Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Esse belo lago russo pode matar uma pessoa em menos de uma hora

O lago russo Karachay foi utilizado na década de 1950 como um local de despejo de resíduos radioativos. Hoje, é o local mais poluído do planeta, com radioatividade suficiente para matar uma pessoa em menos de uma hora. Naquela época, a área foi submetida a mais de 200.000 vezes a quantidade normal de radioatividade devido as más práticas de eliminação de resíduos.

No sul dos Montes Urais, na Rússia, encontra-se um corpo de água bonito e pitoresco chamado Lago Karachay. Mas não chegue muito próximo – ele é um assassino silencioso, e tem constantemente emitido doses letais de radiação nos últimos 60 anos. Em meados dos anos 1940, a União Soviética construiu uma cidade secreta na região chamada Chelyabinsk-40. O propósito: fabricar armas nucleares a partir do urânio-238 extraído das colinas circundantes. Em 1948, o primeiro reator estava funcionando, e Chelyabinsk-40 (também conhecida como Chelyabinsk-65) estava operando a pleno vapor, convertendo urânio em plutônio.

Mas havia um problema: quando eles construíram as instalações, todo o planejamento e recursos foram focados em criar o plutônio, mas não se livrar dos resíduos. Então, eles passaram a despejá-los no rio mais próximo. Especificamente, o rio Techa, que fornecia água para cerca de 39 cidades e aldeias próximas.

Após três anos envenenando inconscientemente a sua própria população, a União Soviética enviou pesquisadores para certificar-se de que os resíduos não estavam fora do normal. Aí veio a surpresa: outras áreas não emitiam mais do que 0,21 Röntgens (uma medida para a radiação) a cada ano. O rio Techa estava emitindo 5 Röntgens a cada hora.

Então eles represaram o rio, construindo barragens e evacuando as dezenas de milhares de moradores. Como isso não resolveu o problema, a URSS então encontrou um novo lugar para despejar seu coquetel de resíduos nucleares: o Lago Karachay. Em um algum momento entre 30 e 40 anos mais tarde (a União Soviética nem sequer reconheceu sua existência antes de 1990), o Lago Karachay foi o principal reservatório de resíduos da usina Chelyabinsk. O raciocínio era que o Lago Karachay não alimentava nenhum rio, de modo que não havia nenhuma maneira pelo qual os resíduos radioativos pudessem escapar.

No entanto, mais tarde, testes revelaram que as águas do lago estavam "vazando" pelo subsolo do pântano Asanov.

Para piorar a situação, a seca de 1967 evaporou uma grande parte da água do lago, deixando expostos os resíduos radiativos. Quando os ventos vieram, uma nuvem de poeira radioativa se formou no ar e englobou 2,3 mil quilômetros quadrados, contaminando meio milhão de pessoas. Casos de leucemia na área subiram em 41% em apenas alguns anos.

Neste momento, o Lago Karachay emite 600 Röntgens por hora, e isso é radiação suficiente para matar uma pessoa em menos de uma hora. Mas o desastre pode não acabar aí: toda a área é tão instável que se uma única barragem do rio Techa quebrar, toda a sua radiação pode vazar através do pântano Asanov, percorrendo o rio Ob e caindo no Mar Ártico, onde as correntes espalhariam a radiação pelo Oceano Atlântico.

Fonte: Misteriosdomundo

Comentários

02 Out, 2013 - 12:28

Comentários

ca7 05 Out, 2013 21:42 0

caramba, preocupante!

r3v_bnu 03 Out, 2013 23:48 0

pra variar russos fazendo russices

arcova 03 Out, 2013 19:18 4

próxima continuação:
METRO Karachay

adrianoauau 03 Out, 2013 19:17 0

como e dito no filme matrix o ser humano e um canser no planeta diferente dos animais ele mata uma area acaba com seus recursos naturais e com toda a natureza natural do anbiente entra em comflito com outra sociedade (outra tribo) faz querra destroi e esse ciclo nunca acaba e quando acaba a gente ve que realmente nao acabo assim como no exenplo citado ae em cima sempre fica suas marcas diferente dos animais que deixam pegadas que c apagam com o tenpo

NikkCardozo 03 Out, 2013 18:57 0

URSS GENIUS Hahahahha

nasy7 03 Out, 2013 17:21 1

pode se compara a uma linda mulher tão belo que pode te destruir se é que vcs me entende

ricsalvo 03 Out, 2013 12:38 1

um lugar lindo desse e o retardado do ser humano estraga!!

rachubiku 03 Out, 2013 09:44 2

O ser humano é o unico animal irracional deste planeta pq cria maneiras de acabar com sua própria especie e seu habitat

Nightwalker 03 Out, 2013 03:22 5

Energia nuclear = nossa auto-destruição. Cedo ou tarde algo dara muito errado, como já deu, mas terá proporções das quais não haverá retorno ou forma de remediar.

Esse lago é uma miragem de tão belo, mas agora é inóspito, por quantas centenas, milhares de anos? Vale a pena anular o planeta pra produzir energia ou armas?

flaviolindolfo 03 Out, 2013 01:24 1

A lista é tragicamente maior desses atentados à vida perpretados pelos regimes comunistas, sem exceção. Contudo, são os países ditos capitalistas, como os EUA e parte da Europa, que são colocados no banco do réu. Por ironia , foram nas democracias ocidentais que o ecologismo como movimento político floresceu e tomou a força que é atualmente, enquanto nos regimes comunistas o destino dos ativistas verdes seria o Gulag, ou o Lao Gai ou os campos de reeducação revolucionária da China, de onde ninguém volta.

DragonSoldier 03 Out, 2013 00:30 1

Fallout 3 vai se tornar real...

helderhm 02 Out, 2013 22:38 2

Tão bonito e destruído para sempre.
Pior que pode destruir até o mundo inteiro.

Notícias