Oito fatos interessantes sobre o Steam Machine
O Steam Machine só será lançado oficialmente no próximo ano. E você não deve se animar muito com a possibilidade de colocar as mãos em um dos protótipos que foram exibidos nesta semana… a não ser que você seja um dos 300 sortudos selecionados para ser beta tester.
Mas nas últimas semanas, vários jornalistas foram convidados ao escritório da Valve, e esta semana eles publicaram suas impressões e detalhes envolvendo o Steam Machine. Nós lemos tudo e separamos oito fatos interessantes sobre o produto:
1) Half-Life 3 não será exclusividade do SteamOS
Não espere que o SteamOS tenha jogos exclusivos. A Valve afirmou à IGN que não tem interesse em fomentar a criação de jogos e aplicativos exclusivos ao SteamOS. "Quando conversamos com desenvolvedores, nós os encorajamos a criar seus jogos para o maior número de sistemas", afirmou Anna Sweet, da Valve, à IGN.
2) Os Steam Machines serão produzidos por terceiros
Segundo o Engadget, com exceção dos 300 protótipos que serão dados aos beta testers este ano, o Steam Machine não será fabricado pela Valve. Ele será produzido por fábricas de hardware terceirizadas. "Nós estamos construindo isso como plataforma de teste, e muitas máquinas serão feitas por terceiros", afirmou Greg Coomer, da Valve, ao Engadget. "Essas máquinas [terceirizadas] estarão disponíveis nas lojas em 2014″.
Ainda não foi divulgado quem produziá o Steam Machine e nem qual será o seu preço, mas a Valve planeja fazer um anúncio oficial durante a CES, em janeiro de 2014.
3) A Valve vai usar crowdsourcing em seu esquema de botões nos controles
Se você não quer perder tempo descobrindo qual a melhor configuração de botões para cada jogo, a Valve vai ter dar uma opção: uma lista com os esquemas mais usados pelos jogadores em um ranking baseado em votos.
Quando você iniciar um jogo, segundo a Wired, você pode escolher o esquema de botões mais usado ao invés de ficar configurando o seu. "Isso é um pesadelo. Você começa um jogo e fica meia hora na mesma tela configurando os controles. Nós acreditamos que criamos um jeito de contornar isso", afirmou Coomer à Wired.
"Os usuários do Steam vão ajudar a proliferar as configurações para cada jogo. Assim que iniciarmos nosso Beta, acredito que todo o catálogo Steam será preenchido com configurações de controle de alta qualidade".
4) A Valve admite que seu controle não é perfeito para todos os jogos
Dota 2. Esta é a pedra no caminho, afirma a Valve. O jogo é rápido e complicado demais para ser jogado sem mouse e teclado. "Nós temos uma piada interna. Você pode jogar Dota com o controle, mas você não pode ganhar", afirmou Eric Hope, em entrevista à IGN. "A não ser que você esteja jogando apenas contra pessoas que também estão com o controle".
5) A Valve testou vários controles diferentes
E todos eram bem estranhos!
6) O controle oficial quase virou um par de luvas
Em entrevista à Wired, Coomer afirmou que o primeiro controle testado foi em forma de luva. "Existe uma tremenda fidelidade de movimentos com a luva. Mas essa não era a ideia do produto".
Eventualmente eles chegaram ao controle atual, que usa dois trackpads e uma porrada de botões na frente e atrás.
7) Outros periféricos malucos podem estar nos planos
Apesar de a Valve já ter rejeitado pelo menos um aparelho de realidade aumentada (que eventualmente se transformou em um projeto no Kickstarter), eles têm mais alguns planos para o futuro.
"A empresa está fazendo testes com aparelhos que você pode vestir e fones de ouvido para possibilitar o uso de realidade aumentada nos próximos anos", segundo o The Seattle Times.
8) A Valve está trabalhando em um sistema que mostra qual a configuração de hardware necessária para cada jogo
Essa deve ser uma das funcionalidades mais legais do Steam Machine. Segundo o The Verge, a Valve planeja lançar um sistema que mostre quais games a sua configuração de hardware aguenta, e o que você precisa para rodar bem cada jogo.
"Essa é uma característica em que a Steam tem muita propriedade para ajudar os consumidores", afirmou Coomer ao The Verge. "Nós temos muitas informações sobre especificações de hardware, então podemos coletar dados sobre o que está acontecendo e replicar esses dados de uma forma didática para todos os usuários do Steam".
Essa funcionalidade está prevista para o próximo ano, e pode ser um divisor de águas. Uma das maiores barreiras em jogos de PC é o número de variáveis envolvidas para um bom desempenho do game. Novos e velhos jogadores de PC certamente vão usar um serviço que diz exatamente o que é necessário para quem quiser jogar, digamos, Skyrim com os gráficos mais avançados.
LordHazzor 07 Nov, 2013 17:53 1
Husayn al-Musayyab 07 Nov, 2013 15:29 2
LucskyD 06 Nov, 2013 13:28 1
Parece kkkkk, mas é o arquiteto da matrix.
firefox 06 Nov, 2013 12:39 0
chucky515 06 Nov, 2013 10:37 2