Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Metal Gear Solid: Relembre os melhores momentos dessa obra-prima de PS1

Comemore o aniversário de 15 anos desse jogo e relembre os melhores momentos dessa obra-prima de PlayStation 1



O dia 3 de setembro de 1998 marcou a vida de muitas pessoas, principalmente dos apreciadores de jogos de espionagem que gostam também de um roteiro denso, cheio de reviravoltas com personagens complexos. E essa terça (03) foi o aniversário de Metal Gear Solid, um dos jogos mais aclamados e influentes de todos os tempos. Sem exagero (ok, talvez só um pouco) essa obra-prima concebida por Hideo Kojima redefiniu um gênero e estabeleceu um novo padrão para contar histórias nos games. O primeiro jogo da franquia no PlayStation foi um marco em sua primazia narrativa, na técnica e adaptação da forma cinematográfica, como na direção de câmera, pelas cutscenes e até em seu início, quando os créditos de introdução aparecem na tela somente após Snake passar pelos guardas e chegar ao elevador. Sem mencionar todos os personagens com design marcante que estão nesse que é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores jogos já feitos.

Imagem

10 - Tela de Game Over

Snake? Snake??!! SNAAAAAAAAAANKE !

Imagem

09 - Quebra de quarta barreira

Por diversos momentos em Metal Gear Solid o jogo quebra a quarta barreira e aborda diretamente com o jogador, seja quando você precisa olhar atrás da caixa do jogo (ou em revistas para quem comprou a versão "genérica") para descobrir o número do codec da Meryl , seja quando a Naomi se oferece para fazer uma massagem e você deve colocar o controle em seu ombro, entre outros momentos.

Imagem

08 - Cigarros

Em Metal Gear Solid os cigarros possuem outra função além de simplesmente diminuir sua vida, o que a propósito realmente acontece se você fumar no jogo. Você pode usar a fumaça dos cigarros para enxergar os feixes de laser que acionam uma armadilha mortal de gás. Ou seja, você usa algo que te mata para evitar uma morte. Parece estranho mas é bem legal.

Imagem

07 - Cena pós-crédito

Quando o jogo acaba, todos os créditos sobem e você acha que o jogo e sua trama sensacional acabam, aparece a imagem acima e você fica ensandecido por mais. Essa característica apareceu em todos os jogos subsequentes e prova nos jogos do Kojima, você só desliga o video game quando a tela inicial reaparecer.

Imagem

06 - Fuga da prisão

Após Snake ser capturado ele deve arquitetar um plano mirabolante para escapar da prisão e reaver seus itens. Entre as abordagens que você pode tomar para se libertar estão usar ketchup e se fingir de morto, se esconder debaixo da cama ou demorar muito para fugir o que deixa o Ninja pê da vida e ele parte em seu resgate. Snake: um exemplo de espião.

Imagem

05 - Cyber Ninja

O que pode ser mais legal que um ninja? Metal Gear Solid responde isso com: UM NINJA CIBERNÉTICO ! Todas as partes em que o Cyber Ninja (também conhecido por Gray Fox) aparecem são sensacionais: quando ele amputa a mão de Ocelot, quando dá dicas pelo codec atendendo pelo nome de Deepthroat, na luta contra Snake quando ele salva Otacon e em seu sacrifício final.

Imagem

04 - Codec

Em Metal Gear Solid, além das conversas pelo codec servirem como guias para os personagens passarem instruções para Snake ou para salvar seu progresso, elas são indispensáveis na narrativa do jogo. Além disso, o barulho do codec tocando é o melhor toque de mensagens de celular que existe.

Imagem

03 - Encontros com a Sniper Wolf

A primeira aparição da franco-atiradora Sniper Wolf acontece quando ela atira em Meryl para forçar Snake a salvá-la. Depois de conseguir o rifle de longa distância e derrotar a vilã pela primeira vez, devemos enfrentá-la na neve, em seu habitat natural. A mecânica de quando você está mirando o rifle é reproduzida com cuidado e a mão do herói treme enquanto está mirando. Felizmente, você pode tomar o remédio Diazepam (que existe de verdade) para dimunir suas tremedeiras e facilitar a mira.

Imagem

02 - Irmão contra irmão em cima do Metal Gear Rex



O "último" embate contra seu irmão gêmeo acontece no topo da cabeça do Metal Gear Rex, o robô gigante que rumo a trama do jogo, enquanto a Meryl (ou o Otacon) está desacordado ao fundo. Esse combate é tão icônico que influenciou diretamente a luta final de Metal Gear Solid IV.


Imagem

01 - Batalha com Psycho Mantis

O primeiro lugar do Top 10 dessa semana não poderia ser outro senão o confronto contra o telepata Psycho Mantis. Para ganhar essa luta você deve coloar seu controle na porta do segundo jogador, caso contrário Mantis irá previr todos os seus movimentos e é quase impossível derrotá-lo. Outro fato interessante dessa luta é que o vilão "lê" os saves do seu Memory Card e caso haja algum save de outro jogo da Konami, como o caso de Castlevania (foto), ele reage de acordo e confronta Snake (e você, o jogador) sobre isso. Simplesmente sensacional!

Fonte: Playtv

Comentários

08 Set, 2013 - 01:44

Comentários

Wankaster 08 Set, 2013 19:07 1

N°8 O cigarro tambem servia para parar a tremedeira assim como o Diazempan, na hora de usar as armas em especial a Sniper.
Uma coisa que eu acho que deveria ter entrando no topo 10 era a parte da tortura contra o Revolver Ocelot, só quem já jogou esse game na dificuldade maxima sabe o quanto é dificil passar daquela parte sem um controle com a opção Automatica.
Cheguei a quebra um controle de tanto aperta o botão. :S

ALLMAQ 08 Set, 2013 17:49 1

O MELHOR DA SERIE!

ItalloIgor 08 Set, 2013 10:13 1

Culpa de MG que eu passei a prestar atenção nas cutscenes e conversas. O nº 9 aí foi onde eu fiquei travado quando fui jogar . Não sabia o que tinha que fazer até ler em uma revista que depois de matar o Ocelot, tinha que descer até o elevador e chamar a Meryl no rádio. :D

Gamer_Edu 08 Set, 2013 10:10 1

Perfeitamente épico. Já deveria ter ganho um remake ou pelo menos um relançamento multiplataforma do Twin Snakes!

zimmadhorie 08 Set, 2013 06:22 2

Épico.... Sem maiores detalhes.

riber_gabriel 08 Set, 2013 02:45 2

O primeiro Metal Gear Solid para mim na época foi simplesmente fantástico,sentimento que só veio de novo com o Metal Gear Solid 3.