Irrational Games fecha as portas
A Irrational Games vai fechar. Isso mesmo, o estúdio por trás da série BioShock e que levou todos os tipos de prêmios com a franquia anunciou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, que chegou a hora de encerrar suas atividades — ao menos como nós o conhecemos.
A notícia pegou todo mundo de surpresa, principalmente após o cofundador da produtora, Ken Levine, publicar uma carta aberta em seu site oficial para justificar os porquês que o levaram a tomar esta decisão. Segundo ele, a empresa começou pequena e com o objetivo de criar mundos únicos e personagens igualmente particulares. Dezessete anos depois, eles não só conseguiram fazer isso como se tornaram referência na indústria.
"E o que vem em seguida?", questiona o próprio Levine em sua mensagem. De acordo com o rosto mais famoso da Irrational, o estúdio se tornou tão grande nesses quase 20 anos que foi preciso fazer mudanças drásticas para que ele e sua equipe pudessem dar o próximo passo. Com uma equipe menor e mais focada no relacionamento com jogos, as coisas tendem a ser diferentes.
O produtor conta ainda que, nesta nova etapa, os 15 funcionários que restaram da antiga empresa vão iniciar novos trabalhos já dentro da Take-Two, que abriu as portas para que Levine e os demais sobreviventes da Irrational trabalhassem em seus novos projetos.
Próximo passo
Mas, afinal qual é este próximo passo que Levine que tanto dar a ponto de sacrificar um dos estúdios mais influentes da atualidade? Segundo ele, o objetivo principal de sua nova equipe é abandonar o mercado AAA e investir em jogos menores, exclusivamente digitais e com um foco muito maior na narrativa e no fato replay.
Porém, isso não quer dizer que não vamos mais ouvir falar de BioShock a partir desta data. Além do próximo DLC de Infinite que já havia sido anunciado, a Irrational deixou os direitos do game para a 2K, que vai definir qual será o futuro da franquia. Quanto a Levine, ele finaliza dizendo que sua nova empresa possa fazer algo que seja metade do que os universos de Rapture e Columbia um dia foram.
ShiryudeLibra 22 Fev, 2014 19:12 1
Cara, tá louco, jogos infantis,??? Dá pra ver que vc não deve ter jogando nenhum dos três Bioshocks. Mas concordo quanto a Capcom, se ela não mudar o modo de gerir a produção de seus jogos, ele vai fechar! Mighty tá aí como resposta do Keiji quanto ao desleixo da empresa ao Megaman.
mcdyn 22 Fev, 2014 17:41 1
acho que ele quer só se aparecer mesmo,
o cara é tão bem informado que disse q Bioshock Infinite não vendeu nada,
poisé acho que + de 4 milhoes só em 3 ou 4 meses após o lançamento é coisa pouca né...
http://www.eurogamer.pt/articles/2013-07-31-bioshock-infinite-vendeu-4-milhoes
veja a data da noticia (31/07/2013)
creio eu que as vendas ainda continuam no mundo por aí fora, só numa loja de games aqui no shopping, é só chegar e sair vendido
isso sem dizer a steam...
TWippel 20 Fev, 2014 21:36 2
Whaaaaaat????
Infantil, tosco?
Não pode ser... Ou não jogou, ou não entendeu nada...
Ou só quer causar.
Leandro Costa 19 Fev, 2014 18:23 3
História ****!!!
Adolfok3 19 Fev, 2014 17:31 -1
Po cara, me explique mais... cheguei hoje na internet...
juniorthrash 19 Fev, 2014 13:03 1
lucassrossi 19 Fev, 2014 12:53 1
TerminatorCod 19 Fev, 2014 12:34 2
Undergondor2 19 Fev, 2014 11:27 3
Marlon018 19 Fev, 2014 10:15 2
Mas se eles estão fazendo isso por estarem cansados ou por acharem que a missão da Irrational foi cumprida, desejo sorte e espero muito que eles continuem fazendo jogos marcantes igual antes, mesmo que não sejam ao nível da franquia BioShock.
E vejam o lado bom, a Irrational fechou as portas com chave de ouro por causa do BioShock Infinite. Nem todas as produtoras que fecham podem dizer isso...
MateusFLA 19 Fev, 2014 09:35 2
E agora qual desenvolvedora irá nos socorrer ?
Irrational, seu legado foi épico.
firefox 19 Fev, 2014 09:34 2
O que ele afirmou é produzir jogos com menores custos e com distribuição digital, foi isso que entendi da matéria.