Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Esta chama é feita apenas de água



Cientistas inventaram um novo método de baixo custo para criar uma chama de soldagem usando água como único combustível. Chamado de Safeflame, o dispositivo divide a água em oxigênio e hidrogênio, recombinando ambos fora do maçarico para criar fogo. E o único subproduto é água.

No passado, este método era muito caro para ser adotado em massa. O sucesso do Safeflame é conseguir fazer isso a um baixo custo e de forma mais segura do que com o tradicional gás propano e maçarico de acetileno, de acordo com Andrew Ellis, um dos pesquisadores do Safeflame:

Temos uma equipe de químicos trabalhando em novas formulações de membrana, que mostraram aumentos no desempenho do eletrolisador. Também estamos pesquisando catalisadores, tentando reduzir a quantidade de platina e procurando materiais mais baratos que podem ser usados nas células. E esta pesquisa nos levou a uma grande redução no custo do sistema de eletrolisador.


Falando ao Euronews, Ellis disse que o novo sistema foi "desenvolvido para usar uma rede de energia elétrica padrão e água. A água é dividida em hidrogênio e oxigênio e alimenta a tocha onde a chama é produzida, que pode ser usada para solda ou outra aplicação industrial onde a flama é usada. Então é apenas usar água para fazer fogo, basicamente."

A tocha em si se mantém resfriada durante todo o processo já que, segundo Ellis, "a flama, da forma que está sendo produzida, queima na parte exterior da tocha. E quando você desliga a flama no fim da operação, o maçarico se mantém resfriado, então você pode colocá-lo onde quiser." No vídeo no Euronews (em inglês), você pode ver um rapaz tocando a ponta da tocha mesmo quando ela está em operação.

MÁGICA.

Fonte: Gizmodo/Uol

Comentários

30 Out, 2013 - 10:47

Comentários

Sergio-F 30 Out, 2013 15:37 0

Uma vez dividida em oxigênio e hidrogênio, já nã é mais água e sim, gases.
o título poderia ser que era chama à base de água.

cuceta 30 Out, 2013 11:48 0

um dos maiores problemas na soldagem é a contaminação do material soldado por hidrogênio (por isso é usado gás inerte ou não, para expulsar o hidrogênio do local da solda), usar uma chama de hidrogênio para solda soa um pouco estranho; o hidrogênio (se não estou enganado) fragiliza o cordão de solda.

Delutto 30 Out, 2013 11:47 0

Eita... qual é o limite da criatividade humana?!?!
Transformar água em fogo... essa eu não esperava, ninguém esperaria tal "impossibilidade".

Notícias