Baixe agora o app da Tribo Gamer Disponível na Google Play
Instalar

Top 10 - Curiosidades sobre o Famicom

O Computador da Família completa 30 anos e quem ganha é você



Essa semana o computador da família, Famicom (Family Computer), também conhecido como NES (Nintendo Entertainment System) ou apenas Nintendinho completou 30 anos do seu lançamento original no Japão que aconteceu no dia 15 de julho de 1983. Portanto, o Top 10 de hoje não poderia ser sobre outro assunto que não ele.

Desde seu lançamento na terra do sol nascente, esse pequeno gigante conquistou o coração das famílias e o dinheiro do mercado oriental. E após dois anos, uma mudança de nome e um novo visual, o NES era lançado nos Estados Unidos.

A cidade escolhida para receber esse lançamento histórico foi nada menos do que a capital do mundo, Nova Iorque. E como Sinatra já dizia "se eu conseguir lá eu posso fazer isso em qualquer lugar". O Famicom comprovou esse ditado e conquistou seu espaço nas prateleiras norte americanas.

Mais do que isso, ele ajudou a indústria de entretenimento eletrônico a se recuperar do crash de 1983 (mesmo ano do lançamento do console), comprovando o potencial econômico deste mercado e foi o lar de diversas franquias de sucessos que deram a oportunidade de Shigeru Miyamoto, entre oturos gênios do game design brilharem.


Imagem

10 - R.O.B.

O R.O.B. (Robot Operating Buddy), foi desenvolvido por Gunpei Yokoi para funcionar com dois jogos, Gyromite e Stack-Up. Ele foi criado para tentar desvencilhar a imagem de que o Famicom era só um video game, facilitando assim sua entrada no mercado americano.


Imagem

9 - 61,91 milhões de unidades vendidas

Durante toda sua existência, o Famicom (ou NES) alcançou a marca de 61,91 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Em termos de comparação, essa quantia é metade do que o Game Boy e o Game Boy Color venderam juntos.


Imagem

8 - Advanced Video System

Antes de receber o acrônimo NES no ocidente, o Famicom foi apresentado na Consumer Electronic Show de 1985 como "Advanced Video System", ou AVS. O console vinha com teclado, controles, joystick em forma de arma e unidade de armazenamento em fita cassete. Todos esse periféricos se comunicavam através de infra-vermelho, e esses adicionais foram desenvolvidos na tentativa de vender o NES como sendo mais do que um video game.


Imagem

7 - Primos não tão distantes

Apesar de possuir um chip de gráficos melhorado, o processador básico do Famicom era o chip 6502, quase um primo de tão próximo que era do modelo 6507 usado pela Atari no seu VCS, também conhecido por Atari 2600.


Imagem

6 - De Volta para o Futuro do Passado Perfeito

O Famicom fez um sucesso mundial tão grande a ponto de aparecer em 2015. O jogo "Wild Gunman" para o Famicom aparece em De Volta para o Futuro II. Marty McFly usa um arcade com esse jogo durante a cena que se passa no 80's Cafe. Outra curiosidade é que um dos meninos que iam jogar o arcade clássico é nada menos do que Elijah Wood.


Imagem

5 - Um lar de gigantes

Dentre as principais franquias que alcançaram a glória no NES, temos "apenas": Super Mario Bros., Battletoads, Bionic Commando, Bomberman, DuckTales, Castlevania e The Legend of Zelda (originalmente publicados pro Family Disk Computer Disk System), Final Fantasy, Kirby's Adventure, Mega Man, Metroid, Teenage Mutant Ninja Turtles, entre outras.


Imagem

4 - Super Mario Bros. 2 ou Doki Doki Panic?

Super Mario Bros. 2 na verdade é uma adaptação do jogo "Yume K?j?: Doki Doki Panic" lançado originalmente para o Family Computer Disk System. Qualquer semelhança (não) é mera coincidência.


Imagem

3 - NES foi distribuído nos EUA pela Worlds of Wonder

Para facilitar a entrada do NES no mercado americano, a Nintendo da América fechou uma parceria com a Worlds of Wonder, criadora do Lazer Tag e do robô de pelúcia falante Teddy Ruxpin (que você vê na foto). Em troca de uma comissão, os vendedores da Worlds of Wonder ofereceriam o NES em seu portifólio de produtos para os lojistas.


Imagem

2 - Capa original de Super Mario Bros.

Na capa original do jogo Super Mario Bros., Mario está prestes a morrer.


Imagem

1 - D-Pad

O controle do NES é considerado uma das maiores inovações do console e foi projeto por Gunpei Yokoi. Nesse dispositivo, Gunpei usou novamente o direcional "D-Pad", originalmente criado em sua outra criação, o Game & Watch. O D-Pad foi tão influente que está presente, de alguma forma, em quase todos os influenciou quase todos os controles dos próximos consoles.

Fonte: Playtv

Comentários

20 Jul, 2013 - 20:29

Comentários

needphael 21 Jul, 2013 13:56 1

Eu tinha o clone o Cce Top Game, ganhei quando tinha 6 anos e joguei praticamente a minha infância inteira, até ganhar o Neo-geo CD com 13 anos.

vander23 21 Jul, 2013 03:46 1

bela matéria parabéns

marc10 20 Jul, 2013 23:36 1

Alguem sabe se esse numero de vendas (61,90 milhões), conta com as versões não licenciadas ?
Como o turbo game da cce (eu tinha um desse), o phanton system da gradiente (um amigo meu tinha um desses na epoca).
Porque se não contar, o numero de gamers que jogaram esse sistema, deve ter sido bem maior.

Notícias