o protagonista homossexual, mas sim o antagonista (lutar contra um vilão gay ou lesbica pode chegar alguns entendidos dizerem que é homofobia, so por entrar contra do vilão)

jaum_20 28 Fev, 2014 20:39 2

Não sou homofóbico, porque homofobia é modinha, e modinha é coisa de ***** .

poludo 28 Fev, 2014 19:45 3

Sinceramente acho que não vai demorar tanto assim, mas só espero que não aconteça no mundo dos games o que está acontecendo de forma geral na midia onde está se tornando obrigatorio nos grupos de personagens o uso de cotistas, sendo que em um grupo de seis personagens, 1 é gay, 1 é negro, 1 é de baixa renda, 1 é de uma cultura diferente e 2 são "normais".

Não sou preconceituoso, mas o que vemos por muitas vezes é que essa obrigação de usar esse tipo de personagens por muitas vezes acaba matando a chance da história se desenvolver de maneira interessante.

peplegal 28 Fev, 2014 18:59 2

He...he....este assunto já virou rotina por aqui.

GTA-IV tinha uns viadinhos e o jogo foi bem divertido. A Expansão do Gay-Tony é hilária.

O que quero dizer é que, na maioria das vezes, os personagens gays deixam as situações mais interessantes e até engraçadas, pois trazem visões de mundos bem diferentes da nossa (héteros)...enriquecendo a trama.

Mas eu DETESTO ver manifestações de afeto homosexual em um jogo ou filme. Respeito o direito de cada um em Viver sua homosexualidade, mas guarde isto entre 4 paredes, com seu parceiro(a).

.

Sandriner 28 Fev, 2014 18:31 4

Por mim isso não devia acontecer! Além de não acrescentar em droga nenhuma no enrendo, seria apenas uma forma de "chamar a atenção" para o game. Exemplo o Gone Home q venceu como melhor indie no ano passado sendo q haviam outros indies infinitamente superiores, mas venceu não tendo nada demais, apenas um "enrendo diferente"
Quando eu jogo, normalmente eu gosto de me sentir como o personagem, ser o personagem para entrar de cabeça na trama, e eu não gostaria de me sentir na pele de um personagem gay. Eu ficaria incomodado.
Convenhamos, ninguém é obrigado de gostar absolutamente de NADA, ninguém é obrigado a gostar de gays! O problema é q se vc não gostar de gays vc já é taxado de homossexual, preconceituoso e mimimi!
Assim como essas pessoas tem o livre arbítrio para serem oq quiserem, as outras pessoas tb tem livre arbítrio para não gostarem do q quiserem!

Marlon018 28 Fev, 2014 18:26 4

@luks_CODmaluco
Em alguns jogos não acrescenta nada, mas duvido que games como Dragon Age e Mass Effect seriam os mesmos sem relacionamentos amorosos. É uma ótima forma de se envolver com personagens (no meu caso, com personagens do sexo feminino... kkkkkk)