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Conheça mais sobre a história da Nintendo

O significado

A palavra Nintendo vem de um provérbio japonês: "Deixe a sorte para o Céu". Quando a empresa foi criada a intenção era usar esse nome para passar a sensação de superioridade ao consumidor e por meio de um agressivo plano de marketing relacioná-lo a uma "bênção divina" e relacioná-la a Deus.

A fundação

Criada em 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi, a Nintendo era até então apenas uma fabricante de cartões artesanais japoneses conhecidos como Hanafuda, similar ao baralho que conhecemos.

O começo difícil

Foi então que em 1950, Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fechou uma parceria com a Disney para produzir os cartões com estampas dos famosos personagens.

Já na década de 1960, Hiroshi buscou sucesso em outras áreas, chegando a fundar uma rede de TV, uma companhia alimentícia e até mesmo uma rede de motéis.

Contudo, Hiroshi não obteve o sucesso almejado e suas empresas acabaram falindo. Para piorar, logo após as Olimpíadas de Tóquio a venda dos cartões diminuiu a um nível que quase levou a Nintendo à falência.

Volta por cima e a entrada no ramo de games

Na década de 1970 a Nintendo começava a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari e decidiu entrar de vez nesse ramo, passando a fabricar pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal líquido, os chamados Game & Watch.

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Gunpei Yokoi era o criador desses eletrônicos, começava então a era digital da empresa, que perduraria ao longo das décadas de 1970 e 1980, momento em que a produção dos fliperamas começou. Apesar da febre que havia se iniciado, os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos.

O primeiro jogo

Foi então que em 1977 o designer Shigeru Miyamoto foi chamado para criar um jogo que substituísse o mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto não era entendido em tecnologia, mas mesmo assim criou um jogo chamado Jumpman, onde o protagonista deveria salvar sua namorada das mãos de um gorila.

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Em 1981, a Nintendo lançou o jogo Donkey Kong, um sucesso completo que revelou dois dos mais famosos e carismáticos personagens do universo gamer, o gorila Donkey Kong e Mario, eterno mascote da empresa.

A receita foi repetida e novos jogos bem sucedidos, como Donkey Kong Jr. e Mario Bros foram lançados. Isso fez com que a Nintendo decidisse criar o seu próprio console.

O primeiro console

Em 1983 era lançado no Japão o primeiro console da Nintendo, o Famicom (Family Computer) de 8 bits, que em 1985 chegaria aos Estados Unidos com o nome de NES (Nintendo Entertainment System).

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O sucesso

O NES teve papel fundamental na indústria dos videogames, vendeu 60 milhões de unidades e ajudou a salvar um mercado que começava a entrar em colapso. As boas vendas foram impulsionadas por títulos como Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda e Kid Icarus.

A Nintendo acabava de se consagrar como líder mundial no seguimento e torna-se símbolo de toda uma geração. O termo "console" era simplesmente suprimido e quando se falava em videogame a imagem que vinha em mente era um "Nintendo".

O primeiro portátil

Em 1989, a Nintendo lançou o Game Boy, seu primeiro console portátil e que deu origem à famosa franquia de jogos Pokémon.

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A chegada da concorrência

Foi nessa época que a Nintendo viu a concorrência surgir. A Sega, percebendo a lucratividade que esse mercado poderia proporcionar, lançou o Mega Drive. A Nintendo respondeu lançando o seu console de 16 bits, Super NES, em 1991.

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Ao longo dos anos 1990 as duas empresas disputaram o domínio do mercado de consoles. O Mega Drive rapidamente tornou-se popular e reduziu a participação da Nintendo a 35% das vendas. Contudo, jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy devolveram o primeiro lugar à Nintendo.

Quem tem mais de 25 anos lembra muito bem dessa frase "É Nintendo ou nada", curta um dos comerciais da Nintendo vinculados no Brasil.



Uma nova geração

Vencida a disputa com a Sega, a Nintendo lançava em 1995 o seu console Nintendo 64, cujo nome sugeria rodava jogos em 64 bits. Mas a Sony, gigante dos aparelhos eletrônicos, lançou o PlayStation, que ironicamente nasceu como um projeto para a leitura de CDs no SNES.

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O console da Sony utilizada CDs, enquanto o Nintendo 64 continuava com os tradicionais cartuchos, que tinham como vantagem um tempo de carregamento (loading) infinitamente menor.

A primeira derrota

Naquela época os CDs eram a tecnologia de ponta e muitos já viam os cartuchos como ultrapassados, dessa forma a maioria dos fabricantes passou a trabalhar com a Sony, deixando a Nintendo de lado.

Mesmo com um console superior, em 1996 a Nintendo perdeu a disputa para a Sony e seu PlayStation de 32 bits, chegando também a ficar atrás do Sega Saturn na maioria dos países, mas manteve a segunda posição nos Estados Unidos.

O retorno dos portáteis

Ainda em 1996, a Nintendo lançou o Game Boy Pocket, uma versão menor do seu primeiro console portátil, que fez sucesso com os primeiros jogos de Pokémon. Ela segue apostando nos portáteis e em 1998 apresenta ao mundo o Game Boy Color. Nesse mesmo ano Gunpei Yokoi faleceria num acidente de carro.

O primeiro console de mídia de disco

Em 2001, a Nintendo apresentou o sucessor do Nintendo 64, o GameCube. Esse foi o primeiro console da empresa a utilizar o DVD como mídia e abolir de vez os ultrapassados cartuchos.

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O console sofreu com a forte concorrência imposta pela Sony com o lançamento do seu PlayStation 2 e também com a chegada do primeiro console da Microsoft ao mercado, o Xbox.

As apostas

A Nintendo apostava tanto no seguimento de consoles domésticos quanto no mercado de portáteis, e por isso mesmo, ainda em 2001, lançou o seu console de bolso Game Boy Advance, posteriormente substituído pelo GameBoy Advance SP, que revolucionaria o mercado por ser o primeiro com luz de fundo (backlight) própria.

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Uma nova geração de portáteis

Em 2004 era lançado o portátil Nintendo DS, o primeiro com duas telas, sendo uma delas sensível ao toque. Apesar do sucesso e de ter vendido 3 milhões de unidade ainda na pré-venda, o DS foi fortemente pressionado pelo PlayStation Portable (PSP), o primeiro console portátil da Sony. No ano seguinte a Nintendo lançaria uma versão alternativa do Game Boy Advance, o Game Boy Micro.

A revolução

Durante a E3 de 2005 a Nintendo mostrava o seu console de codinome Revolution, que em 2006 teria seu nome alterado para Wii. Tão fácil quanto pronunciar o nome era a forma de jogar. O novo console exibia uma proposta até então nunca vista no mundo dos games.



Mais uma vez a concorrência se mexeu, a Microsoft lançou o Xbox 360 e a Sony o PlayStation 3, ambos trazendo como ponto forte os belíssimos gráficos e o som impecável, apostando nos recurso multimídia.

A Nintendo por sua vez apostava em jogos divertidos, uma nova forma de jogar, com o seu Wii Remote e um preço mais baixo do que o dos concorrentes. Com isso ela conseguiu atrair um novo público e recuperou a liderança dos consoles.

Também em 2006, a empresa lançaria o portátil Nintendo DS Lite, uma versão mais fina do Nintendo DS original.

A evolução dos portáteis

Em 2008 o Nintendo DS lançou a versão DSi, ainda mais fino do que o Nintendo DS Lite, mas um pouco mais largo. Ele trazia duas câmeras equivalentes a 3 megapixels, e recursos de conectividade aprimorados.

Chegamos em 2010 e a Nintendo continua apostando no seguimento de portáteis. Ela lança o seu Nintendo 3D e logo depois lança o Nintendo 3DS com hardware superior e capacidade de rodar jogos com recurso visuais 3D que dispensam o uso de óculos especiais para ver os efeitos 3D.

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A Microsoft se mantém focada em seu Xbox 360, enquanto a Sony segue seus lançamentos de jogos para o Playstation 3 mas também colocando no mercado o sucessor do PSP, o PS Vita, com recursos aprimorados e maior poder de processamento gráfico.

Nos dias atuais

O ultimo grande lançamento de console da Nintendo aconteceu na E3 de 2011, ocasião em que ela anunciou o Wii U, um novo console doméstico tecnicamente superior ao Wii, e que trouxe uma nova forma de interação aos jogadores.

O Wii U é capaz de rodar jogos em alta definição (1080i e 1080p) e supera os demais consoles de 7ª geração em poder de processamento. Seu maior destaque é o controle, que vem com uma tela sensível ao toque de 6.2 polegadas embutida, que conta com giroscópio e acelerômetro.

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Em véspera de lançamento dos novos consoles de oitava geração, Xbox One e PlayStation 4, resta saber o que a Nintendo pretende fazer para sustentar o mercado, já que a concorrência virá com tudo. No atual cenário é possível dizer que a Nintendo continue fazendo o que sabe melhor, jogos divertidos!

Deixe seus comentários sobre qual o melhor jogo que acha desta gigante da indústria dos games. Curta também uma página de jogos online como os jogos do Mario. Até a próxima!

Veja também - História da Microsoft | História da Sony

Fonte: Gamesbrasilonline

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03 Ago, 2013 - 19:17

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