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Afinal, por que o fator replay se perdeu nos jogos de hoje em dia



Para quem não sabe o que é o fator replay, eu explico: O replay em um jogo é simplesmente a vontade que você tem de continuar jogando um jogo que você já zerou, simples assim.

Até a sexta geração (PS2, XBOX e NGC) o fator replay estava presente em 50% dos jogos e na sétima geração ele foi quase extinto, vamos procurar aqui um possível motivo pra isso ter acontecido.

Recheio de mais, crocância de menos

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Essa é a opinião de Clint Hocking, ex-diretor da LucasArts, para ele a existência de uma função New Game+ não significa que o título tem um fator replay elevado. Para ele, os desenvolvedores da atualidade confundem a longevidade de um jogo com uma necessidade de terminá-lo inúmeras vezes, algo que pode não ser necessariamente interessante para o jogador.

Hocking cita o game Red Dead Redemption como um exemplo disso. O título apresentava grandes oportunidades ao jogador mesmo depois de ser completado, mas, de acordo com dados citados por ele, apenas 40% dos jogadores chegaram a completá-lo, enquanto só 10% obtiveram todas as conquistas. Para o designer, isso é uma prova de que as pessoas não se sentiram incentivadas a continuar. Aqui está a declaração do Clint Hocking.

Mas o que a falta do fator replay gera?

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A Gamestop é a maior loja varejista de jogos usados do mundo


Para a Avalanche Studios, produtora de Just Cause e Mad Max, a falta do fator replay é o que leva as pessoas a venderem ou trocarem os jogos que elas compraram, de acordo com eles, Just Cause 2 depois de um ano de lançamento ainda possuía milhares de jogadores jogando diariamente, aqui está a declaração da Avalanche Studios.

Mas o fator replay de um jogo não é justamente zerar ele várias vezes?

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Conquistas


Não necessariamente, antigamente nos jogos haviam mini games e itens escondidos e hoje temos as conquistas, as conquistas ou troféus ou seja lá como tão chamando hoje em dia, deveriam nos estimular a continuar jogando e é ai que entra o problema citado pelo Clint Hocking, na grande maioria dos jogos, ir atrás de todas as conquistas se torna algo enjoativo e isso faz os jogadores abandonarem o jogo. Pegue toda sua coleção de jogos da sua plataforma, PC ou Console, e veja em quantos jogos você conseguiu todas as conquistas, se você não conseguiu todas é muito provável que você tenha enjoado do jogo ou está focado em outra coisa como modo multiplayer.

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Kevin Levine, pai de System Shock e Bioshock


Kevin Levine também já falou sobre a importância do fator replay em um jogo, veja o que ele disse ao site VG247: "O desafio seguinte não é uma história em particular, é mais uma espécie de "meta-desafio. Uma das coisas que tem na narrativa é que não há muito fator replay. Sendo assim, é muito mais difícil o desenvolvimento de uma base para ir a um ponto em que a narrativa seja muito mais rejogável e dinâmica. Não é uma história, tampouco um jogo, é uma peça de narrativa conceitual que não chegará a ser absolutamente nada. Não quero exagerar nisto. Pensei muito sobre isso. Porque é frustrante quando você trabalha 5 anos em algo que as pessoas jogam só uma vez. É algo que andei pensando muito ultimamente." Aqui está a entrevista do Kevin Levine.

Recentemente, Kevin Levine divulgou uma lista contendo os melhores jogos de 2013 segundo a sua opinião pessoal ,aqui está e por alguns jogos da lista nós podemos perceber que ele preza por jogabilidade e diversão em um jogo do que por um enredo bem elaborado, alguns dias após o lançamento de Bioshock Infinite ele avisou que já estava planejando seu próximo jogo, vamos esperar para ver o que vem por aí, considerando a sua experiência como designer, provavelmente vem coisa boa.

A falta do fator replay retira a qualidade de um jogo?

Não, apenas retira sua longevidade, a qualidade continua a mesma com ou sem replay.

Mas por que é tão difícil fazer um jogo com um fator replay que não se torne enjoativo?

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Quem jogou já sabe a resposta dessa pergunta


Aí entra o fator cinematográfico que eu já comentei, alguns jogos utilizam roteiristas profissionais nos seus enredos e como esses roteiristas não são profissionais com jogos, eles acabam fazendo em um jogo exatamente o mesmo que eles fazem em um filme, boas narrativas, bons personagens e por ai vai mas eles esquecem que um jogo não é feito apenas disso e acaba acontecendo de vários jogos encantarem os jogadores com seus enredos mas acabam durando muito pouco e essa baixa duração gera os polêmicos jogos usados que já foram comentados

Mas onde o TES V: Skyrim entra nisso? Skyrim não tem nada de cinematográfico e dura mais de 50 horas e quem for aproveitar o fator replay do jogo ao máximo pode passar das 300 horas e mesmo sem nada de cinematográfico ele ainda foi o jogo do ano de 2011.

Comente ai sua opinião sobre o assunto e por não negative a news ou outras pessoas só por não concordar com as opinião expostas e quem for dar sua opinião tente dar seus argumentos de forma educada pra não gerar brigas.

Fonte: Tribogamer

Comentários

30 Dez, 2013 - 17:17

Comentários

toshii 09 Fev, 2014 10:35 0

O fator replay ele só é significativo se o jogo proporcionar novas experiencias na continuidade do game, por exemplo no parasite Eve, a cada vez que você terminava o jogo ele se torneva mais dificil, com novos itens e também você tinha que se fortalecer até esta forte suficiente para ir ao prédio de 100 andares.Lembro de outro jogo que na segunda jogatina você tinha acesso a novos bosses na verdade um jogo so tem replay se proporcionar uma continuidade senão não vale a pena joga-lo novamente.

peplegal 01 Jan, 2014 02:42 0

O Segredo para um bom fator Replay está no roteiro...ou melhor, nos roteiroS.

Sim...ao invés de se criar uma Grandioso e Intricado roteiro cinematográfico que realmente atrai o jogador, mas que fica enjoativo no replay...é muito melhor criar dezenas ou centenas de pequenos roteiros ( e tentar contextualizá-los com o roteiro principal...se for possível, é claro).

Este é o segredo de Skyrim.

Caçar baleias, matar pombos ou procurar conchas no fundo do mar não eleva o fator Replay.

fernandom 31 Dez, 2013 10:25 0

joguei skyrim mais de 600 horas lol que jogo desgraçado não consegui sair dele vo começa tudo de novo faze o que.lol

pirakaia 31 Dez, 2013 08:36 0

Quando eu comprava jogos isso na época do PS2 pirata ainda, ate que eu jogava varias vezes pois ia a são paulo pocas vezes comprava apenas 2 ou 3 jogos eu salvava no hard very hard procurava todos segredos etc. já depois que comprei meu PC são muitos jogos pra ficar só em 1 ,salvo 1 e vou pro próximo
Assassin's Creed IV - Black Flag salvei com 49% não faz sentido sair do foco do jogo pra ir mata baleia ou tubarão.se bem que matei tudo mas não faz sentido tipo o jogo parar pra eu ir pescar ou mata animais no mato.. agora só fazer todas o 51% em missões extras (melhor libera os escravos )

neotech 31 Dez, 2013 01:51 -1

Curto jogos que no final depois de zerar eles continuam o único problema é que nem sempre o jogo nos proporciona mais desafios e oportunidades além de alguns extras. Jogos bons são aqueles que nos dão total liberdade pra podermos fazermos tudo o que é possível no jogo, comprar praticamente tudo o que quizer, poder comprar personalizações dos senários e de diferentes formas e poder ter a personalidade que quizer dentro do jogo afinal de contas é um jogo porque restringir o jogo basta que coloque classificação indicativa e claro até mesmo para menores desde de que acompanhados pelos pais não tem probema afinal já tem pais da nova geração que agora joga junto com seus filhos.

TheKIller 31 Dez, 2013 01:42 0

falou tudo ricardomd

RicardoMD 31 Dez, 2013 00:53 2

porque fazem um jogo com um GRÁFICO LINDO e a diversão é uma PORCARIA...

starbearer77 30 Dez, 2013 22:52 0

Fator replay é a validade atrativa de um jogo

Luchta 30 Dez, 2013 21:14 0

Concordo com a notícia. Skyrim saiu em 2011 e foi o primeiro jogo que eu comprei (não o terceiro, eu acho... enfim foi um dos primeiros :D), e estou jogando até hoje, e ainda não fiz tudo que se pode fazer no jogo, por incrível que pareça.

Eu gosto de jogos assim, que me proporcionem um fator replay de verdade, por mais que um jogo tenha vários finais e mudanças na história se não for realmente viciante ou te incentive a rejogar com extras que realmente valem a pena, eu não vou fazer tudo de novo por mais que o jogo tenha me agradado. Se você olhar na minha biblioteca da Steam vai ver que os jogos que eu mais joguei, além dos de luta e multiplayer, são os que tem alto fator replay. Como Skyrim, Don't Starve, Spelunky, RE6, Orcs Must Die!, etc...

Para mim a industria está no caminho errado, eles querem fazer jogos e gastar milhões em campanhas cinematográficas que você só vai jogar uma vez e nunca mais. Se for para investir meu dinheiro que seja em um jogo que vai durar muito tempo.

douglasx29 30 Dez, 2013 21:10 1

Um jogo nao precisa ser cinematografico para ser grandioso,a diversao que o torna eterno

will-gamer 30 Dez, 2013 21:10 0

a cara isso vai de gosto pra gosto, depende da pessoa e do jogo, se ela gostar muito do certamente vai querer fazer tudo que tem nele e deixar 100%
mas sinto falta de uma coisa só nos jogos de hoje em dia todos tem essa tal troféu ou conquistas mas o que era **** mesmo em um jogo era desbloquear tal fase bonus ou personagem só por apenas jogar em certa dificuldade ou fazer algo especial com alguns items ou até mesmo depois de zerar a campanha principal ter ainda Boss de peso para enfrentar. Isso que sinto falta nos jogos hoje em dia.

superjiraya 30 Dez, 2013 18:33 0

Isso de jogar um jogo varias vezes é muito relativo, Gran turismo por exemplo é se jogar durante anos, mas jogos como ICO e jorney eu terminei uma única vez e não pretendo jogar novamente durante muito tempo, journey tem trofeus por que é obrigatorio porque não faz sentido ter.

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