Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Saiba como é Battlefield 4 na nova geração de video games

Battlefield 4 é um dos games mais celebrados lançados no final de 2013, afinal é continuação de uma das principais franquias da atualidade. O jogo ganhou versões para consoles bem como para PC, levantando novamente a questão da qualidade apresentada pelo título em cada uma das plataformas.

Nós testamos o BF4 no PC no final de outubro e agora pegamos a versão para PlayStation 4 como referência da nova geração. De modo geral, a impressão que fica é que o PC ainda é uma alternativa mais interessante para quem quer gráficos ultrarrealistas, mesmo com o enorme avanço que se vê.

Dá para dizer, finalmente, que a diferença entre PC e console é mais sutil do que já foi em outras épocas, o que significa algo bem positivo. Confira abaixo nosso especial completo sobre como se saem as duas versões de BF4.


Diferenças nos detalhes

À primeira vista, quando você vê paisagens ao longe ou mesmo alguns objetos a uma distância mais próxima, PC e console se igualam. Itens construídos com fidelidade e iluminação semelhante resultam em poucas diferenças perceptíveis a olho nu, o que mostra o avanço gráfico aplicado aos consoles da última geração.

Porém, essa igualdade não é uma constante, ou seja, em determinados momentos nota-se que o jogo para PlayStation 4 sofreu "cortes" para que o hardware do console aguentasse o tranco. Algum serrilhado a mais, menos detalhes na tela e até um visual borrado da paisagem (mesmo as mais próximas) são presenças relativamente constantes na versão para o video game.

E essa diferença pode ser notada tanto durante a jogatina quanto nas cenas de corte. Outros detalhes de parede, do solo e da vegetação também indicam uma leve desvantagem para o console.


Console: limitação técnica

As configurações técnicas de um PS4 e de um Xbox One são impressionantes, disso não há dúvida. Mas ninguém duvida também que é possível construir um PC muito mais avançado do que ambos os aparelhos — obviamente, montar um PC desses sai bem mais caro do que simplesmente adquirir um console da Sony ou da Microsoft.



Por isso é importante analisar a "limitação técnica" dos consoles assim, entre aspas, afinal eles são máquinas prontas que não apresentam a mesma capacidade física de atualização que um computador pessoal.

Assim sendo, colocar lado a lado as mesmas imagens de Battlefield 4 em duas plataformas distintas como PlayStation 4 e PC deixa perceptível qualidades distintas para os mesmos momentos. A equipe do Digital Foundry, do Eurogamer, fez isso em um vídeo de pouco mais de cinco minutos que exemplifica bem tal sensação.


Gráficos reduzidos

Quando você joga em um console, vai encontrar um game feito para rodar ali sem qualquer enrosco, afinal o hardware de cada unidade é exatamente igual e os games são preparados especialmente para isso. Logo, filtros e partículas a mais poderiam sobrecarregar o funcionamento da máquina e prejudicar a experiência do jogador, daí as diferenças vistas em relação ao PC.

Em BF4 essa questão fica bastante notável quando você está diante de uma cena com muita ação, na qual diversos elementos se movimentam na tela e há objetos em dois planos distintos. Nesse caso, o PC se vira bem em apresentar ambos com muito mais textura, o que dá mais nitidez à imagem, enquanto o console vai privilegiar aquele que estiver mais perto, abusando do blur no fundo.


Imagem

Detalhes tão pequenos...

A conclusão de uma comparação como esta não pode ser nada diferente disto: é tudo detalhe. Quando você está na pressão, trocando tiros com seus rivais, no multiplayer ou no modo campanha, o que você menos vai se importar é com o serrilhado que aparece em uma torre à distância.

As sombras dos personagens e os detalhes do gramado a média distância são outros pontos notáveis (mas nem tanto, convenhamos) que mostram a superioridade técnica do PC — isso, é claro, também por causa de uma série de motivos já apontados neste texto.

Se você joga no Xbox One, talvez vá sentir um pouco mais essa diferença devido ao fato de BF4 rodar a 720p no console da Microsoft, mas mesmo assim as mudanças não são tão gritantes. O nível de tessellation é suficiente em todas as plataformas a jogabilidade muda apenas dentro da necessidade de usar joysticks em vez de teclado, mas nada significativo.

O veredito é que fica a impressão de um grande avanço dos consoles, que parecem estar muito mais aptos a bater de frente com os PCs agora do que em outros tempos. As diferenças visuais sentidas ao se jogar BF3 no PS3 e Xbox 360 em comparação com o PC eram bem mais evidentes do que são agora.

Fonte: Baixakijogos

Comentários

09 Jan, 2014 - 16:39

Comentários

edimarjr2 31 Mar, 2014 20:43 0

Cara minha última placa era uma GTX 590, é era um monstro rodava Bf3 no ultra se cair de 60, troquei 1 mês antes do Bf4 lançar por uma GTX 780, e cara á GTX 590 ainda tá 225 doláres, o PS4 tá á 400 e o Xone 500, essa placa no Brasil é 1200, vc apelou viu...
th3math3us escreveu:Aí eles nem usaram o Resolution Scale em 200% Cereal
Outra coisa, como VGAs do começo de 2011(GTX 590 / HD 6990) podem ser superiores há consoles lançados no final de 2013?

gustavo231 12 Jan, 2014 21:40 0

joao2345 escreveu:
Lucas5k escreveu:Esse papo de que os PCs são melhores que os consoles não tem mais relevancia, haja vista que ambas as plataformas apresentam gráficos muito realistas e que satiefazem qualquer um, até mesmo aos gamers mais exigentes. Podemos provar isso analisando os gráficos do Killzone para PS4, por exemplo.

PS: Não sou consolista, sou PC gamer.

os gráficos do pc não são tão melhores que dos consoles simplesmente porque as empresas querem veja mods gráficos de gta 4,crysis e skyrim
Eu nao tindi o que voce falou... KKKKKKK

joao2345 09 Jan, 2014 23:36 0

Lucas5k escreveu:Esse papo de que os PCs são melhores que os consoles não tem mais relevancia, haja vista que ambas as plataformas apresentam gráficos muito realistas e que satiefazem qualquer um, até mesmo aos gamers mais exigentes. Podemos provar isso analisando os gráficos do Killzone para PS4, por exemplo.

PS: Não sou consolista, sou PC gamer.

os gráficos do pc não são tão melhores que dos consoles simplesmente porque as empresas querem veja mods gráficos de gta 4,crysis e skyrim

Lucas5k 09 Jan, 2014 21:27 0

Esse papo de que os PCs são melhores que os consoles não tem mais relevancia, haja vista que ambas as plataformas apresentam gráficos muito realistas e que satiefazem qualquer um, até mesmo aos gamers mais exigentes. Podemos provar isso analisando os gráficos do Killzone para PS4, por exemplo.

PS: Não sou consolista, sou PC gamer.

rodrigomax2011 09 Jan, 2014 19:57 0

DEPOIS DESTES COMENTARIOS NÃO PRECISO DIZER + NADA..........

FALARAM POR MIM.

Priston31 09 Jan, 2014 19:23 1

Não da pra falar que os consoles estão conseguindo bater de frente com os PC's, fica ate difícil comparar com apenas 1 jogo ainda mais BF4, seria ridículo pensar que de fato a EA fez um BF4 utilizando o potencial maximo do console e um outro todo do zero utilizando o potencial máximo do PC, então oque acontece é que eles fazem um utilizando o console como base e melhora esses detalhes que na minha opinião faz uma boa diferença ao contrario do que a noticia fala, se alguma empresa resolvesse criar um jogo que aproveitasse 100% os PC high-end ai sim daria pra ver a verdadeira diferença de potencial, ate lá vai ser sempre os consoles limitando/sendo base para o desenvolvimento dos jogos, na minha opinião console não tem mais utilidade hoje em dia, exclusivos ? acaba com os consoles que eles vem para o PC. PS: Minha opinião, cada um tem o direito de gostar do que quiser e vê os fatos quem quer.

th3math3us 09 Jan, 2014 18:30 0

Aí eles nem usaram o Resolution Scale em 200% Cereal
Outra coisa, como VGAs do começo de 2011(GTX 590 / HD 6990) podem ser superiores há consoles lançados no final de 2013?

radamantynos 09 Jan, 2014 17:34 0

A unica diferença entre Console x PC, é que o console utiliza linguagem de programação de baixo nível, logo uma placa de vídeo e uma cpu meia boca ficam poderosos por não ter um gargalo como DX no PC, alem de não realizar muitas tarefas simultaneamente como no PC também.

TESOURO 09 Jan, 2014 16:58 0

Console em termos, por que a base do PS4 e XBOX foram feitas apartir do PC, diferente do PS3 e do 360

Notícias