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De Killer Feature a âncora; Como o Kinect e o GamePad vão afundar o Xbox One e o Wii U



Fala, galera, tudo bom com vocês? Hoje vamos conversar um pouco sobre os maravilhosos e inovadores acessórios que a Microsoft e a Nintendo prometeram ser o diferencial dos seus novos consoles e como isso está prejudicando ambos os consoles. Digo mais, como ambos os acessórios estão afundando ambos e colocando a faca e o queijo na mão da Sony para a liderança nessa geração.

Quando foram anunciados, Wii U e Xbox One prometiam uma série de coisas, dentre elas, apresentar novas maneiras de trazer os jogadores ao videogame com seus respectivos acessórios, Game Pad e Kinect. Vários jogos mostrando as propriedades dos acessórios foram revelados, e a resposta do consumidor foi: "mas hein?".

Caso vocês não lembrem, Ryse era para ser um jogo quase inteiro no Kinect, assim como Crimson Dragon, ambos jogos de lançamento do Xbox One. Felizmente, graças ao feedback dos jogadores, foi adicionado o suporte ao joystick, e hoje em dia, o Kinect do Xbox One tem basicamente a mesma função do Kinect do Xbox 360, pegar poeira e te atrapalhar reconhecendo comandos de voz que obviamente não são para o videogame.


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E aí eu lhes pergunto, por que eu paguei 500 dólares (vou usar os valores em dólares pois o mercado que decide mesmo é o americano) para isso? Já foi noticiado que o Kinect representa mais ou menos 50% do custo de fabricação de um Xbox One. Ou seja, para que o console não fosse lançado por um preço absurdo, a Microsoft teve que tirar o pé nas especificações técnicas do console e mesmo assim ele custa mais que um PS4.

O resultado disso são diversos jogos saindo com resoluções menores no console (por mais que sejam o mesmo jogo, isso é publicidade negativa para o console) e menos Xbox One vendendo nas lojas, já que um PS4 sai por 100 dólares a menos e vem com o que interessa, a máquina de rodar jogos e um controle. Quem quiser comprar a câmera, que compre, mas ela não é enfiada goela abaixo, como aqui.

Já que hoje em dia é possível ligar o Xbox One com o Kinect desligado (como o meu está já há mais de mês por só me atrapalhar enquanto eu tento gravar gameplay), seria bem mais inteligente da parte da Microsoft lançar um Xbox One sem o Kinect por US$ 350 dólares. Azar terem despejado milhões na pesquisa e desenvolvimento dele. Antes os anéis do que a mão toda.


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Já no caso do Wii U, a situação é pior ainda. A Nintendo anunciou o Game Pad como um grande passo na nova revolução da maneira de jogar, mas ninguém, nem eles mesmos acharam boas maneiras de usar o controle com tela além de dar a opção de você poder jogar Wii U fora da sua televisão (ou seja, no banheiro).

O pior é que a companhia insistiu em "recomendar fortemente" que os desenvolvedores incluíssem funções do GamePad nos jogos e algumas delas mais atrapalhavam do que ajudavam, parecendo até aqueles primeiros jogos de Nintendo DS, onde você tinha que tocar na tela, assoprar o microfone e fazer piruetas ao mesmo tempo.

Felizmente, parece que a companhia está dando alguns passos na direção correta, já que Donkey Kong, um dos maiores lançamentos da Nintendo nesse trimestre, vem com a opção de você usar o controle normal do Wii U sem nenhuma perda de gameplay. Ok, a ideia de multiplayer assíncrono que o GamePad introduz é interessante, mas forçar isso goela abaixo em todos os jogos é complicado.

O pior é que ele custa uns 100 dólares para ser feito, ou seja, o Wii U custa 300 dólares agora. Vale mais botar mais 100 e comprar um PS4 do que um "console de jogar Mario Kart" que nem está recebendo parte dos principais lançamentos, seja por falta de retorno nas vendas, seja por falta de poder do console (na verdade, não é, o Wii U é mais poderoso que o Xbox 360 e o PS3).

Para a Nintendo sair dessa, talvez a solução seja simplesmente dizer "Ok, aqui está um Wii U sem GamePad e com um jogo por 200 dólares, se vocês quiserem o acessório, aqui está ele por 70~100 dólares, agora voltem a nos amar", ou seja, a mesma cosia que a Microsoft tem que fazer, deixar o periférico (que está longe de ser o diferencial, a menos que seja um diferencial para a negativa) como opcional, como ele deveria ter sido desde o começo.

A outra opção a isso é ambas as companhias se acomodarem como segundo e terceiro colocados dessa geração, já que mais potência por menos dinheiro e mais títulos é uma combinação praticamente imbatível.

Fonte: Criticalhits

Comentários

18 Fev, 2014 - 18:46

Comentários

firefox 19 Fev, 2014 10:04 1

As vezes, inovação demais só atrapalha. Afinal, o consumidor não é gado para pastar o que as produtoras quiserem. Troll!

Pallas 19 Fev, 2014 00:43 1

Eu pessoalmente acho que a M$ foi muito infeliz ao vender somente o kit XOne + Kinect no lançamento, pois eles já haviam lançado o periférico no console anterior e já deviam saber que essa não era uma jogada muito boa.

Agora sobre o Wii U, o problema não é o seu hardware e nem o GamePad, mas sim a própria Nintendo. O controle que eles inventaram é simplesmente fantástico, jogar ZombiU com ele foi uma das melhores experiências que já tive, pelo menos no que se refere ao gameplay.

O problema todo gira em torno dos jogos que o console vem recebendo. Praticamente todos os lançamentos exclusivos são voltados para públicos casuais muito específicos: basicamente crianças e adultos que, quando mais jovens, jogaram as clássicas franquias da Nintendo (que hoje estão sendo relançadas, a grosso modo).

Finalizando, acho que o XOne é um console promissor e só precisa de uma versão sem Kinect pra dar certo. Quanto ao Wii U, estou tão confiante que se um amigo me fizer uma oferta, leva pra casa.

weslleyfb 18 Fev, 2014 22:20 1

Não sei porque falam mau do GamePad, tive um Wii U e o gamepad é incrível não tem joy melhor. O que matava no Gamepad era o fato de não ser multi toque para mim nova geração de joysticks tinha q ser baseada nisso e ponto final, agora hadware ficou para trás e por isso ficou na M.....

alanlcarlos 18 Fev, 2014 20:47 1

Eu estava mal informado ou realmente nao ha informacao na net sobre o recurso de segunda tela para navegar e ver videos ? Nao sabia que da para navegar em abas e ler comentarios do youtube no gamepad em quanto o video **** em tela cheia na tv.

GalaxyDev 18 Fev, 2014 19:54 3

Tanto kinect tanto o gamepad são tecnologias que podem ser muito bem aproveitadas e só não são por medo das produtoras, inovar antigamente era um ato de sabedoria e hoje em dia é um tiro no pé graças aos público de hoje que rejeita qualquer coisa mais diferente, vejam o caso do Windows 8, antes mesmo do lançamento da versão alpha ele já tinha sido taxado como lixo só por que mudou a interface e depois do lançamento da versão final muita gente se recusou a testar e formar uma opinião própria

O gamepad pode ser considerado mais um sucesso do que um fracasso pois desde o lançamento do Wii U tem muitos jogos lançando aplicativos pra tablets pra interação com o jogo ou seja ele influenciou a indústria embora ele seja meio que o "pai renegado"

Enquanto nós, consumidores de jogos, não aceitármos nada diferente, vai continuar entrando e saindo geração e vamos viver num eterno mais do mesmo que só vai melhorar gráfico

Knight Beast 18 Fev, 2014 19:39 5

Bem o Kinect é uma otima ferramenta para jogo, mas infelizmente o Xbox não sabe aproveitar todo o potencial. Imagino o Kinect fosse da Nintendo talvez a tecnologia seria teria um uso bem aproveitado.

Agora sobre o controle da Nintendo, acho que é bem cedo para dizer se foi má idéia (parece que existe uma forte campanha em desvalorizar o Wi U do que reconhecer que é um videogame diferente).

Pelo menos tanto a Nintendo como a Microsoft tem colocado um preço no mercado brasileiro bem modelado em relação a Sony, que não tem nenhum acessorio e consegue ser o mais caro que os dois

vanne00 18 Fev, 2014 18:59 0

O Kinect e uma baita tecnologia muito revolucionaria, mas as produtoras ainda investem nas formas tradicionais por terem menor custo e mais vendas ,afinal poucos possuem o aparelho.

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